Extensão

No intuito de fortalecer vínculos com a sociedade, ao curso de Agronomia da UFRN, apesar de recentemente criado, vemaumentando sua participacnao em projetos de extensão universitária.

Esses projetos têm como principal objetivo a integração do ensino em sala de aula e sua interação com a realidade da vida cotidiana, com as propriedades rurais, empresas e a comunidade em geral.

As experiências adquiridas por meio dos projetos enriquecem a vida acadêmica, ampliam o horizonte científico, conectam academia e empresa/agricultores, facilitam a interlocução social, contribuem para a formação profissional, dentre outras.

A extensão leva professores e estudantes para fora da universidade, e igualmente recebe na universidade pessoas e organizações que podem utilizar dos serviços prestados pela comunidade academica da UFRN.

As principais atividades de Extensão programadas pelo Curso de Agronomia são:

 

- Dia de campo da Agronomia EAJ/UFRN

 

A atividade é prevista no projeto pedagogico do curso e é descrita da seguinte forma:- 

"No primeiro semestre de cada ano será realizado o Dia de Campo da Agronomia. Esta atividade tem o objetivo de promover a interação entre pequenos produtores rurais da região, assentados ou não, com o objetivo de disponibilizar as técnicas e práticas desenvolvidas ao longo do processo de formação do discente, que sejam capazes de sensibilizar os agricultores para o uso de práticas sustentáveis agrícolas e contribuir com o aumento da produtividade e rentabilidade do agricultor.

A metodologia utilizada para o evento tem o caráter essencialmente participativo, já que possibilita a percepção dos problemas e dificuldades, bem como dos avanços e resultados positivos. Segundo Brose (2001), um processo participativo visa a elaboração de propostas mais ajustadas à realidade, onde os indivíduos passam a ser sujeitos ativos no processo e não objeto do trabalho dos outros. Para tanto, são realizadas palestras e visitas às áreas de produção da Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias, para troca de informações. Com o intuito de garantir a participação e sensibilização dos agricultores, a UECIA disponibilizará transporte, alimentação e todo material de forma gratuita, visando não onerar o orçamento dos agricultores e seus familiares.

Entende-se que esta atividade é capaz de promover a troca de informações entre os produtores que já executam práticas agrícolas racionais, com produtores interessados na implementação destas, e que buscam um meio sustentável, legal e de consonância com a conservação ambiental na exploração dos recursos naturais locais."

 

- Wrkshop da Agronomia

 

é tambem uma atividade prevista no projeto pedagogico do curso. no primeiro semestre de cada ano será realizado o WorkShop da Agronomia. O objetivo desta atividade é a realização de reuniões temáticas com grupos de pessoas interessados em determinado projeto ou atividade. Esta atividade também é desenvolvida a partir de um processo participativo, onde o grupo é convocado a participar, vivenciando experiências que remetem ao tema em discussão. Nesse sentido, o workshop proposto tem caráter mais prático requerendo a presença de palestrante(s) e facilitador.

 

- Semana Agronômica

 

Realizado anteriormente durante a semana do dia 12 de outubro, quand ose comemora o dia do Engenheiro Agronomo, a partir de 2014, passa a acontecer dentro da programação da semana de ciencias agrarias da Unidade academica especializada em ciencias agrarias - SEMAGRO.

No evento, organizado pelos estudntes  e a coordenação  do curso de Agronomia, ocorrem palestras, mesas redondas, minic-cursos e viagens tecncias relacionadas ao curso e a profissao do Engenheiro Agronomo.

 

- Mostra das profissões da UFRN

 

A Mostra de Profissões é um evento realizado anualmente, sendo destinado aos estudantes do ensino médio e demais pessoas interessadas em conhecer a oferta de cursos da UFRN e as possibilidades de profissionalização a estes vinculadas.

O objetivo do evento é ajudar os jovens que pretendem ingressar na UFRN a escolher o curso de graduação baseados no conhecimento do perfil profissional de cada área de formação

Os visitantes  participam de tour e visitas guiadas pelos vários espaços de aprendizagem e convivência do campus universitário de Natal.

O curso de Agronomia tem participado, desde o a sua criaçnao, da programaçnao da mostra apresentando palestras sobre o curso, cartazes e distribuindo folderes sobre o curso.

 

- CIENTEC

 

A Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte acontece todos os anos, expondo os principais fundamentos das atividades científicas, tecnológicas e culturais da Universidade, buscando, dessa forma, uma interface com a sociedade.

A Universidade, enquanto espaço da troca de conhecimento e do diálogo de ideias, organiza a Semana de Ciência e Tecnologia da UFRN a partir de pavilhões que abrigarão exposições interativas e transdisciplinares, enfocando as produções dos Centros Acadêmicos e dos Órgãos Especializados e Suplementares e dos Eventos Acadêmicos, como congressos, seminários e exposição de banners. Ademais, a programação cultural da CIENTEC promoverá a apresentação de uma grande quantidade de espetáculos de dança, música, corais e cinema, compondo a moldura artístico-cultural desse evento de grande relevância para uma interação entre a Universidade, seus parceiros e a sociedade em geral.

