Trancamento de disciplina fora do prazo

Por Marcelo Esteves

 

No decorrer do período letivo, podem ocorrer situações que possam levar ao estudante solicitar trancamento de disciplina fora do prazo, desde que haja comprovação plausível como forma de justificativa. Problemas de ordem técnica, sistema, saúde são alguns exemplos. E para esta demanda o aluno pode recorrer a dois procedimentos distintos:

 

1º procedimento: O aluno poderá enviar um e-mail para o setor de atendimento da PROGRAD (atendimento@prograd.ufrn.br), de um e-mail pessoal e cadastrado no sistema acadêmico SIGAA, com o título “Trancamento de Componentes Curriculares Fora do Prazo”, com a seguinte documentação preferencialmente em PDF:

 

  • Requerimento Padrão PROGRAD devidamente preenchido e no campo onde consta “solicitação”, colocar Trancamento de Componentes Curriculares Fora de Prazo; o requerimento padrão PROGRAD poderá ser solicitado na coordenação do curso ou no site da PROGRAD;
  • Documento de identificação oficial com foto (frente e verso).
  • Documentos que embasam o pedido (Ex.: Comprovantes, Laudos, Documentos Acadêmicos, Histórico, Atestado de Matrícula, Atestado Médico, etc.).

 

Maiores informações e acompanhamento o aluno poderá recorrer através do telefone: (84) 3342-2299. Ramal: 116 e 117 ou no próprio e-mail: atendimento@prograd.ufrn.br.

 

2º procedimento: O aluno poderá procurar a coordenação do curso e o secretário deverá abrir um processo no SIPAC para a DACA, no código (11.03.02.02), que por sua vez encaminhará para à Câmara de Graduação – CONSEPE para análise e possível deferimento ou não do pedido. Neste processo, deverá conter:

 

  1. Requerimento Padrão PROGRAD devidamente preenchido e no campo onde consta “solicitação”, colocar Trancamento de Componentes Curriculares Fora de Prazo; o requerimento padrão PROGRAD poderá ser solicitado na coordenação do curso ou no site da PROGRAD;
  2. Histórico Escolar;
  3. Parecer favorável do coordenador ao pedido do aluno.

 

Para cadastrar o processo no SIPAC, um dos caminhos que o secretário poderá buscar no sistema conforme demonstrado na figura 17, é acessar a aba de Protocolo → Processos → Cadastrar Processos, conforme demonstração a seguir:

 

 

Em seguida o sistema exibirá a seguinte tela:

 

 

Figura 19 - Trancamento de disciplina fora do prazo – Fluxograma

 

Fonte: Elaborado pelo autor (2023)

 

Caso o secretário ainda não possua habilidade com o procedimento de cadastramento de processo no SIPAC, a Superintendência de Tecnologia da Informação - STI disponibilizou um manual[1] ensinando o passo a passo completo referente a esta demanda.

 

Para acompanhamento do processo, o aluno ou o secretário poderá consultar no próprio  SIPAC.[2]

 



[2] Disponível em: www.sipac.ufrn.br.Acesso em: 07 abr. 2023.

 

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