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Thèses |
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DAVIDE GIACOBBO SCAVO
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A TEORIA DEMOCRÁTICA E A PARTICIPAÇÃO POPULAR: As trajetórias participativas no Recife e em Módena
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Leader : GABRIEL EDUARDO VITULLO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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FRANCISCO DE ASSIS BRANDAO DOS REIS
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GABRIEL EDUARDO VITULLO
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LINCOLN MORAES DE SOUZA
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Data: 29 janv. 2010
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Este trabalho procura alcançar basicamente três objetivos. No primeiro, investiga-se criticamente a teoria democrática hegemônica e sua reformulação histórico-política, passando do exercício ativo do poder popular, como aparecia no significado original, ao gozo passivo de direitos pessoais, como hoje é normalmente aceita. Uma demoracia reduzida a mera normalização das instituições, limitando o ingresso do cidadão comum no processo de tomada de decisões, acreditando no mercado como instância mediadora central na regulação das esferas da vida social. Partindo das críticas à democracia liberal, discuti-se no segundo objetivo, o conceito de participação popular nas teorias democráticas contra-hegemônicas, procurando novos horizontes políticos, onde a grande massa possa ter a oportunidade de tomar as decisões sobre o seu próprio destino. Na base da discussão teórica sobre a participação, analisa-se no terceiro objetivo, um instrumento concreto de participação, o Orçamento Participativo, comparando duas experiências participativas no Norte e no Sul do mundo.
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MÉRCIA MARIA DE SANTI
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Um olhar sociológico sobre a criança e o brincar: espaço e tempo de construção, reinvenção e aprendizagem
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Leader : LORE FORTES
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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LORE FORTES
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DALCY DA SILVA CRUZ
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GEOVANIA DA SILVA TOSCANO
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Data: 19 févr. 2010
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Nesta pesquisa discuto o brincar, dialogando também com os demais sujeitos que compõem o universo no qual o brincar está inserido, como a família, a escola e a cultura. A proposição fundamental desta dissertação pressupõe que a ausência do brincar na vida da criança prejudica sua estruturação física, psíquica, biológica, cultural, social, histórica e o seu desenvolvimento. As questões iniciais foram: Quais os espaços-tempos reservados na escola para o brincar? Qual a importância do brincar no desenvolvimento das crianças? A escola reconhece a importância do brincar em seu espaço social? Como as crianças percebem e utilizam os espaços-tempos para o brincar na escola? Existem na escola espaços-tempos para o brincar? Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica numa abordagem de estudo exploratório. O campo da pesquisa foi a Escola Municipal Professor Ulisses de Góes, situada no bairro de Nova Descoberta em Natal, Rio Grande do Norte e, como técnicas de pesquisa, utilizei: a observação participante, a fotografia, entrevistas estruturadas com alunos, e questionários com professores. Os resultados obtidos apontam que, para a maioria das crianças, a escola permite o brincar, poucas discordam desta proposição. Os professores reconhecem a importância do brincar na escola, mas por diversos motivos, não asseguram sua prática. A dissertação aponta a possibilidade de novos estudos e desdobramentos para o tema em questão.
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THAIS DE FREITAS MORAIS
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Redistribuição e reconhecimento: o caso das políticas sociais nos municípios de Natal e Belo Horizonte
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Leader : HOMERO DE OLIVEIRA COSTA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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HOMERO DE OLIVEIRA COSTA
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MARLISE MÍRIAM DE MATOS ALMEIDA
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MOISES ALBERTO CALLE AGUIRRE
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Data: 25 févr. 2010
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Esta pesquisa se refere a um estudo comparativo entre as políticas sociais dos municípios de Natal (RN) e Belo Horizonte (MG). Entendendo que as demandas por justiça social nas sociedades contemporâneas exigem tanto redistribuição econômica, quanto reconhecimento cultural, nos propusemos a investigar, a partir das formulações de Nancy Fraser (1996, 2005a, 2005b, 2007), de que maneira esses dois municípios incorporam tais dimensões em seus programas sociais.
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FAGNER TORRES DE FRANÇA
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A dimensão simbólica da política e a história da "dona de casa" que virou "guerreira": a construção da "imagem pública" de Wilma de Faria em 2002 e 2006.
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Leader : HOMERO DE OLIVEIRA COSTA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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EMANOEL FRANCISCO PINTO BARRETO
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HOMERO DE OLIVEIRA COSTA
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VERA LÚCIA CHAIA
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Data: 26 févr. 2010
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Este trabalho examina dois aspectos. Primeiro, a dimensão simbólica da política e alguns dos elementos que formam este universo, como a encenação, a representação, o mito, o espetáculo, a mídia e o marketing político e eleitoral. Partimos do princípio de que a política agrega um conjunto de traços relacionados tanto à razão quanto à subjetividade humanas, e que não pode ser resumida a apenas alguns cálculos baseados na racionalidade. No caso das eleições, em um processo (ritualístico, segundo Irlys Barreira) de escolha, há o encontro de dois sistemas de representações: àquele transmitido pelo ator político, em certo cenário, a partir de determinado contexto, baseado em uma trajetória de vida única; e o outro proveniente do público, atravessado pelas relações sociais, conjunturas próprias, anseios, desejos, expectativas e perspectivas singulares. Entre ambos aparecem os meios de comunicação de massa (principalmente a televisão), e com eles o advento da linguagem midiática e publicitária aplicada à política, alterando o esquema de visibilidade pública e inaugurando aquilo que Rejane Accioly Carvalho vai chamar de “estética da mostrabilidade”, o que não necessariamente significa uma preponderância da mídia sobre a política em seu todo, mas apenas a adaptação desta àquela no que diz respeito ao contato com o público, a porção ad extra da política, de acordo com Wilson Gomes. Em um segundo aspecto, tentaremos aplicar estes elementos a um estudo específico no sentido de verificá-los na construção efetiva de uma imagem pública, no caso, da atual governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria. O conceito de imagem pública será retirado do livro de Wilson Gomes A transformação da visibilidade na era da comunicação de massa, e diz respeito a uma imagem conceitual no sentido de fixar “traços de personalidade” por meio da trajetória política, da conduta pessoal, da ação dos image makers e da recepção do público. Para isso faremos uma análise de alguns vídeos levados ao ar no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral nos anos de 2002 e 2006.
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JOSÉ HELDER MONTEIRO FONTES
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O JINGLE E OUTRAS PRÁTICAS CULTURAIS DOS VENDEDORES DE RUA DE ARACAJU/SE
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Leader : LISABETE CORADINI
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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LISABETE CORADINI
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LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
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SILVANA DE SOUZA NASCIMENTO
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Data: 8 avr. 2010
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Esta dissertação de mestrado se constitui em um mapeamento dos vendedores de rua baseado em uma pesquisa de campo realizada no centro comercial e adjacências, da cidade de Aracaju, capital do Estado de Sergipe, situado na região Nordeste do Brasil. Trata-se de um estudo sobre o jingle e outras práticas sociais exercidas, no cotidiano das ruas, pelos vendedores ambulantes. Existe uma clara intenção em considerar o pregão cantado pelos vendedores de rua como um jingle que é produzido, transmitido e aceito em um meio social, caracterizando-se assim como um estudo de manifestação cultural. Assim, este trabalho tem como objetivo a observação do uso do jingle e outras práticas culturais exercidas pelos vendedores de rua, evidenciando-se como as mesmas são produzidas, divulgadas e consumidas no cotidiano, como uma maneira de fazer. Estas práticas que ocorrem nas cidades desde as épocas mais remotas continuam ocorrendo em todas as cidades brasileiras, incluindo as capitais, ainda que, em alguns casos, algumas delas – como por exemplo o jingle, comecem a ficar mais escassas. Especificamente se objetivou o resgate da memória dessas práticas culturais, considerando-as como “táticas” dos praticantes, uma resistência dos vendedores de rua, indivíduos “ordinários”, verdadeiros “andarilhos anônimos”, diante da pressão exercida por uma força dominante e desigual. Nesta pespectiva, o presente estudo se fundamenta nas teorias de Certeau (1990, 1996) e Coradini (1995) sobre o cotidiano nas cidades, procurando-se demonstrar como os vendedores de rua praticam de forma “desviada”, subversiva, a venda de seus produtos, criando e utilizando o jingle e outras operações de relacionamentos que fazem parte da cultura comum, se apresentando como “maneiras de fazer”, as quais são apropriadas ou reapropriadas, consumidas ou aceitas em articulações através do tempo e inseridas na “espacialidade antropológica urbana”.
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GLADSON PAULO MILHOMENS FONSECA
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ARCHÉ TUPI Ou Uma leitura arquetípica da mulher índia em Casa-grande & senzala.
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Leader : ANA LAUDELINA FERREIRA GOMES
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ALEXSANDRO GALENO ARAUJO DANTAS
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ANA LAUDELINA FERREIRA GOMES
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ÁLVARO DE PINHEIRO GOUVÊIA
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Data: 12 avr. 2010
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Esta dissertação é uma proposta de diálogo entre Pensamento Social Brasileiro, História da América Portuguesa e a Psicologia Analítica de C. G. Jung, destacando os seguintes arquétipos: Ânima, Animus, Sombra e Persona. Direcionando o estudo para a imagem da mulher índia, presente na interpretação brasileira de Casa-grande & senzala de Gilberto Freyre, temos como eixo principal a negação desta imagem enquanto princípio feminino criativo e positivo no imaginário cultural brasileiro, no caso de uma análise mais específica. Partimos do pressuposto de que sua obra inspirou diversas pontes imaginárias sobre o Brasil, inclusive nos aspectos referentes à mestiçagem, no estudo sobre estrangeiros viajantes, jesuítas e colonos/invasores dos séculos XVI e XVII ao aportarem na América Portuguesa. Neste sentido, pretendemos enfatizar a influência de sua obra enquanto imagem perdulária através do tempo e do espaço na ordem escravista portuguesa. Sobretudo, pretende-se fazer uma leitura do feminino indígena pensada em seu livro.
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CAMILA SOUZA PINTO MARINHO
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Artesão de saberes: narrativas de histórias de vida de professores de graduação
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Leader : MARIA DA CONCEICAO XAVIER DE ALMEIDA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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JOSINEIDE SILVEIRA DE OLIVEIRA
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MARIA DA CONCEICAO XAVIER DE ALMEIDA
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WANI FERNANDES PEREIRA
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Data: 22 avr. 2010
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Os professores de graduação desempenham a importante função de mediadores de conhecimentos e saberes construídos na relação com o outro. São peças-chave para o desenvolvimento humano. O objetivo da dissertação é compreender os significados presentes na construção das histórias de vida do ser professor de graduação. Em suas narrativas, os professores trazem à tona suas construções, lembranças e, com elas, todo o contexto social e histórico no qual se deu esse processo, assim como os significados que permeiam essa construção. A partir da inspiração da ciência da complexidade, tal como anunciada sobretudo por Edgar Morin, a interpretação das histórias de vida se norteou pela análise temática dialógica da conversação que tem em Mikhail Mikhailovitch Bakhtin um teórico importante. Participaram da pesquisa sete professores de graduação de universidades pública e particular no estado de Sergipe/Brasil. Na dissertação foram analisadas cinco das sete entrevistas. Ao interpretá-las e organizá-las cronologicamente, foi possível perceber que as narrativas são direcionadas por temas e esses são organizados a partir dos significados atribuídos à figura do professor, significados esses construídos em suas trajetórias de vida. Segundo os professores, ser professor de graduação “não tem preço”; é viver um conflito gerado pela influência dos antigos e novos modelos de educação; é buscar desenvolver a “técnica do olhar” para saber lidar com o comportamento do aluno em sala de aula; é um “dom”, uma “vocação” passada de geração em geração. Esses significados compõem três matrizes: a relação professor-aluno, a metodologia de ensino voltada para a aprendizagem e o cuidado com o aluno. A pesquisa, sendo um mergulho na narrativa de professores de graduação, permite também ampliar o contexto que envolve o professor de ensino superior, além de compreender como esses artesãos do saber escolhem, criam e tecem a sua arte.
