DPR/CCSA

DEPARTAMENTO DE DIREITO PRIVADO - DIPRI

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Notícias

O Professor Virgílio Macêdo Jr - Departamento de Direito Privado da UFRN - é o novo presidente do TRE/RN.
19/06/2014 10:23

O pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte escolheu na sessão de ontem, os nomes dos desembargadores Virgílio Macêdo Jr. e Zeneide Bezerra, como primeira e segunda indicação para a presidência e vice-presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) para os próximos dois anos. Para a suplência naquela Corte, foram definidos os desembargadores Ibanez Monteiro e Glauber Rego, respectivamente.

A proposição dos nomes foi feita pelo presidente do TJRN, desembargador Aderson Silvino, obedecendo ao critério de rodízio por antiguidade, de forma transparente e pública. Durante seus pronunciamentos, como é tradição na corte, os desembargadores eleitos não votaram em si mesmo. “São profissionais da Justiça que manterão a tradição da participação eficiente dos magistrados desta Corte também na área eleitoral”, disse Aderson Silvino.

O primeiro indicado, Virgílio Macêdo Jr. afirmou ser difícil para ele e a desembargadora substituir os colegas Amílcar Maia e João Rebouças, no comando do TRE/RN. “Faremos o possível para contribuir com a gestão eleitoral” – declarou o futuro presidente da Corte Eleitoral potiguar. Zeneide Bezerra comentou sobre as afinidades no pensar jurídico entre ela e Virgílio Macêdo Jr. “Conheço-o desde os tempos de sua primeira gestão à frente da Escola da Magistratura (ESMARN) e convivemos na Câmara Criminal, compartilhando visões semelhantes sobre o direito”, acrescenta.

O atual presidente do TRE potiguar, desembargador Amílcar Maia salientou a forma de escolha. “Apesar de a Constituição Federal prever esta escolha como pelo voto secreto, o TJRN dá um exemplo em favor da transparência, pela maneira pública e aberta desta votação”, reitera o magistrado.

Ibanez Monteiro e Glauber Rego, desembargadores do TJ potiguar desde 2013, foram reconhecidos pelos demais membros da Corte Estadual de Justiça, pela experiência e pela juventude. O primeiro por já ter atuado na esfera eleitoral e o segundo por poder contribuir com sua visão de advogado atuante, no passado, para avanços na área de atuação que envolve as eleições.

Participaram da sessão, o presidente Aderson Silvino, o vice, Saraiva Sobrinho, e os pares Amaury Moura Sobrinho, Judite Nunes, Claudio Santos, Expedito Ferreira de Souza, João Rebouças, Vivaldo Pinheiro, Amílcar Maia, Dilermando Mota, Virgílio Macêdo Jr., Ibanez Monteiro, Zeneide Bezerra e Gilson Barbosa.

fONTE: http://www.novojornal.jor.br/_conteudo/2014/06/politica/27909-virgilio-macedo-e-o-novo-presidente-do-tre.php

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v4.12.17