DPR/CCSA

DEPARTAMENTO DE DIREITO PRIVADO - DIPRI

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Notícias

O DPR/UFRN apresenta a REDIDH - Revista de Direito Internacional dos Direitos Humanos
29/10/2013 18:10

Prezados,

É com muita alegria que apresentamos a Revista de Direito Internacional dos Direitos Humanos.

Trata-se de instrumento de divulgação científica vinculado ao Departamento de Direito Privado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ao grupo de pesquisa "Direito Internacional e Soberania do Estado Brasileiro: Perspectiva Regional e Universal" e ao Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGDIR/UFRN), com apoio do Departamento de Direito Público e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, cuja finalidade é promover o desenvolvimento do Direito Internacional dos Direitos Humanos, enquanto ramo autônomo da ciência jurídica. Mais do que isso, a REDIDH é a primeira revista da América Latina especializada em Direito Internacional dos Direitos Humanos.

Lecionada em inúmeras Universidades, nacionais e estrangeiras, a referida disciplina encontra-se na estrutura curricular do Curso de Direito da UFRN/CCSA, precisamente vinculada ao Departamento de Direito Privado, bem como é oferecida no PPGDIR/UFRN (Especialização em Direito Internacional e Mestrado em Direito). Na intenção de fomentar o diálogo científico, a REDIDH publicará artigos científicos, decisões judiciais, resenhas, pôsteres e escritos provenientes de atividades de iniciação científica em diversos idiomas (português, inglês, espanhol, italiano, francês e alemão). Para o recebimento dos textos, a revista disponibiliza o sítio http://www.revistadidh.com.br/ojs/index.php.

A REDIDH conta um Conselho Científico formado por professores/pesquisadores de diversas Universidades, nacionais e estrangeiras. Dentre outras, pode-se destacar a presença de profissionais da UFRN, UFPB, UFPE, UFMG, UFMT, USP, CEDIM, UNIBRASIL, UNISINOS, PUC/RS, FGV/SP. Seguindo sua proposta de internacionalização, merece destaque a presença no citado Conselho de Professores vinculados a Universidades latinoamericanas e europeias, como a Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, Universidad Nacional Autónoma de México, Universidad Nacional de La Plata, Universidad de Valparaiso, Universidad del País Vasco, Universidade do Porto e Universidade Nova de Lisboa. Por fim, talvez por ser o mais importante, vale ressaltar que a REDIDH é um projeto desenvolvido com a grande participação de alunos do Curso de Direito da UFRN e técnicos-administrativos da UFRN.

A primeira edição conta com artigos científicos dos Profs. Iker Barbero, Gonzalo Aguilar Cavallo, Ligia Maura Costa, Juan Carlos Hitters, Esteban Anchustegui Igartua, Valerio de Oliveira Mazzuoli (em coautoria c/ Fábio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza), Larissa Ramina, Eduardo Ferrer Mac-Gregor Poisot e Juliana Carvalho (iniciação científica). Além dos artigos, a REDIDH também publicou um pôster sobre o Controle de Convencionalidade (premiado no Seminário do CCSA/UFRN).

Aguardamos as críticas.

Att.

Prof. Thiago Oliveira Moreira

Editor Geral da REDIDH