Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID

Coordenação Atual: Profª Drª Paula Fernandes



Sobre o Programa:

 

o subprojeto de História do PIBID da UFRN (a partir dos núcleos Caicó e Natal) tem como princípio norteador a formação do licenciando nos moldes apresentados pelo Projeto Pedagógico do Curso de História e articulados com as Diretrizes Curriculares institucionais, sendo coerente com a posição defendida pela Associação Nacional de História no sentido de considerar que a produção do conhecimento histórico deve nortear a atuação do profissional de História em todas as suas dimensões. Isso significa ensinar História como se faz História, seguindo o princípio que rege a produção metodizada da pesquisa histórica, e orientando as problemáticas de ensino-aprendizagem na perspectiva do tempo presente, em consonância com a experiência local dos alunos. As metodologias, estratégias e conhecimentos consolidados pela História do ensino de História são pontos de partida, a serem superados em situação didática, considerando-se o espaço formal da escola como organizador das nossas atividades.

Na docência, o profissional de História precisa criar critérios para seleção de conteúdo a partir dos interesses dos alunos, atendendo a perspectiva de formação do cidadão e fornecendo as condições para que o conhecimento histórico lhes proporcione condições mais amplas de leituras do mundo. Para os licenciandos vivenciarem a produção do conhecimento histórico na pesquisa e no ensino é necessário que existam acervos organizados, que lhes permita selecionar as fontes, formular problemas, analisar os dados em perspectiva histórica e produzir interpretações sobre o passado. Este caminho forma o pesquisador. Para formação do docente é necessário ir além: compreender esta forma de produção do conhecimento histórico, dialogar com o público a quem se destina a Educação Básica e atingir objetivos específicos (apreensão das informações históricas para alargamento da experiência temporal, criando condições para comparações e tomada de posicionamentos).

Para atender a demanda por acervos organizados, os Departamentos de História de Natal e Caicó têm estruturado os Laboratórios e Núcleo de Documentação, com acervos que incluem artefatos arqueológicos, manuscritos e impressos (séc. XVII-XX). No DEHIS-Natal há o Laboratório de Restauração (LABRE), Laboratório de Arqueologia (LARQ), Laboratório de Imagens (LABIM), Laboratório de Experimentação em História Social (LEHS) e Memorial do Programa Nacional do Livro Didático (Memorial do PNLD), que guarda as obras avaliadas entre 1997 e 2018. No DHC-Caicó têm-se o Laboratório de Documentação Histórica (Labordoc), o Laboratório de Arqueologia do Seridó (LAS), o Laboratório de Ensino de História e Educação Patrimonial (LENHEP), o Laboratório de História e Práticas de Pesquisa (LHCP), a Cordelteca da UFRN Poeta Djalma Mota, além do vínculo com o Museu do Seridó, que proporcionam um suporte sustentável às práticas de aprendizagem e desenvolvimento de pesquisa histórica, arqueológica e patrimonial. Compreende-se que esses laboratórios, em suas especificidades, atendem as duas formas de produção do conhecimento, na pesquisa e no ensino, com grande potencial para a abordagem de questões fundamentais para a comunidade escolar, como a História Local e o patrimônio cultural, material e imaterial. Desse modo, o contexto educacional em que o projeto está sendo desenvolvido torna-se um componente fundamental da proposta, contribuindo de maneira efetiva para concretizar o projeto formativo proposto pela política de formação docente da UFRN, fundamentada na concepção de educação como processo permanente de desenvolvimento e emancipação humana, como também no compromisso com um projeto social, político e ético que garanta o direito à educação de qualidade. Fonte: Texto do subprojeto do Núcleo de História da UFRN - Edital 2018-2020.

 

Quer conhecer mais sobre o programa? Acesse o site institucional clicando no link: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência -PIBID

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao