DPET

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PETROLEO

CENTRO DE TECNOLOGIA

    Últimas Notícias

15/01/2015 Vaga para Estágio em Mossoró
08/01/2015 Oportunidade de estágio
16/02/2012 Convocação dos alunos selecionados
16/02/2012 Resultado da seleção das Bolsas de Estudo de Graduação PRH-PB 21
12/01/2012 Bolsas de Estudo de Pós-Graduação

Apresentação do Departamento

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte tem se destacado como uma das instituições líderes em pesquisa no setor do petróleo e gás natural nas regiões Norte/Nordeste, principalmente em razão do Rio Grande do Norte ser o segundo maior produtor de petróleo do país e do intercâmbio de longa data que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) mantém com a Petrobras e suas prestadoras de serviço no estado. Como conseqüência desta experiência acumulada, a UFRN estabeleceu cooperações científicas e tecnológicas com o Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES), objetivando o desenvolvimento de pesquisas em diversos campos do conhecimento no setor (Engenharias, Geologia, Química, Física, Matemática, Informática, Meio Ambiente, etc).

 

Em 1999, alicerçados nestes convênios, 10 projetos da UFRN foram apresentados e aprovados pelo Fundo Setorial de Petroleo e Gás CTPETRO/FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). Em 2000, 06 outros projetos foram aprovados. Além disso, tanto em 1999 quanto em 2000, o CTPETRO destinou recursos para equipamentos e infra-estrutura para a UFRN. Em 2001 a UFRN aprovou como instituição âncora, 04 das 13 redes cooperativas de pesquisa norte-nordeste. Nos anos seguintes, respaldados pelo sucesso na execução dos projetos citados anteriormente, vários outros projetos na área do petróleo foram aprovados pelo CNPq, FINEP e diretamente pelo CENPES/Petrobras. Atualmente a UFRN conta com um histórico de mais de 100 (cem) projetos aprovados e diversos Grupos de Pesquisa da UFRN mantém parcerias em áreas de grande interesse estratégico no setor de petróleo e gás, como por exemplo, a do CENPES/IACOT (Rede Temática em Automação, Controle e Otimização de Processos) via REDIC (Rede Norte-Nordeste de Pesquisa em Instrumentação e Controle).

 

Paralelamente, a Agência Nacional de Petróleo (ANP), apóia dentro da UFRN, 04 (quatro) Programas de Recursos Humanos (PRH), sendo três deles ligados às engenharias, objetivando complementar a formação de alunos de graduação e de pós-graduação na área de petróleo e gás natural.

 

A somatória de todos estes recursos oriundos de fundos setoriais, CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico) e projetos de pesquisa contratados diretamente do setor privado, possibilitaram que a Instituição montasse uma infra-estrutura de alto nível e adequada à realização de estudos de vanguarda no desenvolvimento e pesquisa em petróleo e gás natural.

 

Como conseqüência das pesquisas desenvolvidas pela UFRN na área de petróleo, diversos grupos foram criados e/ou consolidados em diversas áreas do conhecimento culminando com a criação, em maio de 2006, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Petróleo (PPGCEP), níveis Mestrado e Doutorado, tendo sido selecionados em apenas três semestres (2006.2, 2007.1 e 2007.2) 120 (cento e vinte) alunos (100 para mestrado e 20 para doutorado), escolhidos de um universo de aproximadamente trezentos candidatos. O PPGCEP oferece quatro linhas de pesquisa: Engenharia e Geologia de Reservatórios e Explotação de Petróleo e Gás Natural; Automação na Indústria de Petróleo e Gás Natural; Física Aplicada à Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural e Meio Ambiente na Indústria de Petróleo que engloba a sub-linha de Tecnologias do Gás Natural e Energias Renováveis Aplicados à Indústria de Petróleo.

 

Fundamentada neste histórico, a UFRN propõe a criação do Curso de Engenharia de Petróleo, a partir de 2009, motivada pela demanda social e de mercado relativa aos profissionais da área de petróleo com formação em engenharia.

Chefia do Departamento:
LINDEMBERG DE JESUS NOGUEIRA DUARTE
MARCOS ALLYSON FELIPE RODRIGUES
Telefone(s):
99193-6241
Endereço Alternativo:
http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/departamento/portal.jsf?id=5075

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2017 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao v3.34.4.a