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VANDA MARIA CAMPOS SALMERON DANTAS
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Nas marés da vida: histórias e saberes das mulheres marisqueiras.
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Leader : MARIA DA CONCEICAO XAVIER DE ALMEIDA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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JOSE WILLINGTON GERMANO
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JOSINEIDE SILVEIRA DE OLIVEIRA
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MARIA DA CONCEICAO XAVIER DE ALMEIDA
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Data: 22 avr. 2010
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A dura realidade das mulheres no Município de Indiroba se alarga para muito mais dos afazeres domésticos cotidianos. Todos os dias, elas precisam de coragem e determinação para adentrar no manguezal a procura dos mariscos, que, vendidos, garantem sua sobrevivência. A vida das catadoras de mariscos, que vivem da pesca no mangue e têm no seu trabalho o sustento da família, é o objeto de estudo desta pesquisa, através da qual será enfatizada a história de vida dessas mulheres que realizam uma atividade de subsistência no seu cotidiano social. Refletir-se-á acerca da sua atuação no meio em que estão inseridas, a visão que têm do trabalho, meio ambiente, família, sexualidade, e suas relações sociais. O projeto de pesquisa foi realizado no Estado de Sergipe, no município de Indiroba, em comunidades ribeirinhas, nas quais essas mulheres, chamadas de marisqueiras, desempenham atividades diversificadas no seu papel de mulher, motivo de sensibilização pessoal, gerando uma curiosidade acadêmica para conhecer suas histórias de vida. Através do método etnográfico, que se desdobra em observações, entrevistas, oficinas e depoimentos, procurou-se conhecer um pouco mais sobre o cotidiano das marisqueiras. Com isso dá-se visibilidade à condição humana em uma de suas expressões o que pode ajudar a compreender e valorizar o conhecimento da diversidade cultural e os saberes construídos nessa atividade pesqueira.
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POLYANA BITTENCOURT ANDRADE
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Informação fluida e conhecimento no ciberespaço. Uma análise do Portal Infonet-SE
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Leader : ALEXSANDRO GALENO ARAUJO DANTAS
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ALEXSANDRO GALENO ARAUJO DANTAS
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KENIA BEATRIZ FERREIRA MAIA
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MARIA BEATRIZ COLUCCI
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Data: 23 avr. 2010
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A internet é um ambiente transfronteiriço e potencializador das informações, pois possibilita o compartilhamento, distribuição e interação do conteúdo disponível na mesma. Entretanto, esse sistema de informação pode gerar um movimento oposto quando produz uma avalanche de informações superficiais que dificultam a absorção ou crítica por parte do usuário. Essa sociedade líquido-moderna, que tem como uma das características a efemeridade, forma um sujeito fluido no qual seus hábitos não se concretizam, pois são tão efêmeros que não ganham forma. As informações também reproduzem esse mesmo cenário, pois o usuário está inserido em uma lógica baseada em suprir-se de informações e daí ele é condicionado a consumir, não absorvê-las e nem transformá-las em conhecimento, pois o fluxo de produção de conteúdo não permite isso. E é nesse contexto que as publicações sobre expressões culturais passam a ser questionadas, pois elas seguem uma tendência da sociedade líquida. A discussão aqui se apropriará de assuntos que abordam as variadas expressões culturais em Sergipe, tais quais cinema, teatro, artesanato, eventos, espaços de memória (museus, pinacotecas, memoriais, arquivos, bibliotecas, institutos históricos, academias científicas), dentre outras e analisará a produção do conteúdo no portal Infonet, a partir das matérias veiculadas nos meses de abril, maio e junho de 2008, período considerado como efervescência cultural do estado, devido à realização dos festejos juninos. Para tal, foram discutidas as idéias de Zigmunt Bauman, Pierre Lévy, Edgar Morin e Dominique Wolton. Além disso, foram analisadas as características da internet e sua aplicabilidade no portal aqui estudado a fim de perceber a forma como a informação é produzida na cibercultura, movimento que permite memorização, potencialização, interatividade, além de outros critérios inerentes ao ciberespaço.
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KELSON GERISON OLIVEIRA CHAVES
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Os trabalhos de amor e outras mandingas: a experiência mágico-religiosa em terreiros de umbanda
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Leader : LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
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ELIANE TANIA MARTINS DE FREITAS
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PATRÍCIA BIRMAN
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Data: 26 avr. 2010
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O texto que se segue aborda a experiência mágico-religiosa que muitos indivíduos vivenciam quando vão à busca de resolver seus problemas amorosos, financeiros e de saúde através de trabalhos realizados por pais e mães-de-santo umbandistas. Os trabalhos de amor, os trabalhos de destranca e os trabalhos de cura são os ritos mágico-religiosos pelos quais essa busca se manifesta. O conceito de experiência, entendido como a significância do significado, foi o principal norteador das reflexões aqui contidas. As pessoas que recorrem aos trabalhos umbandistas para resolver suas aflições cotidianas vivenciam uma rica experiência mágico-religiosa onde se entrecruzam inúmeras dimensões. Dentre estas, dediquei-me a olhar a performance, o saber-fazer e a subjetividade. Cada uma delas deu margem para tratar de uma gama de outros temas, tais como a corporeidade, a gestualidade, a vocalidade, o conhecimento do mundo, a ciência, o segredo, as emoções e a moral. A pesquisa etnográfica aconteceu principalmente nos terreiros de Dona Luiza, Pai Gledson, Pai Salviano e Dona Terezinha, todos situados na cidade de Limoeiro do Norte, no Ceará.
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GLADSON DE OLIVEIRA SANTOS
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José Lins do Rego e a modernização da economia açucareira nordestina
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Leader : ALEXSANDRO GALENO ARAUJO DANTAS
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ALEXSANDRO GALENO ARAUJO DANTAS
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ANA LAUDELINA FERREIRA GOMES
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HERMANO MACHADO FERREIRA LIMA
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Data: 26 avr. 2010
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Análise da inserção da economia açucareira nordestina no processo de modernização deste ramo de economia a partir do discurso literário de José Lins do Rego. Para isso, foram utilizadas as obras Fogo Morto, Menino de Engenho, Bangüê e Usina como objeto de estudo. Através da realização de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório e documental, identificou-se que, nos enredos dos romances, existem três espacialidades correspondentes aos cenários principais das tramas, os engenhos Santa Fé e Santa Rosa e a usina Bom Jesus. Concebemos os engenhos como protagonistas, uma vez que todo o desenrolar das histórias corresponde a reações dos demais personagens às diversas formas com que as especialidades são atingidas ou não pela modernização. Portanto, as narrativas presentes em Fogo Morto, Menino de Engenho, Bangüê e Usina reafirmam a viabilidade da utilização do discurso literário enquanto fonte para a construção da interpretação sociológica do processo de modernização da economia açucareira nordestina dos fins do século XIX e início do século XX.
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JOSÉ FONTES FELIX
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O trabalho doméstico de adolescentes: naturalização da exclusão e submissão.
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Leader : GABRIEL EDUARDO VITULLO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ERNESTO SEIDL
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GABRIEL EDUARDO VITULLO
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IRENE ALVES DE PAIVA
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Data: 28 avr. 2010
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Este trabalho demonstra aspectos relevantes sobre o trabalho doméstico realizado por adolescentes entre 16 e 18 anos, nos espaços residenciais. Trata-se de destacar o processo de naturalização da invisibilidade, sua precariedade e fonte de exclusão social, tendo em vista a forte relação pessoal de dominação. Apontam-se as relações de pseudoafetividade que podem obscurecer a exploração do trabalho doméstico. Destaca uma discussão preliminar sobre a composição das relações sociais inseridas no contexto do trabalho doméstico, com ênfase na reflexão sobre a condição de subalternidade das adolescentes trabalhadoras domésticas, como resultado de um processo de sociabilidade constituído por relações de dominação – gênero e classe social, resultando na formação de identidade social negativa, formadora de estigmas. Esta dissertação resulta de uma pesquisa sobre o trabalho de adolescentes empregadas domésticas, realizada na cidade de Aracajú, cujo objetivo principal foi compreender como são operadas as diferenças e desigualdades sociais nas relações de trabalho doméstico, com base, inclusive, nas informações das próprias adolescentes. O trabalho de campo foi realizado de agosto de 2009 a janeiro de 2010 e para a coleta de dados forma utilizadas as técnicas de história oral/história de vida, aplicação de questionários e uso de entrevistas semiestruturadas, como também de dados secundários da PNAD/IBGE que serviram de base comparativa da realidade nacional e a contextualização local. Enfatiza-se como as relações de trabalho doméstico envolvendo adolescentes questionam os modos de vida das classes trabalhadoras, que são confrontados pelos diversos “sistemas” de cada casa, o que leva ao desenvolvimento de estratégias de adaptação que tornam possível a convivência de uma pessoa estranha na “casa dos outros”. Focaliza como o trabalho entra em suas vidas nas condições de ressocialização oferecidas pelas famílias de trabalhadores aos seus filhos/as; e como este habitus de classe é apropriado pelo mercado de trabalho no emprego doméstico através de um processo de socialização que ora se opõe e ora reforça as práticas e valores apreendidos no novo ambiente familiar.
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MARIA APARECIDA RAMOS DA SILVA
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O uso pedagógico das TIC como expansão das capacidades: o PROINFO NATAL/RN.
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Leader : JOAO BOSCO ARAUJO DA COSTA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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JOAO BOSCO ARAUJO DA COSTA
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LINCOLN MORAES DE SOUZA
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VANDERLAN FRANCISCO DA SILVA
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Data: 28 avr. 2010
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O principal objetivo da pesquisa "O uso pedagógico das TIC como expansão das capacidades: o ProInfo Natal/RN" foi realizar uma avaliação da efetividade desse programa nas escolas públicas do município. Especificamente, a pesquisa verificou se o programa: a) conseguiu promover o uso pedagógico das novas TIC; b) fomentou a melhoria do processo de ensino e aprendizagem com o uso das TIC; e, c) realizou efetivações e a expansão de suas capacidades. A metodologia consistiu na revisão da literatura; realização de entrevistas semi-estruturadas com gestores e professores; além de quatro grupos focais com estudantes do 9º ano do ensino fundamental; também foram feitas observações diretas e análise dos documentos que regulamentam o programa. Os resultados desta pesquisa mostraram que o ProInfo apresenta uma série de interferências em sua efetividade, provocando uma distância entre o que está proposto nos objetivos e os resultados observados no cotidiano nas escolas. Concluiu-se que o programa precisa superar essas fragilidades, visando contribuir para a promoção de efetivações e a expansão das capacidades dos estudantes.
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REJANE GUEDES PEDROZA
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Nutrição social no Brasil: [mais] uma estratégia biopolítica?
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Leader : NORMA MISSAE TAKEUTI
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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JOSE WILLINGTON GERMANO
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NORMA MISSAE TAKEUTI
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PAULO HENRIQUE NOVAES MARTINS DE ALBUQUERQUE
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Data: 6 mai 2010
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Inspirados pelo 'méthodo' do artesanato intelectual proposto pelo sociólogo Wright Mills, estudamos a formação do campo de práticas dircursivas e não-discursivas (Michel Foucault) da nutrição social no âmbito do setor saúde brasileiro. A pesquisa de caráter documental intencionou verificar e compreender como o nutricionista emerge no cenário das práticas em saúde do Brasil, a partir de meados do século XX, construindo seu regime de verdades com base em processos biopolíticos do campo da medicina. Para tanto, conectamos dois fenômenos: a) o surgimento do campo biomédico da nutrição como uma instância biopolítica, aproximando a formação deste campo com a história da medicina social, desde seus primórdios europeus até o contexto brasileiro; b) as práticas discursivas e não-discursivas do campo da nutrição que abrangem diretamente a nutrição social no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. A estratégia da pesquisa constituiu-se na elaboração e análise de um arquivo composto por publicações que tratam da história do nutricionista no Brasil e por publicações oficiais no site da Política Nacional de Alimentação e Nutrição que são tidas como norteadoras das ações dos nutricionistas sociais no Sistema Único de Saúde (SUS). O conceito de biopoder descrito por Michel Foucault entre os anos de 1974 a 1979 e a noção de biopolítica no sentido reinterpretados e atualizados por Giorgio Agamben, Antônio Negri e Michel Hardt constituíram-se em suportes teóricos adicionais à pesquisa.
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ADELINA AMÉLIA VIEIRA LUBAMBO DE BRITTO
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A FESTA DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES EM PROPRIÁ-SE: HISTÓRIA DE FÉ, ESPAÇO DAS RELAÇÕES SOCIAIS E LAÇOS CULTURAIS
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Leader : ORIVALDO PIMENTEL LOPES JUNIOR
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
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MARISTELA OLIVEIRA DE ANDRADE
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ORIVALDO PIMENTEL LOPES JUNIOR
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Data: 17 mai 2010
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O estudo trata de uma pesquisa realizada para o mestrado em Ciências Sociais em convênio entre a Universidade Tiradentes-UNIT/SE e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Por ser um acontecimento religioso, buscou-se mostrar que as festas religiosas de modo geral têm significados particulares para cada povo ou região. As festas brasileiras independente de onde aconteçam, como informa Amaral (1998), são manifestações populares que, conforme o contexto em que se apresentam, podem diluir, cristalizar, celebrar, ritualizar ou sacralizar a experiência social particular dos grupos que a realizam. Elas acontecem como forma de agradecer vitórias alcançadas ou passagens religiosas importantes como o Natal, celebração aos santos juninos, santos padroeiros e os considerados santos protetores. Assim, A festa do Bom Jesus dos Navegantes em Propriá-SE: história de fé, espaço das relações sociais e laços culturais se apresenta como campo de estudo dessa dissertação por tratar-se de um desses festejos que, embora comemorado por alguns municípios sergipanos situados às margens do rio São Francisco, sempre nos domingos de janeiro, tem a característica de se sobrepor a todas as outras festas realizadas na cidade, inclusive às do santo padroeiro de Propriá, Santo Antônio, realizada no dia 13 de junho. Enquanto material e métodos, optou-se pela pesquisa qualitativa/participante, fazendo uso das técnicas de observação direta, entrevistas, publicações de jornais, sites, fotos, vídeos e depoimentos de organizadores e participantes, além de referências bibliográficas de estudiosos da área. Com esta pesquisa buscaram-se respostas para questionamentos sobre o que poderia manter viva a realização do festejo de Bom Jesus dos Navegantes a cada ano, tendo em vista tratar-se de um santo protetor e não padroeiro; avaliou-se como o investimento do poder local na organização dos festejos artísticos vem criando um fio de tensão com a Igreja Católica, promotora dos rituais religiosos. Além disso, analisou-se como os espaços sagrados e profanos se apresentam indissociáveis ao festejo e, por fim, constatou-se que a festa preserva o seu valor ao conservar sua tradição e ao abrir espaço para a modernidade, não se enfraquecendo, mas sofrendo metamorfoses do tempo e do espaço, podendo ser percebida nas relações sociais e laços culturais envoltos pelo momento de fé religiosa.
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MELQUISEDEQUE DE OLIVEIRA FERNANDES
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A ENCRUZILHADA DA VIDA POLÍTICA EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NO RIO GRANDE DO NORTE
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Leader : IRENE ALVES DE PAIVA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ELISETE SCHWADE
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IRENE ALVES DE PAIVA
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OLGA NOGUEIRA DE SOUSA MOURA
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Data: 28 mai 2010
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Dentro do caro processo histórico de luta pela terra no Brasil, os assentamentos rurais representam um marco de conquista de trabalhadores rurais sem terra. A princípio, oferecem condições básicas de sobrevivência, através do acesso à terra e suporte inicial para sua exploração. Ao mesmo tempo, são estimuladas formas de organização política das famílias para que consigam lidar com os novos desafios do cotidiano. O momento que segue à conquista da terra e, por conseguinte, a construção do assentamento enquanto projeto de vida e de trabalho, é atravessado por demandas objetivas e subjetivas, com destaque para as alternativas de produção agrícola e estratégias de articulação coletiva. As associações de assentados, originalmente formadas como dispositivos de gestão coletiva da terra, são também espaços reservados para sociabilidade política, que orientada por princípios participativos, pode conduzir os assentados às novas conquistas, ditadas no ritmo das experiências cotidianas. O objetivo desse trabalho é o de buscar compreender formas de participação no âmbito destas associações e a maneira pela qual isto se traduz em melhores condições de vida para o grupo, a partir das experiências de assentamentos localizados nos Territórios da Cidadania Mato Grande e Açu-Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte. As concepções teóricas que orientam esta análise concentram-se nas discussões sobre democracia e participação (Paterman, Putnam, Bodernave) e nas reflexões sobre o mundo rural (Medeiros, Martins, Woortmann e Woortmann, Bergamansco). Do ponto de vista metodológico, diferentes estratégias foram desenvolvidas: a observação direta, o registro em caderno de campo, a aplicação, in loco, de questionários socioeconômicos às famílias assentadas e entrevistas semi-estruturadas com as lideranças internas. Com isso, pudemos constatar que as formas de participação nas associações operam em dois sentidos: de um lado, promovem oportunidades de assimilação de capacidades democráticas acompanhada de noções de direitos sociais e redefinição de padrões políticos; de outro, oferece efetivamente a possibilidade dos próprios assentados conduzirem, com relativa autonomia, a organização política e suas mudanças em direção a um modo de vida que desejam ter no assentamento.
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RILDO CÉSAR MENEZES MENDONÇA
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A construção das representações sociais na relação da Polícia Militar e a sociedade aracajuana
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Leader : NORMA MISSAE TAKEUTI
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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EDMILSON LOPES JUNIOR
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NORMA MISSAE TAKEUTI
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PAULO SÉRGIO DA COSTA NEVES
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Data: 31 mai 2010
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Nos últimos anos, as questões que envolvem a segurança pública têm obtido maior importância nos debates científicos, na mídia e no senso comum, pois indubitavelmente o sentimento de medo e insegurança, causado pelo aumento da violência de um modo global, tem se propagado como elemento de construção das representações sociais, tanto em níveis individuais, como também coletivamente. A violência é um fenômeno social existente nas manifestações humanas desde as sociedades mais antigas, ou seja, ela esteve presente em todos os períodos históricos, porém, de maneiras distintas no plano subjetivo e objetivo, possuindo a função de ser o elemento central no processo de modelação para formação do comportamento do indivíduo, tanto nas sociedades mais antigas como na sociedade moderna. Contudo, possui a característica peculiar de adquirir novos contornos à medida que os comportamentos individuais e coletivos são modificados na relação indivíduo-violência. Nesse sentido, as instituições que estabelecem a ordem a partir do controle da violência, têm suas representações sociais construídas no contexto de relações sociais impregnadas pelos elementos da violência, do medo e da insegurança, que deslocam o sentimento de insegurança subjetiva ou existencial para um plano concreto e objetivo, isto é, para o plano da insegurança física, no cotidiano das pessoas no mundo moderno. Assim, o objetivo deste estudo foi o de apreender a construção das representações sociais da população de Aracaju acerca da instituição policial e da figura do policial militar no contexto contemporâneo. Focamos nossa atenção apenas numa parte das instituições da ordem, que constituem o campo do aparato de segurança pública e defesa social de nosso estado.
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MAISY DE MEDEIROS FREITAS
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Antonin Artaud: por uma culltura da crueldade
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Leader : ALEXSANDRO GALENO ARAUJO DANTAS
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ALEXSANDRO GALENO ARAUJO DANTAS
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ILZA MATIAS DE SOUSA
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GUSTAVO DE CASTRO DA SILVA
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Data: 9 juin 2010
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A presente pesquisa objetiva refletir acerca da cultura pelo viés da arte. A partir do pensamento de Antonin Artaud (1896-1948), que nos convida a pensar a cultura como um desdobramento da vida. O teatro, palco para suas inúmeras criações, desloca-se no espaço, uma vez que Artaud irá experimentar viver suas experiências cênicas a partir do seu próprio teatro, o Teatro da Crueldade, com ações vividas, negando então a representação. Dessa forma Artaud fez de sua existência uma obra de arte, transportando para a própria vida a estética da crueldade, como a entendeu. Este estudo apresenta o conceito de crueldade artaudiano, atrelando-o à cultura, o que deu origem ao que chamamos de Cultura da Crueldade.
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CLODOALDO MESSIAS DOS SANTOS
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Da literatura e da sociedade na obra Os Corumbas, de Amando Fontes
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Leader : ALEXSANDRO GALENO ARAUJO DANTAS
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ALEXSANDRO GALENO ARAUJO DANTAS
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ANA LAUDELINA FERREIRA GOMES
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HERMANO MACHADO FERREIRA LIMA
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Data: 11 juin 2010
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Estudo da obra Os Corumbas, de Amando Fontes, publicada em 1933, que trata do início da industrialização na cidade industrial, assim como os impactos sofridos pelos mais humildes. Percebemos uma série de significações e simbologias nas personagens, nas passagens e acontecimentos, nos objetos e espaços que permeiam o discurso literário de Amando Fontes, objetivando o melhor entendimento das relações entre a literatura e a sociologia, passagens do texto e a intenção do seu autor, assim como, problematizar as significações imaginárias da obra. A narrativa utilizada por Fontes em sua obra, mostra-nos claramente a utilização do fazer literário para a compreensão de aspectos sociológicos no momento inicial da industrialização, como também a adaptabilidade das pessoas a essa nova realidade.
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DEISE RIBEIRO DIAS
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A MÍDIA IMPRESSA SERGIPANA NAS ELEIÇÕES PARA GOVERNADOR EM 2006: COBERTURA DO CINFORM, CORREIO DE SERGIPE E JORNAL DA CIDADE
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Leader : JOSE ANTONIO SPINELI LINDOZO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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JOAO BOSCO ARAUJO DA COSTA
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JOAO EMANUEL EVANGELISTA DE OLIVEIRA
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JOSE ANTONIO SPINELI LINDOZO
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Data: 14 juin 2010
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As eleições para governador em 2006, com a vitória do candidato Marcelo Déda do Partido dos Trabalhadores (PT), foram um marco histórico no Estado de Sergipe, pois, pela primeira vez, as chamadas “frentes progressistas” (aliança formada principalmente por partidos de origem de esquerda) romperam com a hegemonia de dois grupos políticos: os Franco e os Alves, cuja direção vigorava há mais de 30 anos. Este estudo parte da hipótese de que a mídia impressa apresenta determinados padrões de comportamento na cobertura do período eleitoral. Portanto, busca-se nesta dissertação, quantificar, qualificar e comparar dados dos três jornais mais representativos do Estado de Sergipe (Cinform, Jornal da Cidade e Correio de Sergipe) para análise do comportamento desses periódicos, como aparelhos privados de hegemonia, na cobertura das eleições de 2006. Recorre-se também ao conceito de hegemonia de Antonio Gramsci, assim como às teorias do jornalismo de enquadramento (Robert Entman e Mauro Porto) e agenda setting (Maxwell McCombs e Donald Shaw) de forma a identificar esses padrões.
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SYLVIA OLIVEIRA CHAGAS
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MULHER CHEFE DE FAMÍLIA, NA CIDADE DE ARACAJU: DOMINAÇÃO E PODER
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Leader : JOSE ANTONIO SPINELI LINDOZO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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EMÍLIA MARIA DA TRINDADE PRESTES
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IRENE ALVES DE PAIVA
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JOSE ANTONIO SPINELI LINDOZO
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Data: 14 juin 2010
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A pesquisa foi focada no chefe de família feminino, do Município de Aracaju e seus impactos no núcleo familiar nuclear. Considerando que, os papéis dos homens são em geral, muito mais valorizados e recompensados que os papéis das mulheres: em quase todas as culturas, as mulheres carregam a responsabilidade de cuidar das crianças e do trabalho doméstico, enquanto os homens tradicionalmente nascem com a responsabilidade de sustentar a família. No entanto, encontramos mudanças nesse cenário e principalmente no Nordeste, onde através de pesquisas quantitativas, já se constatou que são maioria como arrimo de família, portanto, observamos a construção de identidades sociais das mulheres chefes de família e o desenrolar dos aspectos adaptativos, o mecanismo existente entre a dominação e o poder, no núcleo familiar. Os impactos na família se houve mudança na relação social por elas serem chefes de família. Trata-se de pesquisa qualitativa que parte da construção de um marco teórico, analisando dados de fontes bibliográficas e a partir de entrevistas com mulheres chefes de família, poder observar as formas de articulações nas famílias nucleares, como lidam com o poder decisório, com o poder financeiro, com a fragilidade, com a dominação e as influências dos modelos tradicionais. Analisando as relações familiares entre a mulher, os filhos e o cônjuge, buscando as questões relevantes para a elucidação da temática, desmistificando a dicotomia entre a mãe/esposa e mulher/ chefe de família no ambiente residencial.
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GEILSA ALVES ALMEIDA
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O PAPEL DA DELEGACIA DA MULHER NO MUNICÍPIO DE ARACAJU NO COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR
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Leader : GABRIEL EDUARDO VITULLO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ELISETE SCHWADE
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GABRIEL EDUARDO VITULLO
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JUSSARA MARIA MORENO JACINTHO
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Data: 15 juin 2010
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Esta pesquisa pretende estudar a importância da Delegacia da Mulher na resolução dos conflitos de gênero e a eficácia no atendimento para a proteção e assistência à mulher que sofre violência doméstica e familiar, considerando sua relação com a existência ou não de programas específicos direcionados a essa problemática. O trabalho analisa o processo de implementação de tais políticas públicas a partir dos dados empíricos coletados junto à Delegacia Especializada de Defesa da Mulher; enfoca o processo de articulação entre a pluralidade de agentes e de interesses. A pesquisa é do tipo qualitativa e parte da construção de um marco teórico, analisando dados de fontes documentais, e abordando uma amostra dos diversos sujeitos envolvidos. É feita uma discussão sobre a violência doméstica contra a mulher, focalizando também as questões relevantes para a elucidação desta temática, desmistificando a dicotomia entre a esfera pública e a privada, e explicitando a dimensão simbólica da violência doméstica como violação dos direitos fundamentais do ser humano.
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JOSÉ ROBERTO DOS SANTOS
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NOVOS ESPAÇOS DA POLÍTICA: A DINÂMICA DAS LUTAS LOCAIS.
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Leader : JOSE ANTONIO SPINELI LINDOZO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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HERMANO MACHADO FERREIRA LIMA
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JOSE ANTONIO SPINELI LINDOZO
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JOSE WILLINGTON GERMANO
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Data: 30 juin 2010
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A dinâmica das lutas locais no bairro Santa Maria em Aracaju compreende neste estudo o processo de busca de esclarecimento e análise sobre as articulações dos movimentos sociais, suas conquistas e formas de fazer política. Propõe-se portanto, buscar explicações e refletir sobre algumas questões que se apresentam, dentre elas: qual é a dinâmica das lutas sociais e conquistas dos movimentos sociais populares no bairro Santa Maria? Como eles operam na resolução de problemas e demandas junto às instituições responsáveis pelas políticas públicas no bairro? Com as respostas a essas e outras questões far-se-á uma análise da luta da população através da mobilização dos movimentos sociais locais. A compreensão das lutas da população faz-se dentro da perspectiva histórico-crítica dos movimentos sociais inseridos no contexto da totalidade da vida social, optando por uma abordagem qualitativa com realização de entrevistas semi-estruturadas junto a observadores privilegiados da realidade do bairro e análise de conteúdo de notícias publicadas em dois jornais de Aracaju em anos anteriores, e especialmente, nos anos de 2004 a 2008. Em face do material estudado sobre as notícias veiculadas pelos jornais e o conteúdo refletido nas entrevistas, evidencia-se que os movimentos populares locais se iniciaram numa forma nova de fazer política caracterizada por uma prática reprodutora do status quo. À população do bairro Santa Maria, resta uma perspectiva de cobrança aos movimentos e lideranças locais diante do refluxo na sua dinâmica de lutas.
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ELDA ROSA RODRIGUES RIBEIRO DA SILVA
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ENCURTANDO DISTÂNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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Leader : JOSE WILLINGTON GERMANO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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JOSE WILLINGTON GERMANO
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DALCY DA SILVA CRUZ
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GEOVANIA DA SILVA TOSCANO
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Data: 30 juin 2010
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A educação a distância (EAD) tem sido uma realidade na formação de professores através da oferta de diversos cursos de licenciaturas por todo o Brasil, possibilitando o crescimento de ingressantes ao ensino superior por estudantes de regiões mais afastadas das grandes capitais. A essa modalidade atribui-se um valor social ao tempo que possibilita a democratização do ensino por meio da inclusão à cidadania. A vida dos alunos do interior, que almejam a formação superior na área docente, é o objeto de estudo desta pesquisa, através da qual será enfatizada a história de vida de 76 alunos, desde o período em que realizaram o ingresso à universidade até a obtenção do nível superior através da EAD, uma modalidade de grande valor social. O estudo reflete sobre o ensino superior no contexto da globalização, a importância da ação dessa modalidade de ensino e a manifestação dela por meio do curso de Letras Português/ Espanhol na formação desses 76 professores, assim como a visão dos alunos que participaram desta formação, especialmente na interpretação das etapas vividas no curso através da análise dos memoriais. O projeto de pesquisa foi realizado no Estado de Sergipe, no município de Porto da Folha, localizado a 190 km da capital Aracaju, onde os alunos cursaram Letras Português/ Espanhol na modalidade EAD. O acesso ao curso se deu através da parceria entre a Universidade Tiradentes (UNIT) e a Secretaria de Estado da Educação (SEED) que financiou 100% do curso para os alunos. Por meio da investigação in loco, documental, bibliográfica e dos memoriais, se desenvolveram as observações, entrevistas, oficinas e depoimentos, e se procurou conhecer um pouco mais sobre o cotidiano dos alunos e os temas abordados nesta pesquisa. Com isso dá-se visibilidade da contribuição da EAD, como forma de democratização e emancipação social de cidadãos de regiões distantes, como no sertão de Porto da Folha, a qual pode ajudar a compreender e valorizar a inclusão à diversidade a partir dos saberes construídos nessa experiência.
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IGOR LIBERTADOR SILVA
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Design da tradição:a produção artesanal da cerâmica de Santana do São Francisco
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Leader : LISABETE CORADINI
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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LISABETE CORADINI
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LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
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MARIA APARECIDA LOPES NOGUEIRA
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Data: 30 juin 2010
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A grande pluralidade cultural existente no Estado de Sergipe pode ser percebida através da variedade de produções artesanais que acontecem principalmente nos seus municípios, abrangendo um grande número de pessoas que fazem dela uma atividade geradora de economia. O presente trabalho trata da problemática da produção da cerâmica artesanal do município de Santana do São Francisco, considerado como o maior produtor de cerâmica do estado. Sob o ponto de vista antropológico, o trabalho apresenta relatos de vida e detalhes da sobrevivência do ofício, herdados através das gerações, bem como as ferramentas e alternativas encontradas pela comunidade e suas adaptações e transformações como forma de conservação da tradição do saber fazer.
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JULIETA DE SOUZA MENEZES
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BREAK:"O GRITO CORPORAL DA PERIFERIA"
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Leader : NORMA MISSAE TAKEUTI
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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JOSIMEY COSTA DA SILVA
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NORMA MISSAE TAKEUTI
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TEREZA CORREIA DA NÓBREGA QUEIROZ
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Data: 30 juin 2010
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No sentido de questionar uma sociologia que considere relevantes as dimensões corporais de existência, que contribua em um pensar singular em relação ao corpo, não somente enquanto matéria, mas principalmente como produtor de conhecimentos, esta pesquisa evidencia uma reflexão sobre a corporeidade como produção de saberes e como compreender diferentes olhares e lógicas sociais presentes nesta contemporaneidade, cuja racionalidade parece estar colocada em questão através de uma performance que expressa diversas quebras, inclusive a do espaço físico, do qual o dançarino de break se apropria de forma invertida e não mais linear. Nossa problemática encontra-se na possibilidade de uma maior compreensão deste corpo jovem que dança o break, que não está apenas quebrando o seu corpo, mas fluindo em seus próprios fragmentos corporais, produzindo provavelmente uma quebra em relação a um poder dominante instituído, criando uma espécie de resistência social que lhes forneça outro sentido para sua vida, fora dos sentidos dados pelo campo social dominante. É nesse espaço de produção do conhecimento, dos gritos corporais, que direcionamos nosso olhar, no desafio de mergulhar na profundidade dos gestos, ultrapassando a estrutura física, restituindo em uma forte constituição política e cultural na medida em que este corpo confronta. O corpo enquanto espetáculo se torna causa e efeito de comunicação. Esse corpo não parece ser só individual, ele não se expressaria apenas para si. Quando o jovem dança fora dos seus muros particulares, torna-se relacional, passando a se relacionar com o outro, com o espaço, o tempo e o mundo. Do ponto de vista metodológico, para análise dessa corporeidade no elemento break, do corpo, enquanto linguagem de sentidos, iremos considerar levantamentos em campo, observações de movimentos do universo do break dance, performances criativas e análise de “atitudes” (expressão peculiar do mundo hip hop), bem como minha experiência com a dança na rua através de intervenções urbanas e nossas próprias atitudes diante do objeto de pesquisa que nos interpela academicamente e, sobretudo, existencialmente.
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ROBERTO SOUZA SANTOS
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A REESTRUTURAÇÃO SÓCIO-RELIGIOSA EM SERGIPE, NO FINAL DO SÉCULO XVIII.
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Leader : ORIVALDO PIMENTEL LOPES JUNIOR
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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JOSE WILLINGTON GERMANO
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LEMUEL RODRIGUES DA SILVA
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ORIVALDO PIMENTEL LOPES JUNIOR
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Data: 30 juin 2010
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Os assuntos que envolvem a religiosidade têm recebido maior importância nas discussões científicas e nos meios de comunicação social. Os debates sobre religião e religiosidade têm se difundido como meio para construção das representações sociais, tanto em níveis individuais como, além disso, na coletividade. Este trabalho trata da construção da ordem de Jesus, dos projetos missionários e colonizadores que marcaram a presença dos missionários jesuítas, desde a colonização até a reestruturação religiosa imposta após a expulsão da ordem jesuítica em Sergipe. Expulsão esta que aconteceu em meio a mudanças político-administrativas tomadas pelo governo português em meados do século XVIII, que tinham na representação do Marquês de Pombal seu idealizador. Compreender a reestruturação religiosa e social, aqui concebida nas práticas e nas representações populares e oficiais. Essa reestruturação da religiosidade teve nas confrarias, irmandades, ordens terceiras e demais representações, importante presença simbólica nos espaços sociorreligiosos ligados às práticas católicas em Sergipe. Representação essa que oficialmente passou a ter nos vigários colados seus representantes legais, na manutenção das práticas religiosas nas freguesias e cidades sergipanas.
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CLAUDIA DE SOUZA CARDOSO MEIRELLES
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A INTERAÇÃO NAS DISTÂNCIAS: A ANÁLISE DE UM PROCESSO
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Leader : IRENE ALVES DE PAIVA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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IRENE ALVES DE PAIVA
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MARIA LUCIA BASTOS ALVES
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HERMANO MACHADO FERREIRA LIMA
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Data: 30 juin 2010
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Educação e tecnologia sempre caminharam juntas. As tecnologias da informação e comunicação estão inseridas na educação como um reflexo das pessoas da nova era. Esta pesquisa tem por objetivo compreender a inserção do uso das Tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional a partir da anáise do processo de interatividade entre alunos e professores do Curso de Letras-Português da Universidade Tiradentes (UNIT) na modalidade a distância. Assim, a investigação empírica pautou-se na análise de documentos acadêmicos, como Projeto Pedagógico do Curso e o Planejamento de aulas para o encontros presenciais, e ainda, pelas entrevistas, grupos focais , fotos com pessoas que vivem a história do curso; também foram feitas observações diretas. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica e qualitativa do tipo exploratória com as informações coletadas através da entrevista. Os resultados desta pesquisa mostraram que a interação feita pelas TICs representa em sua efetividade um processo de mudança social e, consequentemente, de desenvolvimento para a educação. Concluiu-se que a EAD precisa superar algumas fragilidades, visando contribuir para a educação e na promoção de interações entre os estudantes.
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THIAGO TAVARES DAS NEVES
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Batidas Intensas - corpo e sociabilidade nas festas de música eletrônica em Natal
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Leader : JOSIMEY COSTA DA SILVA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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JOSIMEY COSTA DA SILVA
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LUCIANA DE OLIVEIRA CHIANCA
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MARIA ANGELA PAVAN
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PEDRO PEIXOTO FERREIRA
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Data: 9 août 2010
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O significado do corpo nas festas de música eletrônica como um signo comunicante e sociabilizante entre os participantes é o foco deste trabalho. A pesquisa qualitativa desenvolvida neste estudo procura investigar como a sociabilidade acontece em raves e em casas noturnas na cidade de Natal/RN. A sociabilidade é entendida aqui como uma manifestação lúdica que envolve as dimensões da música, da dança e da festa; já o corpo, partindo de uma abordagem transdisciplinar, é o compreendido como uma instância simbólica, dotada de significações próprias, resultado e produtor do social e como cruzamento entre o cultural e o biológico. O corpo é possuidor de um potencial comunicativo, é mídia primária. Ponto de interseção entre a natureza e a cultura, funciona como a sede das emoções e da sociabilidade, pois, é por meio dele que as relações sociais se efetuam. Nas festas de música eletrônica, o corpo é interpretado com base nos seus signos comunicantes: vestimenta, acessórios, movimentos do corpo, contato tátil, expressões corporais, interações entre o púbico e o dj, entre o dJ e o público, gestos, falas expressivas das emoções. É por meio de tais signos que a comunicação corporal e o sentimento de comunhão entre os participantes ocasionam o desenvolvimento da sociabilidade dentro do local festivo com alteração no estado de humor dos dançantes. O jovem freqüentador das festas de música eletrônica em Natal interage nas festas, adota posturas alegres e receptivas em relação ao outro, realiza bastante contato físico, valoriza a dança como forma de comunicação e elenca a felicidade como o principal sentimento despertado nas festas de música eletrônica. Para se chegar a esse resultado, partiu-se de uma abordagem plurimetodológica, que usou diferentes artifícios metodológicos e diversas técnicas de investigação: observação etnográfica, técnicas de entrevista individual informal, registro fotográfico nos locais de fluxo, entrevista em profundidade e aplicação de trinta questionários aos freqüentadores das festas de música eletrônica.
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GILCERLANDIA PINHEIRO ALMEIDA NUNES MELO
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A VESTIMENTA E A MODA: uma análise da Revista Estilo
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Leader : MARIA LUCIA BASTOS ALVES
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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GILMAR SANTANA
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KARLA REGINA MACENA PEREIRA PATRIOTA BRONSZTEIN
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LISABETE CORADINI
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MARIA LUCIA BASTOS ALVES
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Data: 23 août 2010
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Trata-se nesta dissertação do consumo de moda feminina, através de uma análise dos conteúdos da revista Estilo. Esta Revista é um licenciamento da americana Instyle direcionada ao público feminino publicada no Brasil pela Editora Abril desde 2002. Para o norteamento da pesquisa, foram trabalhados alguns conceitos pertinentes às discussões do campo da moda em autores como Pierre Bourdieu, Gilda de Melo e Souza, Georg Simmel, Gilles Lipovetsky entre outros fundamentais à compreensão tanto do consumo quanto da moda. Ainda em busca da compreensão dos discursos que permeiam o mundo da moda foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com duas figurinistas que trabalham em duas lojas diferentes especializadas em tecidos na cidade de Natal. Foi feita análise das revistas Estilo publicadas no período de junho de 2008 e junho de 2009, relacionando com os dados coletados nas entrevistas com o intuito de entender como os discursos são construídos e disseminados, tornando-se, portanto, eficientes na sedução dos grupos de mulheres as quais se direciona para conseguir produzir e consolidar tipos de gostos adequados e aceitáveis de vestir.
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LAILSON FERREIRA DA SILVA
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“Aqui, todo mundo é da mesma família”: parentesco e relações étnicas entre os ciganos na Cidade Alta, Limoeiro do Norte – CE
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Leader : LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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EDMILSON LOPES JUNIOR
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LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
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MARIA PATRÍCIA LOPES GOLDFARB
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Data: 23 août 2010
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O presente trabalho tem como objetivo compreender como diante de um contexto de constante interação com a população local, os ciganos da família Alves dos Santos, residentes no bairro Cidade Alta, Limoeiro do Norte - Ce, mantêm o sentimento de pertencimento étnico. Para tanto, analiso tanto as relações sociais entre ciganos e não-ciganos na comunidade, pois é a partir do contato que as fronteiras sociais são delineadas, como os discursos e representações sociais que são utilizados para qualificá-los a partir de estigmas. Além disso, procuro identificar os elementos utilizados por estes sujeitos sociais para fundamentaram e legitimarem sua identidade. Assim, constatei que alicerçados na noção de família, os ciganos se veem enquanto grupo, buscando na história/passado nômade, origem e sangue comuns os elementos que fundamentam a sua condição, sendo a linguagem um traço cultural que possibilita estabelecer diferenciações objetivas entre os ciganos e os demais moradores da comunidade, tornando-se, portanto, um sinal diacrítico.
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GUSTAVO HENRIQUE BEZERRA PETROVICH
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Visibilidade Espetacular e relações de poder no reality show BBB-9
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Leader : JOSIMEY COSTA DA SILVA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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CLÁUDIO CARDOSO DE PAIVA
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ELIANE TANIA MARTINS DE FREITAS
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JOSIMEY COSTA DA SILVA
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Data: 27 sept. 2010
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No presente trabalho, fazemos uma incursão sobre o reality show, num estudo específico do programa Big Brother Brasil-9, abordando a questão da visibilidade e do espetáculo por meio dos conceitos de cultura, corpo, poder e comunicação. O vinculamos à teoria de poder proposta por Michel Foucault. O corpo, em nossa análise, encontra-se preso a micro poderes, acarretando transformações na rede de relações estabelecidas pelos participantes do BBB. Buscamos, através de uma abordagem plurimetodológica, explicar como se dão as relações de poder neste programa/jogo televisivo e a transformação de pessoas anônimas em celebridades, relacionando, com tudo isto com a lógica de um consumo de imagens. Na contemporaneidade, as imagens são poderosas mediadoras da comunicação e servem de suporte aos produtos midiático, na ficção e banalidade ou diferentes ações e experiências cotidianas. Como referência empírica, o trabalho fundamenta-se no Big Brother Brasil, exibido pela Rede Globo de Televisão, canal aberto, no período de 13 de janeiro a 07 de abril de 2009. Diante dos resultados obtidos pela análise, verificamos que o BBB-9 através dos diversos testes, provas e situações criadas entre os participantes dentro do jogo atualiza relações de poder e de exclusão, na disputa pelo sucesso individual, a qualquer custo. O público/telespectador ao participar através da votação do programa funciona como um regulador pedagógico que qualifica, classifica e pune as condutas privadas dos jogadores, sendo responsável pela possível aceitação, ou não, das pessoas, durante o transcorrer do jogo.
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JEANE DE FREITAS AZEVEDO PAIVA
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Os Programas de governo no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral: um estudo das eleições governamentais no Rio Grande do Norte em 2006
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Leader : JOAO EMANUEL EVANGELISTA DE OLIVEIRA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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HERMANO MACHADO FERREIRA LIMA
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HOMERO DE OLIVEIRA COSTA
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JOAO EMANUEL EVANGELISTA DE OLIVEIRA
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JOSE ANTONIO SPINELI LINDOZO
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Data: 30 sept. 2010
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No Brasil, o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) representa um dos principais espaços para a realização da disputa entre os partidos políticos, revelando-se um instrumento que dinamiza a disputa eleitoral e possibilita a todos os setores e classes sociais informações importantes sobre os candidatos em disputa. No HGPE, os grupos políticos têm a possibilidade de apresentarem seus programas de governo e debaterem assuntos que dizem respeito às demandas da população. Esta pesquisa buscou analisar o papel desempenhado pelos chamados programas de governo na disputa eleitoral para o governo do Rio Grande do Norte em 2006, que teve como principais candidatos, dois personagens tradicionais do cenário político potiguar: Vilma de Faria (PSB) e Garibaldi Alves Filho (PMDB). De acordo com nossa análise, a discussão dos programas de governo desses candidatos no HGPE teve não a intenção de esclarecer o eleitor sobre os projetos políticos pensados, nem apenas o desejo de construir uma imagem de seriedade e competência dos candidatos, mas apareceu como um meio para responder à agenda imposta pelo adversário e como um recurso estratégico para conquistar um segmento específico do eleitorado.
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ARACELY XAVIER DA CRUZ
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INCLUSÃO DIGITAL: A inserção das tecnologias informacionais nas Escolas Públicas da RMNatal
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Leader : MARIA DO LIVRAMENTO MIRANDA CLEMENTINO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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MARIA DO LIVRAMENTO MIRANDA CLEMENTINO
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MARIANE CAMPELO KOSLINSKI
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MOISES ALBERTO CALLE AGUIRRE
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Data: 30 sept. 2010
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O presente trabalho tem por objetivo verificar a influência da Inclusão Digital no desempenho escolar dos alunos de Ensino Médio da rede pública na Região Metropolitana de Natal, através do uso do computador de forma pedagógica e da utilização da Internet. No decorrer do trabalho, tentamos responder à indagação: O uso pedagógico da informática, associado à Internet, contribui para a melhoria do desempenho escolar dos alunos das escolas públicas da Região Metropolitana de Natal? Para responder à indagação de pesquisa, debruçamo-nos diante do banco de dados do INEP relativo à infraestrutura das escolas e ao banco das taxas de desempenho escolar. Para tanto, realizamos procedimentos técnicos para obter a relação entre Internet e Desempenho Escolar. Em seguida, foram configurados os Ambientes Escolares de Inclusão Digital e realizados os cruzamentos com taxas de aprovação, distorção e reprovação. Os resultados da pesquisa apontam que, de acordo com a classificação estabelecida em Ambientes Escolares Incluídos, Ambientes Escolares Deficitários, Ambientes Escolares Adversos e Ambientes Escolares Excluídos, o que tem prevalecido na Região Metropolitana de Natal são as escolas que se encontram na condição de excluídas.
