EST/CCET

DEPARTAMENTO DE ESTATISTICA

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA


    Últimas Notícias

04/10/2019 Semana de Estatística 2019
04/10/2019 Ciclo de seminários do Departamento de Estatística da UFRN - 2019
16/09/2019 Ciclo de seminários do Departamento de Estatística da UFRN - 2019
11/09/2019 Semana de Estatística 2019
26/08/2019 Ciclo de seminários do Departamento de Estatística da UFRN - 2019

Apresentação do Departamento

O Departamento de Estatística – DEST integra o Centro de Ciências Exatas e da Terra – CCET, tendo sido criado em 1982, por desmembramento do Departamento de Matemática Pura e Aplicada (DMPA).

O DEST dá suporte ao curso de graduação em Estatística e ao Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Estatística (PPGMAE), em nível de mestrado. Ademais presta serviço aos mais diversos cursos de graduação da UFRN que contemplem disciplinas de estatística em suas estruturas curriculares e a outros programas de pós-graduação, mas, neste último, com menor participação de seu quadro de professores, quando comparado com o PPGMAE.  

Em 1988 foi implantado no Curso de Estatística o Programa de Educação Tutorial (PET), o qual elevou o nível de aprendizado dos alunos do Curso, trazendo novo impulso, uma vez que os bolsistas desse Programa sempre demonstraram grande entusiasmo nas atividades discentes voltadas para a Estatística. Além da bolsa, os alunos do PET dispõem de uma Sala de Estudos, de uma estrutura computacional e contam com a assistência permanente de um professor Tutor. Atualmente são 12 (doze) alunos atendidos por esse programa. O Grupo PET desenvolve Seminários sobre diversos temas, realizando trabalhos de Pesquisa, além de outras atividades como oficinas de Probabilidade, participação na CIENTEC e na organização de eventos, como a Semana de estatística e divulgação do curso, entre outras.

O Departamento de Estatística possui um órgão de Colaboração Estatística que agrega atividades de Extensão, Ensino e Pesquisa Estatística (Laboratório de Estatística Aplicada – LEA) que vem realizando relevantes serviços, tanto a órgãos públicos e privados, quanto à comunidade acadêmica nas suas diversas áreas de pesquisa. Este órgão presta serviços através das mais diversas análises estatísticas de dados, sendo que, mais frequentemente, assessorando alunos e professores na elaboração de monografias, dissertações e teses de diversos cursos de graduação e de pós-graduação da UFRN e de outras instituições do país. Participam atualmente do LEA  professores colaboradores cinco além de um coordenador, dois alunos bolsistas e quinze alunos bolsistas voluntários.

O Departamento de Estatística conta com a  Base de Pesquisa em Métodos Estatísticos (BME). A Base de Pesquisa em Métodos Estatísticos foi criada em 2004, estando devidamente cadastrada no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e aprovada pela Comissão de Pesquisa da UFRN, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de métodos estatísticos e a busca por bons níveis de produção, visando desenvolver a Estatística no Rio Grande do Norte.

 

 

Chefia do Departamento:
FIDEL ERNESTO CASTRO MORALES
DIONE MARIA VALENCA
Telefone(s):
3342 2264 Ramal 500
Endereço Alternativo:
Não informado

<< voltar

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2019 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao v4.45.5_sync