DESENVOLVIMENTO DE BIOSSENSOR PORTÁTIL BASEADO EM RESSONÂNCIA DE PLASMON DE SUPERFÍCIE (SPR) UTILIZANDO MÉTODO HÍBRIDO ESPECTRO-ANGULAR
Ressonância de Plasmon de Superfície, Biossensores, Plataforma de simulação, Investigação espectro-angular
Biossensor é uma categoria de sensor que ganhou destaque nos últimos anos devido às suas vantagens em relação aos métodos de sensoriamento tradicionais, que são caros e demorados. São compostos por duas partes principais, um bio-elemento reconhecedor e um transdutor, e ambas podem assumir diferentes configurações dependendo da aplicação desejada.
O biossensor óptico baseado na Ressonância de Plasmon de Superfície (SPR - Surface Plasmon Resonance) apresenta alta sensibilidade, é livre de rótulos e sua construção multicamada permite um aumento na seletividade do analito alvo. Eles são amplamente utilizados em diversas áreas, como medicinal, ambiental, indústria alimentícia e agricultura.
Como a escolha de camadas em biossensores baseados em SPR e a produção de várias configurações é um processo complexo e de alto custo, neste trabalho, apresentamos uma ferramenta de simulação desenvolvida por meio de modelagem matemática, com uma interface de utilização simples e com múltiplas opções construcionais para cálculo e análise de refletância e ângulo de incidência destes tipos de dispositivos. O aplicativo, desenvolvido em Matlab, comportou-se como esperado, oferecendo ao usuário a possibilidade de exportar dados para Excel e tornando-se uma alternativa útil para o estudo numérico de biossensores SPR e seus parâmetros, como fator de qualidade, precisão de detecção e sensibilidade. Por fim, é sugerida uma nova estrutura híbrida, considerando as investigações espectral e angular em um dispositivo portátil, visando o aumento da precisão e da versatilidade.