DESENVOLVIMENTO DE MÉTODO PARA AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA EDUCAÇÃO MASSIVA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE DO BRASIL: UMA ABORDAGEM COMPUTACIONAL
AVASUS, Educação em saúde, Formação massiva, Aprendizagem ao longo da vida; Formação mediada por tecnologia, Avaliação de impacto
Em maio de 2023 a plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS) ultrapassou a marca de 1.000.000 de inscritos em seus mais de 401 cursos e 11 trilhas formativas. A plataforma do AVASUS atende a uma demanda por educação em saúde, formação massiva e aprendizagem ao longo da vida em resposta às necessidades do sistema de saúde brasileiro, proporcionando acesso a um conhecimento integrado, acessível e de qualidade em saúde. Considerando as dimensões continentais do Brasil e o alcance da plataforma em todo o território nacional, revela-se fundamental avaliar o impacto dessa formação massiva mediada por tecnologia nos serviços de saúde do país. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um método de avaliação do impacto da formação mediada por tecnologia da perspectiva epidemiológica e das práticas profissionais nos serviços de saúde do Brasil. O estudo considera, ainda, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no cumprimento da Agenda 2030 no Brasil. Na metodologia foram considerados dados primários, dados secundários, dados epidemiológicos e os ODS. Os dados primários foram originados de um questionário; os dados secundários, do próprio AVASUS, do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO); os dados epidemiológicos, do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e os ODSs, da Agenda 2030 proposto pela Organização das Nações Unidas. O modelo em desenvolvimento tem se mostrado efetivo para a avaliação do impacto da formação massiva mediada por tecnologia nos serviços de saúde do país.