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JUAN PABLO COUTO DE CARVALHO
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A PREVIDÊNCIA RURAL UNIVERSALISTA E A SUA RELEVÂNCIA NA ECONOMIA DOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE
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Leader : LINCOLN MORAES DE SOUZA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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LINCOLN MORAES DE SOUZA
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CIMONE ROZENDO DE SOUZA
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JOAO MATOS FILHO
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NIMPHA PEREIRA DOS SANTOS
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Data: 30 sept. 2010
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Este trabalho trata da previdência rural universalista instituída pela Constituição Federal de 1988 e a sua importância na economia dos municípios do Rio Grande do Norte. Neste contexto, o estudo busca satisfazer dois importantes critérios que orientam a seleção de objetos de pesquisa em ciências sociais: a consideração de questões que apresentam importância para o mundo real e a intenção de apresentar contribuição para a literatura acadêmica, em aspectos teóricos e empíricos. A investigação procura revelar qual é a importância econômica do subsistema de previdência social rural para os municípios do RN. A hipótese é de que a transferência de renda recebida pelos beneficiários a partir da previdência rural supera os mecanismos fiscais explícitos para maioria dos municípios do RN, em vários casos significativamente, a revelar a importância desta política como mecanismo de combate a pobreza e a redução da desigualdade social, mormente ante a fragilidade do sistema federativo nacional quanto ao ente político municipal. O estudo apresenta núcleos teóricos – capítulos 1 a 3 – e empírico – capítulo 4. O primeiro núcleo discorre sobre a evolução da proteção social enquanto política de Estado, abordando as influentes teorias e tipologias do Estado de Bem-Estar Social e as características do modelo previdenciário brasileiro, destacadamente, do seu subsistema de previdência social rural, de seus antecedentes até o modelo universalista inaugurado pela Constituição Federal de 1988. O segundo inicia com a revisão de estudos que têm enfatizado o impacto da Previdência Social sobre a economia local de pequenos municípios, para em seguida cruzar dados e estatísticas com o propósito de dimensionar a relevância socioeconômica da renda previdenciária rural nos municípios do Rio Grande do Norte. Para este fim, o último capítulo estabelece a comparação do valor monetário transferido pelo pagamento dos benefícios previdenciários – rurais e urbanos - a cada um dos 167 municípios do RN com as fontes de recurso igualmente importantes no orçamento destes entes municipais. Além das receitas tributárias próprias, são objetos de análise comparativa com o valor dos benefícios previdenciários emitidos no RN, a transferência estadual referentes a cota parte do município sobre o ICMS e a transferência federal relativa ao FPM.
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JENIFFER CAMPOS DE AZEVEDO VARELA
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CONSTRUINDO MONSTROS: discursos e representações sociais na CPI da pedofilia
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Leader : LORE FORTES
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ALIPIO DE SOUSA FILHO
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DJASON BARBOSA DA CUNHA
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EDMILSON LOPES JUNIOR
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LORE FORTES
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Data: 8 oct. 2010
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Atualmente, em vários campos do convívio social e nos meios de comunicação de massa, o tema pedofilia tem sido largamente abordado. Os discursos proferidos revelam um alto grau de preocupação da sociedade com os fatos e seus protagonistas, como também refletem o anseio de contensão e punição dos atos de pedofilia. No Brasil a questão adquiriu tanta repercussão que o Senado Federal criou, em 25 de março de 2008, uma Comissão Parlamentar de Inquérito denominada CPI da Pedofilia. Portanto, as denúncias saíram da esfera da mídia e chegaram ao poder legislativo como matéria de lei. Diante desses fatos, nosso estudo questiona a forma como a sociedade e suas instituições têm se movimentado, ante aos acontecimentos, e as bases histórico-culturais de suas inquietações. Como também, faz-se mister entender como o discurso médico-jurídico tem sido reproduzido, produzido e utilizado como alicerce na construção de um tipo penal. Assim, o objeto central de nosso estudo são os discursos e representações sociais sobre pedofilia.
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TEREZINHA CABRAL DE ALBUQUERQUE NETA BARROS
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Entre a potência e o ato: atitudes políticas e percepções de mobilização em Natal e Porto Alegre
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Leader : ALAN DANIEL FREIRE DE LACERDA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ALAN DANIEL FREIRE DE LACERDA
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LINCOLN MORAES DE SOUZA
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LUIZ CLAUDIO LOURENÇO
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Data: 15 oct. 2010
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O recente processo democrático no Brasil colocou como elemento principal para a sua consolidação a idéia de participação. É requerido um modelo de Estado que contemple em sua agenda democrática a participação da sociedade no processo de tomada de decisão, e uma sociedade que tenha como princípio base, a consciência participativa cidadã. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise sobre o nível de participação política de duas capitais brasileiras, Natal/RN e Porto Alegre/RS. Os dados analisados foram obtidos por meio de pesquisa quantitativa a partir da aplicação de 384 questionários para ambas as capitais. Elegemos algumas variáveis que serviu de base para o nosso estudo; Deveres de um bom cidadão; Direitos de um bom cidadão; Confiança; Índice de socialização; Exposição à mídia; Grau de interesse pela política; Mobilização; Associativismo. Já a pesquisa qualitativa procurou abordar os aspectos políticos, culturais e institucionais dos dois municípios.
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TANIA MARIA DE CARVALHO CAMARA MONTE
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Espiritismo e Apoio Social: o princípio da universalidade aplicado ao Departamento de Assistência e Promoção Social em dois Centros Espíritas de Natal/RN
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Leader : LORE FORTES
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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LORE FORTES
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LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
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SANDRA JACQUELINE STOLL
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Data: 15 oct. 2010
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A presente pesquisa tem como objeto de estudo o campo religioso espírita no aspecto de sócio-espiritual, junto aos trabalhadores do Departamento de Assistência Social em duas instituições: O Centro Espírita Irmãos do Caminho e Grupo Espírita Oscar Nelson, para tanto analisando comparativamente aspectos de duas instituições espíritas na cidade de Natal, respectivamente com 27 e 46 anos de funcionamento. O critério de escolha das referidas casas foi pela relevância das atividades sociais e assistenciais desenvolvidas pelas mesmas. O que se quer é verificar se existe a consciência desses trabalhadores em relação à universalidade na sua prática de acolher a todos que adentram em suas instituições, independente de religião que professem ou se expressam preconceitos ou qualquer intolerância em relação aos assistidos no Departamento de Assistência Social. Assim, compreender as casas espíritas como sistema de apoio para as pessoas em suas enfermidades quer sejam físicas, psicológicas ou espirituais, levando em conta princípios de moralidade.
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MARIA DAS GRAÇAS CAVALCANTI PEREIRA
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DADI E O TEATRO DE BONECOS: MEMÓRIA, BRINQUEDO E BRINCADEIRA.
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Leader : LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ADRIANA SCHNEIDER ALCURE
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LISABETE CORADINI
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LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
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WANI FERNANDES PEREIRA
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Data: 5 nov. 2010
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O teatro de bonecos é a temática desta dissertação de mestrado, com um recorte para tratar da Memória, Brinquedo e Brincadeira, focado especialmente em uma Calungueira, fazedora de bonecos, Maria Ieda da Silva Medeiros, conhecida por Dadi. Atualmente com 71 anos, Dadi reside em Carnaúba dos Dantas/RN e não se restringe apenas a “botar” os bonecos para brincar, a encenar histórias pelos diversos personagens. Constrói os bonecos, veste, dá vida, movimento. No Rio Grande do Norte, o Teatro de Bonecos, denominado “João Redondo”, é marcado por um caráter historicamente masculino da tradição, representada por alguns mestres já falecidos ou por seus multiplicadores, ou mesmo por brincantes que não possuem linhagem de mestres em suas famílias, mas aprenderam com vários deles e, aos poucos, foram inseridos nesse universo lúdico. Dadi transgride essa genealogia potiguar e vai sugerindo uma diversidade de transgressões, extrapolando, com sua inventividade, tanto em suas apresentações como em sua vida, o que me fez elegê-la e a constituí-la como objeto singular no decorrer das minhas inquirições. Nesta pesquisa, utilizo o aporte teórico-metodológico das Ciências Sociais, em especial as referências vindas dos estudos da Cultura, como as abordagens sobre a Memória e Tradição de autores como Halbwachs e Paul Zumthor, entre outros. O trabalho de campo foi sistematizado, priorizando a observação participante e o diálogo permanente. Utilizei diferentes estratégias de registro, como: entrevistas semi-abertas, vídeo-documentário, áudio das narrativas, registro fotográfico e videográfico, proporcionando ao trabalho uma atualidade relevante, ao dialogar com seus diversos elementos, ampliando o projeto inicial, que se transformou em pesquisa para a dissertação.
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Thèses |
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IRENE DE ARAUJO VAN DEN BERG
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As covinhas: práticas, conflitos e mudanças em um santuário popular.
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Leader : LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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CARLOS ALBERTO STEIL
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EDMILSON LOPES JUNIOR
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ELIANE TANIA MARTINS DE FREITAS
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LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
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MARISTELA OLIVEIRA DE ANDRADE
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Data: 29 mars 2010
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Esta tese é um estudo etnográfico sobre um santuário popular conhecido como as Covinhas, localizado em Rodolfo Fernandes, município do Rio Grande do Norte. O objetivo do trabalho é analisar a constituição e a dinâmica desse espaço a partir da relações sociais e simbólicas que o instituem e fomentam enquanto referência religiosa da região onde ele se situa. Nessa intenção, são evidenciadas três dimensões: a das práticas, que atuam (re)produzindo ritualmente os sdignificados que põem a devoção às Meninas das Covinhas em curso; o conflito, que sugere a qualidade polifônica do santuário quando os diversos sujeitos envolvidos naquele espaço colocam em relação sentidos e interesses que freqüentemente coligem; e as mudanças, que resultam em maior ou menor grau das percepções, disposições e operações dos sujeitos que vivem o santuário na prática, de modo a mantê-lo num processo constante de invenção.
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ROGERIO DE SOUZA BISPO
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Capital Social e Desenvolvimento Rural: Acesso, Uso e Gestão da água nos Territórios Rurais do Sertão do São Francisco.
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Leader : ALDENOR GOMES DA SILVA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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CIMONE ROZENDO DE SOUZA
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EDMILSON LOPES JUNIOR
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BRENO AUGUSTO SOUTO MAIOR FONTES
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EDONILCE DA ROCHA BARROS
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Data: 7 avr. 2010
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Este trabalho teve como objetivo contribuir com o debate do capital social, buscando relacionar este com o acesso uso e gestão dos recursos hídricos no Vale do São Francisco, mais precisamente nos territórios rurais do Sertão do São Francisco situados no Estado da Bahia e Pernambuco. Bem como, estimular possibilidades de ação por sujeitos (família rurais) apartados por um bem público tão precioso que é a água. Além de uma discussão teórica sobre o capital social (redes, confiança, participação) e desenvolvimento rural. Aplicamos 387 questionários com agricultores familiares e algumas entrevistas com atores sociais dos fóruns territoriais e do comitê da bacia do São Francisco onde foi possível correlacionar nossas variáveis no intuito de comprovar nossa hipótese: capital social é um elemento chave para garantir acesso, uso e gestão da água por famílias rurais que vivem nos perímetros irrigados e em áreas de sequeiro.
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HILDERLINE CAMARA DE OLIVEIRA
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Códigos de sustentação da linguagem no cotidiano prisional do Rio Grande do Norte: penitenciária estadual de Parnamirim
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Leader : LORE FORTES
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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LORE FORTES
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YANKO MARCIUS DE ALENCAR XAVIER
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GLAUCIA HELENA ARAÚJO RUSSO
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RUTH VASCONCELOS LOPES FERREIRA
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VANDERLAN FRANCISCO DA SILVA
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Data: 9 avr. 2010
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A discussão, neste estudo, versa sobre a linguagem como prática social no cotidiano da Penitenciária Estadual de Parnamirim, integrada ao sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte – SISPERN, destinada para homens em cumprimento de pena privativa de liberdade, em regime fechado. Para a realização da pesquisa, os objetivos delimitados foram analisar os repertórios lingüísticos tecidos no cotidiano prisional, buscando identificar como se configuram em distintas formas de resistência aos mecanismos de controle do sistema penitenciário; investigar quais são os repertórios lingüísticos criados a partir de novas formas de sociabilidade desenvolvidas entre os apenados e identificar como os repertórios lingüísticos no cotidiano prisional se expressam nas relações/exercícios de poder não-institucionalizados. No aspecto metodológico, o estudo se situa numa abordagem qualitativa, que tem como instrumento principal a entrevista. A investigação foi possível mediante a utilização de instrumentos de coleta de dados, como: a observação direta no cotidiano prisional devidamente registra no diário de campo como procedimento etnográfico do pesquisador, a análise documental dos prontuários dos internos e a aplicação de entrevista semi-estruturada, junto aos sujeitos da pesquisa. A construção e compreensão do objeto de estudo fundamentaram-se em autores que discutem sobre a prisão, como: Foucault, Goffman, Carvalho Filho e, em particular buscou-se o referencial teórico que aborda a linguagem numa perspectiva social e cultural: Orlandi, Manfredo, Bastos e Candiotto, dentre outros. Além do respaldo normativo da legislação brasileira, através da Lei de Execução Penal, do Código Penal e da Constituição Federal do país e do aparato legal em âmbito estadual. Ainda na perspectiva metodológica da pesquisa, após a coleta, os dados, foram submetidos a uma análise do discurso a partir da teoria foucultiana e na perspectiva de Orlandi e de cunho qualitativa e quantitativa. Os resultados evidenciaram que o perfil sociojurídico da população do locus de investigação não se apresenta diferente das demais prisões brasileiras, composta por homens, em sua maioria, com faixa etária entre 21 e 30 anos, presos pela prática de crimes contra o patrimônio, contra a vida, dentre outros, e, em especial, reincidentes criminais. Evidenciou, ainda, que o cotidiano prisional da PEP se caracteriza por uma diversidade sociocultural expressa nas relações de poder não institucionalizado, que contribui para a formação e divisão dos grupos, que cada um dispõe de um conjunto de códigos/repertórios de sustentação da linguagem. Por isso, a linguagem, no cotidiano prisional, é um dos caminhos para compreender a singularidade das relações de sociabilidade e como prática social mediada por relações/exercícios de poder e de interesses antagônicos, nos quais cada grupo visa, a prior, atender aos interesses. Ela representa a complexidade das relações sociais, no espaço prisional, com efeitos de sentidos diversos, em função da situação e do momento. A linguagem na prisão, além da função de comunicação, assume e representa elemento central para a sociabilidade humana, contribui para a sua dinâmica e se configura como uma das formas de resistência dos reclusos contra os mecanismos de controle, disciplina e vigilância do sistema penitenciário.
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MÁRCIA MEIRELES DE ASSIS
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Leader : MARIA DO LIVRAMENTO MIRANDA CLEMENTINO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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MARIA DO LIVRAMENTO MIRANDA CLEMENTINO
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MARIA LUCIA BASTOS ALVES
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RITA DE CASSIA DA CONCEICAO GOMES
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INAIÁ MARIA MOREIRA DE CARVALHO
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MARIA ANGELA DE ALMEIDA SOUZA
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Data: 9 avr. 2010
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NURY ISABEL JURADO HERRERA
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TECENDO A VIDA: A LINGUAGEM DAS MOCHILAS NA COSMOVISÃO KÁGGABA (COLÔMBIA)
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Leader : JULIE ANTOINETTE CAVIGNAC
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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EDMUNDO MARCELO MENDES PEREIRA
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JUAN ALVARO ECHEVERRI
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JULIE ANTOINETTE CAVIGNAC
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ORIVALDO PIMENTEL LOPES JUNIOR
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RENATO MONTEIRO ATHIAS
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Data: 29 juil. 2010
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Este trabalho reflete o resultado da pesquisa de campo realizada entre os anos de 2005-2007 na Sierra Nevada de Santa Marta na Colômbia junto ao grupo indígena conhecido na literatura antropológica como kogi, de autodenominação kággaba. O propósito fundamental é a interpretação e análise da forma como os kággaba estruturam, constroem, interpretam e dão continuidade a sua cultura através de um objeto material concreto: as “mochilas”, bolsas de algodão ou de agave, símbolo de identidade kággaba. Esta análise pretende trazer a voz das mulheres kággaba para o cenário acadêmico. Esta voz está implícita metaforicamente no processo de tecer, especificamente no ato de tecer mochila.
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CARLA MONTEFUSCO DE OLIVEIRA
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Responsabilidade Social Empresarial: Percepções e práticas do empresariado salineiro do Rio Grande do Norte
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Leader : JOAO BOSCO ARAUJO DA COSTA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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EDMILSON LOPES JUNIOR
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JOAO BOSCO ARAUJO DA COSTA
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MARIA JOÃO FERREIRA NICOLAU DOS SANTOS
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MARIA VILMA COELHO MOREIRA FARIA
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WASHINGTON JOSE DE SOUSA
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Data: 10 août 2010
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O debate em torno da temática da Responsabilidade Social Empresarial – RSE envolve aspectos econômicos, sociais, culturais e simbólicos presentes nas relações estabelecidas entre empresa e sociedade. Na especificidade da realidade brasileira, a RSE, compreendida como ações empresariais, de caráter externo e/ou interno, que contribuem para os processos de melhoria social e ambiental, ganha maior visibilidade a partir da década de 1990. Apesar do significativo aumento de produções teóricas que tratam dos elementos pertinentes à RSE, ainda são escassos os estudos que tratam da relação empresa/sociedade na realidade nordestina e, mais singularmente, no Rio Grande do Norte. Foi nessa perspectiva que, em sendo a indústria salineira uma das mais importantes na história da formação econômica potiguar, o presente trabalho inves tigou as percepções e as práticas do empresariado salineiro acerca da RSE. Considerando todas as fases sócio-históricas pelas quais passou a indústria salineira do Rio Grande do Norte desde o período da colonização do Brasil, bem como as características do objeto de estudo proposto, optou-se pela pesquisa de cunho qualitativo, consubstanciada em entrevistas semi-estruturadas, realizadas junto aos empresários do segmento, bem como profissionais de gestão ambiental e recursos humanos também vinculados ao ramo salineiro potiguar. Os resultados principais da pesquisa indicaram uma convivência entre os mecanismos de gestão assentados sobre relações personalistas e paternalistas, típicas da indústria do sal tradicional e a emergência de elementos inovadores, característicos da denominada gestão modera, dentre eles, a RSE. Configura-se, pois, nesse contexto, uma tensão entre apego e ruptura diante dos mecanismos tradicionais de gestão constituintes do fazer empresarial salineiro.
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NILDETE MARIA DA COSTA FERREIRA
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Cooperativismo sob a ótica da economia solidária e popular: algumas evidências no meio rural potiguar
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Leader : ALDENOR GOMES DA SILVA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ALDENOR GOMES DA SILVA
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IRENE ALVES DE PAIVA
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MARIA DO LIVRAMENTO MIRANDA CLEMENTINO
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HERIBERT SCHMITZ
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MARIA LUIZA DE FREITAS
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Data: 23 août 2010
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As experiências coletivas como canais de acesso a melhores condições de vida, engendradas pelos setores populares e, especialmente, pelas populações rurais, nos instigaram a realizar esta pesquisa. Tendo como unidade de análise uma cooperativa constituída por agricultores e agricultoras familiares, pesquisada através de um estudo de caso e como base teórica as concepções de economia solidária e popular, a nossa questão central foi compreender quais as práticas adotadas que têm possibilitado o seu êxito? Para tanto, partimos da hipótese de que o êxito dessas organizações depende da aplicação dos princípios cooperativistas, quais sejam: adesão livre e voluntária, democracia, participação, intercooperação, educação e informação, preocupação com o entorno, autonomia e independência; e de suas relações externas com o Estado e outras instituições de apoio. Para cumprir nosso propósito, foram selecionados também alguns indicadores, uma amostra aleatória da população alvo e os representantes das instituições envolvidas com a cooperativa. Por se tratar de uma pesquisa de caráter mais qualitativa, mas que usou dados quantitativos, foram utilizados para coleta dos dados entrevistas semi-estruturadas, questionários com perguntas abertas e fechadas, observações diretas, registros fotográficos e análises documentais. Os principais resultados encontrados indicam que a hipótese foi confirmada, ou seja, o êxito da cooperativa estudada teve vinculação direta com a aplicação dos princípios cooperativistas, com o acesso aos recursos públicos disponíveis e com os apoios de outras instituições, gerando benefícios socioeconômicos para os cooperados e externalidades positivas para o desenvolvimento do entorno.
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OSICLEIDE DE LIMA BEZERRA
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TRABALHO, POBREZA E CARIDADE: AS AÇÕES DO PADRE IBIAPINA NOS SERTÕES DO NORDESTE.
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Leader : JOSE WILLINGTON GERMANO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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HERMANO MACHADO FERREIRA LIMA
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JOSE ANTONIO SPINELI LINDOZO
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JOSE WILLINGTON GERMANO
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JOSINEIDE SILVEIRA DE OLIVEIRA
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ORIVALDO PIMENTEL LOPES JUNIOR
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Data: 3 nov. 2010
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O estudo partiu de uma investigação acerca do processo de educação, moralização e disciplinamento dos pobres dos sertões do Nordeste na segunda metade do século XIX, através da incorporação dos valores do trabalho produtivo. Para isso tomamos como campo de estudo as missões do Padre José Antônio Pereira Ibiapina (1806-1883), através das quais foi empreendida uma obra extensa que inclui desde a construção de vinte e duas (22) Casas de Caridade nos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Piauí até a construção de açudes, igrejas, cemitérios, hospitais, etc. Dado o caráter sócio-histórico da pesquisa, adotamos métodos qualitativos de análise e os seguintes procedimentos: levantamento e análise de documentos, do estatuto e regimento que ordenavam o funcionamento das Casas de Caridade, biografias escritas sobre o Padre Ibiapina e os relatos das missões, além de variadas publicações sobre o missionário. Nosso período de estudo volta-se para os seus 27 anos de atuação missionário-religiosa (1856 a 1883). Buscamos ao longo do trabalho empreender uma análise sobre o tema da pobreza, a qual foi observada a partir do olhar religioso cristão medieval até a modernidade, quando deixa de representar um valor e se torna um problema a ser resolvido através do trabalho. O contexto sócio-político em que viveu o Padre Ibiapina no Nordeste foi marcado pelas conseqüências das secas e das crises e oscilações econômicas vividas pela região. As análises dos documentos pesquisados indicam que, numa conjuntura de fraqueza política e de desinteresse por parte da política nacional e local com as demandas regionais, suas ações missionárias produziam forte eco. Partindo de uma ética de valorização do trabalho, que condensava elementos modernos e tradicionais, suas ações instituíram práticas de disciplinamento, moralização e educação civil das classes pobres, fundando, simultaneamente, uma experiência religiosa pragmática voltada para a resolução dos problemas causados pela pobreza. Desta forma, constatamos que tais ações se conectam ao amplo processo de educação e moralização dos pobres, mas sua análise revela ainda como se inscreveram na ordem social articulando aspectos avançados para a época com aspectos de conservação do sistema vigente.
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FRANCISCO DE ASSIS DUARTE GUIMARAES
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Comunicação e Cidades: INTERLOCUÇÕES PARA UMA INTERDISCIPLINARIDADE NAS CIÊNCIAS SOCIAIS
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Leader : MARCIO MORAES VALENCA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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EUSTÓGIO WANDERLEY CORREIA DANTAS
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JOSIMEY COSTA DA SILVA
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LISABETE CORADINI
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MARCIO MORAES VALENCA
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MARIA BERNADETE FERNANDES DE OLIVEIRA
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ÂNGELA FREIRE PRYSTHON
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Data: 4 nov. 2010
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A presente tese busca a produção de conhecimento através de uma aproximação de diversas teorias e análises empíricas. Ou seja: a partir de uma aproximação interdisciplinar, no âmbito das Ciências Sociais, este trabalho, tendo como base a Comunicação e a Cidade, apresenta, em cada capítulo, um campo disciplinar com os quais aquelas se relacionam, expõe seus pilares teóricos e realiza um estudo de caso como uma contribuição fática e crítica. No geral, a tese é um conjunto interconectado e dialógico que aponta para uma cosmologia do saber plural.
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ISLANDIA BEZERRA DA COSTA
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“Nesta terra, em se plantando tudo dá?” Política de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional no meio rural paranaense, o caso do PAA
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Leader : ALDENOR GOMES DA SILVA
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ALDENOR GOMES DA SILVA
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CIMONE ROZENDO DE SOUZA
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FERNANDO BASTOS COSTA
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GRACIALINO DA SILVA DIAS
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SÉRGIO SCHNEIDER
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Data: 22 nov. 2010
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O tema proposto nesta tese vai ao encontro do atual debate em curso no Brasil e no mundo acerca de duas dimensões da cadeia agroalimentar: produção e consumo. Desse modo, as questões de como se dá essa relação frente às estratégias locais por diferentes atores, terá ênfase. Para isso, como campo empírico foram escolhidos três municípios localizados no território Centro-Sul do estado do Paraná: Irati, Inácio Martins e Fernandes Pinheiro que desde 2004 estão inseridos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mais especificamente na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS). A hipótese que embasa este estudo é de que o PAA poderá ser capaz de assumir um caráter estruturante - a partir do seu viés pedagógico, capacidade organizativa de produção, manutenção da diversidade ou resgate da policultura (e aqui se privilegia a agroecologia), bem como uma alternativa viável de acesso a um tipo de mercado (mercado institucional) -, não por altruísmo dos atores, mas por ser mais vantajoso ser parte integrante, do que estar à parte do processo, aliando a isso melhorias nas condições alimentares tanto das suas famílias, quanto das entidades receptoras. O objetivo principal foi analisar as relações sociais e as práticas alimentares de um grupo de agricultores(as) agroecológicos entre as responsáveis pelo recebimento dos alimentos doados buscando compreender se o PAA possibilita a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) de grupos sociais (como das famílias rurais) e das pessoas atendidas por estas entidades. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso. Como procedimentos foram empregados entrevistas semi-estruturadas e aplicação de questionários como: Escala Brasileira de Insegurança Alimentar(EBIA) e Questionário de Frequência de Consumo Alimentar(QFCA). A amostra foi composta por agricultores(as)/ fornecedores(as) do PAA, nutricionistas e, coordenadora de uma das entidade dos seus produtos é, de fato, o que os mobiliza a continuar produzindo em maior diversidade e quantidade. Após a vivência dos(as) agricultores(as) /fornecedores de estarem inseridos no Programa foi possível para estes atores se sentirem parte do processo e, assim, repensar suas práticas de produção de alimentos, seja ela destinada ao autoconsumo, seja voltada à comercialização. Para além da discussão acerca da produção destinada ao autoconsumo, ficou claro o processo de recampesinização entre as famílias de agricultores(as). O processo de (re)conexão se apresenta de forma frágil, considerando, sobretudo, as considerações feitas pelas mediadoras. Trazer à tona o debate acerca da produção-consumo de alimentos, tanto na perspectiva de quem produz, como na de quem consome, e tomando por referência a operacionalização de políticas públicas, viabiliza a ampliação de debates e a concretização de ações mais contundentes numa perspectiva de minorar a situação de vulnerabilidade (social e alimentar) e de pobreza rural.
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SUZANA CARNEIRO DE AZEVEDO FERNANDES
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AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA CARTOGRAFIA SIMBÓLICA
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Leader : JOSE WILLINGTON GERMANO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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GEOVANIA DA SILVA TOSCANO
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JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA
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JOSE ANTONIO SPINELI LINDOZO
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JOSE WILLINGTON GERMANO
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ROSANA LUCIA ALVES DE VILLAR
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Data: 29 nov. 2010
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Esta pesquisa qualitativa buscou compreender as atividades educativas, realizadas em Unidades de Saúde da Família, do Município de Mossoró-RN. Utilizou-se da cartografia simbólica para organizar e apresentar os dados da realidade. Partiu da abordagem da Educação em Saúde como prática de transformação de saberes, visando o desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade dos indivíduos no cuidado à saúde, mediatizada pela valorização do espaço das relações interpessoais estabelecidas nos serviços, como contextos de práticas educativas emancipatórias. Realizou entrevistas individual e coletiva, com profissionais de saúde e usuários da ESF, sobre os temas, as atividades, a participação, as dificuldades, as potencialidades e a concepção da educação em Saúde que permeiam o cotidiano da Estratégia Saúde da Família. Do apreendido fez mapas temáticos com a análise das práticas educativas dos profissionais que integram a Saúde da Família. Constrói laços com os fios das concepções de educação refletidas nos temas e nas atividades das equipes de Saúde da Família. Religa os enredos das vozes sobre as dificuldades e as potencialidades dos processos educativos em prol de posturas emancipatórias. Para os usuários a Educação em Saúde significa bom atendimento e a veiculação de informações sobre a prevenção das doenças. Os profissionais entendem que é toda informação que se dá aos usuários, sobre a saúde, o bem estar social, econômico e o estado geral do ser humano, como forma do mesmo se prevenir e tratar a doença. As marcas impressas nas vozes denotam que as atividades e os temas trabalhados pouco motivam os usuários à participação, sendo que os médicos e dentistas também se excluem das práticas educativas. Os grupos de idosos são os que mais se envolvem com as atividades. O tamanho da área adstrita e seu distanciamento da comunidade dificultam o acesso dos usuários, bem como, diminuem a qualidade das ações educativas e os vínculos usuários-profissionais. Por conseguinte, a busca de medicamentos, a necessidade de consultas médicas e a vontade de serem bem atendidos são marcas das vozes dos usuários que se interligam com as informações esclarecedoras e orientadoras oferecidas pelos profissionais aos usuários. Disto decorre que as práticas necessitam incorporar o social, o subjetivo e atuar com práticas de prevenção e promoção a saúde, com base nos estilos de vida. O modelo dialógico a ser adotado desde a fase do planejamento das ações de educação em saúde poderia despertar o interesse dos grupos envolvidos; promover uma relação de diálogo e de escuta; problematizar a realidade local; estimular a prática metodológica dialética; promover processos de desconstrução de conceitos, valores e posturas, como mais necessários que o de construção, usando múltiplas linguagens. A tese defendida denota caminhos para outros estudos voltados para a compreensão de um modelo dialógico compromissado com as trocas de saberes e a descoberta de estratégias que favoreçam a formação da consciência crítica e a descoberta de como está a formação das novas gerações profissionais da saúde, de modo a pertencer ao projeto de sociedade, nas suas dimensões técnica, científica, pedagógica, ética, humanística e política.
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LENINA LOPES SOARES SILVA
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NARRATIVAS DO BRASIL NAS MEMÓRIAS DE PEDRO NAVA
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Leader : JOSE WILLINGTON GERMANO
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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BRASILIA CARLOS FERREIRA
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DALCY DA SILVA CRUZ
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GEOVANIA DA SILVA TOSCANO
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ISABEL CRISTINA DE JESUS BRANDÃO
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JOSE WILLINGTON GERMANO
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Data: 30 nov. 2010
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Consiste, este trabalho de tese, de uma tradução da obra do médico brasileiro, Pedro da Silva Nava (1903-1984), em particular, de seus escritos memorialísticos e das crônicas, articulados com os de história da medicina, objetivando-se defender que as narrativas autobiográficas são fontes de pesquisas capazes de promover discussões sobre a dilatação do presente na confluência de uma sociedade desigual e complexa, em constante processo de mudança, como a brasileira. A fundamentação teórica e metodológica circula no entorno dos estudos, propostas e teses de Boaventura Santos sobre passado capacitante, subjetividade desestabilizadora, sociologia das ausências, razão cosmopolita e trabalho de tradução. As bases empíricas, extraídas da literatura produzida por Nava, foram analisadas tendo como referentes esta fundamentação e estudos que possibilitaram o fluir da tradução, entre outros, de Antonio Cândido, Arrigucci Jr, Boris Cyrulnik, Beatriz Sarlo, Ecléa Bosi, Ítalo Calvino, José Willington Germano, José Maria Cançado, Lev Vygotsky, Marilena Chauí, Paul Ricöeur e Walter Benjamim, sem descurar daquilo que consideramos imprescindível à pesquisa científica, à produção de conhecimentos prudentes e pertinentes, na perspectiva de uma vida decente. As inflexões iniciais traduzem o sujeito das Memórias e sua educação/formação, para, em seguida, situar as Memórias do sujeito no contexto literário, científico, histórico e poético brasileiro (1972-2010). Trazem seus principais intérpretes, discutindo a racionalidade empregada pelo Narrador, que defendemos aproximar-se da cosmopolita, evidenciando a constituição de narrativas cujas presenças inserem-se de antemão à verve modernista, vinculada à matriz discursiva contrária à literatura como espaço de dominação, disseminada no Brasil no início do Século XX. Desse modo, articula-se àquela na qual as preocupações conformam a construção da formação social do Brasil, como patrimônio nacional, através da narrativa literária com enfoque em um princípio histórico que torna o passado capacitante. Permite, assim, sua releitura, para cujas tramas convergem à memória, os modos de vida, a pluralidade da linguagem e da cultura brasileira, formada por vários povos, confluindo para uma concepção, não de cultura, mas de multiculturalidade brasileira. A questão da memória foi tratada no espaço-tempo das experiências do ser que narra, moldado por uma subjetividade desestabilizadora que buscou ordenar os testemunhos de um tempo, de uma história e de uma sociedade, recontando-os pela imaginação criadora, quase ficcional, para fazer circular seus conhecimentos sobre o Brasil, unidos aos seus conhecimentos médicos, bem como aos de outros sujeitos de seu grupo de convivência e de outros grupos com os quais manteve contato. Assim, retratou bens culturais materiais e imateriais do país como forma de preservação, atribuindo-lhes significados e sentidos. Aproxima-se, portanto, da perspectiva de sociologia das ausências, pela dilatação do presente e pelas lógicas a ela inerentes em suas narrativas de si e do Brasil.
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ELAINE CRISTINA ALVES DA COSTA SAVALLI
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ANA, LUZIA E APRESENTAÇÃO: DE SANTAS E FESTAS
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Leader : ORIVALDO PIMENTEL LOPES JUNIOR
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MEMBRES DE LA BANQUE :
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ALEXSANDRO GALENO ARAUJO DANTAS
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EDMILSON LOPES JUNIOR
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LEMUEL RODRIGUES DA SILVA
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MARISTELA OLIVEIRA DE ANDRADE
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ORIVALDO PIMENTEL LOPES JUNIOR
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Data: 16 déc. 2010
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A festa é capaz de intermediar diferenças sociais e culturais proporcionando novas linguagens entre os seus participantes. A festa religiosa também tem esta função. Os atos festivos destinados aos santos podem ser incentivadores das novas interações sociais ocasionadas pelo evento. Partindo daí, este trabalho pesquisa três festas religiosas que têm como homenageadas, as santas: Nossa Senhora da Apresentação, representando a Mãe de Jesus, em Natal, e a história da fundação da Cidade, em 1599; Santa Luzia, uma mártir da Itália, faz parte da devoção popular na cidade de Mossoró, região oeste do Rio Grande do Norte; e Sant’Ana, mãe de Maria, ilustra com fervor a cultura caicoense, no Seridó do Rio Grande do Norte. Os objetivos desse estudo foram os seguintes: observar e comparar as festas em questão; estudar as festas no Brasil-colônia; pesquisar as festas do Rio Grande do Norte, relatadas anteriormente, entre os anos de 2007 a 2009; apreender a hagiografia das padroeiras dessas cidades e, por fim, enfatizar os pontos em comuns, assim como as diferenças existentes entre elas. A inspiração metodológica foi trabalhada a partir de Peter Burke.
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