Com essa organização, propõe-se a articulação das diferentes unidades de produção de ciência, tecnologia e cultura, evidenciando o que a UFRN tem desenvolvido de forma articulada no Ensino, Pesquisa, Extensão e produção cultural.

O curso de Agronomia participa com apresentação de trabalhos, exposiçnao de equipamentos, projetos e outras atividades de extensão.

 

alem dessas atividades regulares, os estudantes e professores do curso tambem estão envolvidos em diversos projetos de extensão. Confira alguns deles:

 

Ações de extensão  

Ano/Título

Tipo

Departamento

2014 - AVALIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE BIODIGESTORES EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA DA REGIÃO DO MATO GRANDE/RN NA PERSPECTIVA AGROECOLÓGICA.

PROJETO

EAJ

2014 - Sistema de Informação Geográfica (SIG) incorporado a gestão urbana e ao planejamento municipal: consolidando e replicando a experiência do Território do Mato Grande/RN

PROJETO

EAJ

2014 - SENSIBILIZAÇÃO DE AGRICULTORES FAMILIARES DO MATO GRANDE/RN À IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS.

PROJETO

EAJ

2014 - PROJETO DE FORTALECIMENTO DAS ATIVIDADES DE APICULTURA NAS REGIÕES AGRESTE, POTENGI E TRAIRI DO RIO GRANDE DO NORTE

PROJETO

EAJ

2014 - DIAGNÓSTICO SOCIAL TÉCNICO E AMBIENTAL DOS MORADORES E DAS ÁREAS PRODUTIVAS DO ASSENTAMENTO ELDORADO DOS CARAJÁS

PROJETO

EAJ

2014 - Horta mandala: cultivando sustentabilidade

PROJETO

EAJ

2013 - Trilhas Potiguares 2013 - Angicos

PROJETO

EAJ

2013 - PRÓ-LEITE SERIDÓ - Programa de Fortalecimento da Caprinocultura Leiteira do Seridó Norteriograndense

PROJETO

EAJ

2013 - Caravana cultural

PROJETO

EAJ

2013 - Desenvolvimento de um Sistema Agroflorestal na Vila Assis Chateaubriand em Touros-RN

PROJETO

EAJ

2013 - PROJETO DE FORTALECIMENTO DAS ATIVIDADES DE APICULTURA NA REGIÃO LESTE POTIGUAR

PROJETO

EAJ

2013 - IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM ÁREAS DE ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA DA REGIÃO DO MATO GRANDE (SEMIÁRIDO) DO RN.

PROJETO

EAJ

2013 - PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS FLORESTAIS NÃO-MADEIREIROS: INSERÇÃO SOCIOECONÔMICA NO SEMIÁRIDO

PROJETO

EAJ

2013 - Produção e fornecimento de sementes de mamona de alta qualidade para a agricultura familiar no RN

PROJETO

EAJ

2012 - TRILHAS POTIGUARES 2012 - SÃO RAFAEL

PROJETO

EAJ

2012 - Elaboração de proposta de jardinamento na paisagem do “Prédio das Graduações – UAECIA/EAJ”

PROJETO

EAJ

2012 - Atividade Florestal em Assentamento da Reforma Agrária

PROJETO

EAJ

2012 - Pet/conexões de Saberes comunidade do campo

PROJETO

EAJ

2012 - INTEGRAÇÃO AGRICULTURA-PECUÁRIA-PISCICULTURA POR MEIO DA IMPLANTAÇÃO DE BIODIGESTOR EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA DA REGIÃO DO MATO GRANDE-RN NA PERSPECTIVA AGROECOLÓGICA.

PROJETO

EAJ

2012 - Sustentabilidade sócio-ambiental do assentamento de reforma agrária Aracati, território da cidadania do Mato Grande/RN

PROJETO

EAJ

2012 - Implantação de um Sistema Agroflorestal na Vila Assis Chateaubriand em Touros-RN

PROJETO

EAJ

2012 - Associativismo e políticas públicas

PROJETO

EAJ

2011 - TRILHAS POTIGUARES - SÃO RAFAEL

PROJETO

EAJ

2011 - Programa Trilhas Potiguares Cidade de Florânia

PROJETO

EAJ

2011 - POTENCIALIDADES SÓCIO-AMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO DOS RECURSOS AGRO-ECOLÓGICOS E COSTEIROS DA REGIÃO DO MATO GRANDE, RIO GRANDE DO NORTE, NORDESTE, BRASIL

PROJETO

EAJ

2011 - POLICULTIVO COMO ALTERNATIVA DE PRODUÇÃO AQUÍCOLA PARA ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NO RN

PROJETO

EAJ

 

 

 

 



SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao