DPEC

DEPARTAMENTO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO

CENTRO DE EDUCAÇÃO

Projetos de Pesquisa


: Visualizar Detalhes do Projeto de Pesquisa
ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS
2015, O planejamento da aula de leitura de literatura e os processos mediadores: formar leitores, formando-se
2013, A MEDIAÇÃO NA LEITURA DO POEMA: INTERFACE VOZ, IMAGEM E SENTIDOS
2013, A mediação na leitura do poema e do livro de poesisa: interface voz e imagem no processo de atribuição de sentidos
2012, A MEDIAÇÃO NA LEITURA DO POEMA: INTERFACE VOZ, IMAGEM E SENTIDOS
ALESSANDRO AUGUSTO DE AZEVEDO
2020, ACOMPANHANDO O PROGRAMA APRENDENDO MAIS
2019, FACES DA EJA: UM ESTUDO DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE ESTADUAL EM NATAL-RN
2016, FACES DA EJA: SUJEITOS, SABERES E EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA “DA SEGUNDA CHANCE”
2013, FACES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM NATAL
2012, FACES DA EJA EM NATAL
ALEXANDER DE FREITAS
2013, Cinema e educação: o que pode o cinema?
ALEXANDRE DA SILVA AGUIAR
2016, Enfrentamento ao uso abusivo e ilegal da prisão provisória e criação de condições dignas para a população carcerária do Rio Grande do Norte
2013, Mapa Regional Sobre Educação em Prisões no Nordeste Brasileiro
ANA SANTANA SOUZA
2016, Leitura, tecnologia e diversidade: processos de formação humana integral
2014, Formação continuada de professores de língua portuguesa: as demandas do Ensino Médio Inovador no Rio Grande do Norte.
ANDRE FERRER PINTO MARTINS
2019, Contribuições da sociologia da ciência de Ludwik Fleck para a educação em ciências
2018, Temas e questões de natureza da ciência a partir de episódios da História da Ciência
2018, O Tempo e a escola: iniciando uma reflexão
2015, Sociologia da Ciência no ensino da Evolução Biológica: um olhar a partir do referencial fleckiano
2013, Investigando a “natureza da ciência” entre licenciandos de Pedagogia
2012, Investigando e problematizando concepções de “Ciência” de estudantes e futuros professores
2011, Investigando a “natureza da ciência” e o papel dessa temática em estratégias didáticas
2011, Investigando a “natureza da ciência” entre licenciandos de Pedagogia
AZEMAR DOS SANTOS SOARES JUNIOR
2016, "Marchando com muito garbo e correcção": a disciplinarização de corpos na Escola de Aprendizes Marinheiro no Rio Grande do Norte e na Paraíba
BETANIA LEITE RAMALHO
2012, A Inovação Pedagógica: Um estudo de necessidades formativas no contexto do Programa do Ensino Médio Inovador (PEMI) como expressão das mudanças educacionais no Século XXI.
2011, Acesso e Inclusão de estudantes da rede Pública na Cultura Acadêmica da Universidade Pública
2011, Acesso e Inclusão de estudantes da rede Pública na Cultura Acadêmica da Universidade Pública - Parte II
2011, A passagem do Ensino Médio à UFRN: estudos sobre o acesso, a permanência e a qualidade do Ensino Médio.(PArte II)
2011, TORNAR-SE UNIVERSITÁRIO: do lugar, do sentido e do percurso do Ensino Médio e da Educação Superior
2011, Reformas Educacionais e Ensino Superior: impactos da globalização no acesso e na inclusão social em Brasil e em Espanha
CELIA MARIA DE ARAUJO
2016, Formação e prática docente: o uso de tecnologias na escola
CIBELLE AMORIM MARTINS
2019, Concepção e gestão da Revista Prometeu: possibilidades e desafios para um periódico científico multimodal.
2017, Rede Dialógica Chão da Escola
CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
2019, Linguagem e desenvolvimento sustentável: integrando ciências, língua portuguesa e matemática
CRISLANE BARBOSA DE AZEVEDO
2018, Organização docente e profissionalização
2018, Práticas pedagógicas em História e a colaboração como princípio formativo
2015, Práticas pedagógicas, currículo e reflexão sobre a docência: experiências de formação docente inicial e continuada
2013, Processo ensino-aprendizagem e formação de professores de História
2013, História da escolarização no Rio Grande do Norte (século XX)
2011, Processo ensino-aprendizagem e formação de professores de História
DEBORA MARIA DO NASCIMENTO
2018, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: SENTIDOS POLÍTICOS E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
2017, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E OS DESAFIOS PARA ENSINAR SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: POR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA E TECNOLÓGICA
2014, Representações Sociais e desafios na docência em Sociologia no Ensino Médio
2013, O estágio supervisionado e a construção de representações sociais sobre ensinar Sociologia no Ensino Médio
ELENA MABEL BRUTTEN BALDI
2016, Enhancement of a Quality Culture in Teaching & Learning in South American Higher Education Institutions (QuaL@T&L)
2014, O processo de construção da Cultura Acadêmica na UFRN: profissão, qualidade e deontologia docente na Universidade.
2014, Programa de innovación y desarrollo de la calidad en la formación docente
FLAVIA ROLDAN VIANA
2020, Tempos de aprendizagens no contexto da acessibilidade comunicacional e da educação bilíngue para surdos na Educação Básica e no Ensino Superior: os novos desafios de ensinar
2020, Abordagem STEAM para aprendizagem matemática: práticas pedagógicas acessíveis na educação de surdos
2018, ENSINO DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL BILÍNGUE PARA SURDOS: INVESTIGANDO CONCEITOS ESTATÍSTICOS COM BASE NA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
2017, Acessibilidade de produtos audiovisuais para ambientes virtuais de aprendizagem: Tradução/Interpretação e legendagem para surdos e ensurdecidos
FRANCISCO CLAUDIO SOARES JR
2015, LIÇÕES DE GEOGRAFIA: necessidades formativas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Ceará-Mirim/RN.
2011, A produção da Geografia Escolar: práticas pedagógicas e memória.
FREDY ENRIQUE GONZALEZ
2018, "Escrevendo de si Mesmo": Estratégia para a Formação Inicial de Professores de Matemática
GILBERTO FERREIRA COSTA
2019, AS PRÁTICAS FORMATIVAS DO GRUPO DE ESTUDOS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS EM MOVIMENTO/ GEPEM: DA SUA CONSTITUIÇÃO A ATUALIDADE
2019, O PERCURSO DE ALUNOS E ALUNAS DO CURSO DE PEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DOCENTE
2013, AVALIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL DA UFRN: IMPRESSÕES DE DOCENTES E DISCENTES
2013, CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFRN: ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS A SEREM IMPLEMENTADAS PELO NDE E COMISSÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO A PARTIR DA REALIDADE DAS ESCOLAS LOCALIZADAS NOS PÓLOS E COMUNIDADES VIZINHAS.
HALANA GARCEZ BOROWSKY
2020, Formação docente no projeto orientador de atividade
ISAURO BELTRAN NUNEZ
2012, Ensinar a ensinar habilidades comunicativas como ferramenta na construção do conhecimento em Ciências Naturais. Uma abordagem baseada na Teoria de Assimilação por Etapas de P. Ya. Galperin.
IZOLDA COSTA FERNANDES
2013, APRENDIZAGENS NA DOCÊNCIA EM SALA DE AULA: O PROCESSO FORMATIVO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
2013, O EGRESSO DO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL DA UFRN: SEU CAMPO DE TRABALHO E AS EXPECTATIVAS DAS INSTITUIÇÕES QUE O EMPREGA
2011, O LIVRO DIDÁTICO NA EJA: um estudo com professores e alunos de escolas públicas na cidade de Natal
JEFFERSON FERNANDES ALVES
2019, AUDIODESCRIÇÃO NAS ARTES CÊNICAS: A CONSTRUÇÃO DE UM OLHAR ESTÉTICO CONSIDERANDO A NÃO VIDÊNCIA
2017, Acessibilidade, Deficiência e Educação: processos tradutórios em contextos artísticos, culturais e educacionais
2013, Arte e Deficiência: os processos educacionais e estéticos de pessoas com deficiência em contextos escolares e não escolares
2012, Educação inclusiva e deficiência visual: as linguagens artísticas e os processos de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência visual
2012, Educação inclusiva e deficiência visual: as linguagens artísticas e os processos de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência visual
2011, Educação inclusiva e deficiência visual: as linguagens artísticas e os processos de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência visual
JOAO TADEU WECK
2019, Estudo das Tecnologias da Informação e Comunicação para o desenvolvimento acessível de Objetos de Aprendizagem no Laboratório de Tecnologias Educacionais.
JOSIVANIA MARISA DANTAS
2020, Alfabetização científica e tecnológica na educação básica: Uma análise documental para uma ação didático pedagógica inovadora
2014, Formação de professores de Ciências e Química: Um estudo sobre a abordagem CTS no ensino básico e superior
KARYNE DIAS COUTINHO
2018, POÉTICAS DO APRENDER: CONEXÕES ENTRE ARTE, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
2013, Contemporaneidade e Educação
2012, CONSUMO CULTURAL EM NATAL/RN: mapeamento dos equipamentos culturais, das frequências e dos gostos dos consumidores de bens culturais
2011, Contemporaneidade e Educação
LENILTON FRANCISCO DE ASSIS
2014, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UFRN
LUCINEIA CONTIERO
2019, Narrativas autobiográficas no exercício de (auto)formação do professor militar da Academia da Força Aérea.
2016, Ritos de passagem e narrativas autobiográficas: exercício de (auto)formação do professor militar da Academia da Força Aérea.
2015, Ensino de L.I. através de jogos dramáticos
2012, "Beyond all pity", de Carolina Maria de Jesus: identidade memorialística e processos metodológicos da tradução em língua inglesa
2012, Ensino de Língua Inglesa através de técnicas teatrais
2011, "Beyond all pity", de Carolina Maria de Jesus: identidade memorialística e processos metodológicos da tradução em língua inglesa
LUCRECIO ARAUJO DE SA JUNIOR
2013, Filosofia nas Escolas de Natal: o currículo é reelaborado em função da nova disciplina?
2011, Traços de permanência e mudança no texto e no discurso
MARCIA MARIA GURGEL RIBEIRO
2011, Currículo, trabalho pedagógico e inclusão escolar: produzindo redes de sentidos e significados na perspectiva histórico-cultural
2008, Currículo, trabalho pedagógico e inclusão escolar: produzindo redes de sentidos e significados na perspectiva histórico-cultural
MARCOS AURELIO FELIPE
2016, IMAGEM EM REDE:perspectivas teórico-metodológicas da imagem no contexto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
MARISA NARCIZO SAMPAIO
2015, Acompanhamento longitudinal de professoras formadas pela UFRN
MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA
2015, Memórias de vivências escolares e necessidades formativas de futuros docentes de Ciências
2014, NECESSIDADES FORMATIVAS DE FUTUROS DOCENTES DE CIÊNCIAS
2013, Enfoque ambiental no ensino de Ciências em escolas públicas natalenses
MARLUCIA MENEZES DE PAIVA
2011, RECONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA EDUCACIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE DE 1889 A 1961
MARTA MARIA CASTANHO ALMEIDA PERNAMBUCO
2013, O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira: análise de sistemas de ensino a partir da década de 1990 etapa 2 - subprojeto UFRN
2011, O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: análise de sistemas públicos de ensino a partir da década de 90. Subprojeto UFRN
2011, O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: análise de sistemas públicos de ensino a partir da década de 90. Subprojeto UFRN
MERCIA DE OLIVEIRA PONTES
2016, Jogos de origem africana e Educação Matemática: um olhar etnomatemático
2016, O Livro Paradidático Digital Acessível no Ensino e Aprendizagem da Matemática
2012, Contribuições de George Peacock para a Educação Matemática no Século XIX e nos dias atuais
2012, O uso de História da Matemática na elaboração de atividade de redescoberta para o ensino de números inteiros
2012, Laboratório de Ensino de Matemática nas Escolas da Rede Pública de Ensino na Cidade de Natal
MIDORI HIJIOKA CAMELO
2011, Estudo das ‘Situações Didáticas’ e 'Pensamento Reflexivo' geradas pelo Ensino de Ciências Baseado na Investigação/Indagação (ECBI).
2011, Formar-se professor ou professora de física: a busca da relação entre significante e significado para licenciandos da UFRN
NISIA FLORESTA BRASILEIRA AUGUSTA DE PAULA E SOUSA
2011, ArteTerapia: fundamentos, percurso histórico e teórico, aplicações sócio-educativas através de práticas psico-corporais e expressivas.
2011, ArteTerapia e Educação do Ser
PABLO SEBASTIAN MOREIRA FERNANDEZ
2018, GEOPOÉTICA E EDUCAÇÃO
PAULO ROBERTO SOUTO MAIOR JUNIOR
2020, A invenção dos homens: a construção da masculinidade nos livros didáticos de História
RAIMUNDO NONATO JUNIOR
2016, GEOGRAFIA E INTERNACIONALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: INDICADORES COMPARADOS DE QUESTÕES REGIONAIS E GLOBAIS NA FORMAÇÃO DE GEÓGRAFOS EM DIFERENTES PAÍSES
ROSA APARECIDA PINHEIRO
2013, MEMÓRIA DA PRODUÇÃO E USO DE LITERATURA E MATERIAL DIDÁTICO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO RIO GRANDE DO NORTE
2013, A escola como dinamizadora de uma comunidade de aprendizagem na Educação ao Longo da Vida
2013, A ESCOLA COMO DINAMIZADORA DE UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM: a experiência de Guarapes/ RN (Brasil)
2013, 40 Horas de Angicos – História e Memória da EJA no RN e no Brasil
2012, MEMÓRIA DA PRODUÇÃO E USO DE LITERATURA E MATERIAL DIDÁTICO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO RIO GRANDE DO NORTE
2012, A escola como dinamizadora de uma comunidade de aprendizagem na Educação ao Longo da Vida
2011, MEMÓRIA DA PRODUÇÃO E USO DE LITERATURA E MATERIAL DIDÁTICO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO RIO GRANDE DO NORTE
2011, A escola como dinamizadora de uma comunidade de aprendizagem na Educação ao Longo da Vida
2011, A ESCOLA COMO DINAMIZADORA DE UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM: a experiência de Guarapes/ RN (Brasil)
RUTE ALVES DE SOUSA
2017, A importância da monitoria no processo de formação do professor
2013, O PARQUE DA CIÊNCIA NUMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA E INTERDISCIPLINAR
2011, Formação em serviço e as mudanças no papel do professor
SILVIA REGINA GROTO
2019, Saberes científicos, saberes da tradição e o ensinar ciências: uma análise à luz da sociologia do conhecimento de Ludwik Fleck
SORANEIDE SOARES DANTAS
2015, A SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR E NA DÍADE PROFESSOR – ALUNO.
TATYANA MABEL NOBRE BARBOSA
2018, Edição biográfica: políticas e práticas editoriais para publicação de textos memorialísticos
2011, Leitura e escrita: recortes inter e multidisciplinares no ensino de matemática e de língua portuguesa
THIAGO EMMANUEL ARAUJO SEVERO
2019, INTERFACES E EXPRESSÕES DA CULTURA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
2016, EXPERIÊNCIAS, PESQUISAS E PRÁTICAS CIENTÍFICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
2015, UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO (INQUIRY-BASED SCIENCE TEACHING)
VANDINER RIBEIRO
2017, CURRÍCULOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NO “PROGRAMA FÓRMULA DA VITÓRIA”: A RELAÇÃO ENTRE GÊNERO E APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE NATAL-RNc
VANIA APARECIDA COSTA
2019, Letramentos no contexto da Educação do Campo
WILSON ELMER NASCIMENTO
2020, Retratos sociológicos de professores de Física: trajetórias de desenvolvimento profissional docente
 
129 Projeto(s) encontrado(s)

SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2020 - UFRN - sigaa20-producao.info.ufrn.br.sigaa20-producao v3.54.0_7