Charles é Professor Adjunto do IMD-UFRN desde 2012. Sua carreira de pesquisador e desenvolvedor tem sido dedicada às áreas de Jogos Digitais, Inteligência e Educação, com foco na aplicação da Inteligência Artificial para a construção automatizada de estratégias, a aplicação do Pensamento Computacional para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, a aplicação da Gamificação para aumentar o engajamento na execução de tarefas, a construção de Jogos Sérios e Simuladores para acompanhar e avaliar o processo de ensino e aprendizagem. Tem atuado em diversos projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, para os quais recebeu algumas premiações nacionais. No Instituto Metrópole Digital (IMD), coordenou iniciativas em diversos cursos, tais como a criação do Técnico em Programação de Jogos Digitais, a criação do Minor em Produção de Jogos Digitais do Bacharelado em Tecnologia da Informação, a criação do Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) e a criação da especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem (EMAA). Foi coordenador do PPgITE (2016-2021). Foi vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Informação (PPgTI) (2021-2023). É coordenador da EMAA (2023...). É coordenador do Grupo de Pesquisa em Jogos Digitais e Tecnologias Educacionais (GameTEd) e do Laboratório de Jogos Digitais e Educação (GameLab). É sócio-fundador da DeepSim Technologies, uma startup voltada ao desenvolvimento de simuladores digitais interativos para capacitação inovadora na indústria.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Engenheiro de Pesquisa & Desenvolvimento - MASA Group (França) - (2008-2012) Pós-Doutorado em Informática - LIP6 - UPMC - Sorbonne Universités - (2007-2008) Doutorado em Informática - LIP6 - UPMC - Sorbonne Universités - (2002-2007) Mestrado em Ciência da Computação - CIn - UFPE - (1999-2001) Graduação em Ciência da Computação - DIMAp - UFRN - (1994-1998)
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Jogos Sérios e Simulações Gamificação Pensamento Computacional Aprendizado de Máquina Metodologias Ativas Inovação e Empreendedorismo