Matrícula fora do prazo

Por Marcelo Esteves

 

No decorrer do período letivo, pode ocorrer situações que possam levar ao estudante solicitar matrícula fora do prazo, desde que haja comprovação plausível como forma de justificativa. Problemas no último dia da matrícula extraordinária, de ordem técnica, sistema, ou até mesmo, quando o estudante envia para o e-mail da coordenação dentro do prazo determinado pelo calendário universitário, uma solicitação de matrícula em atividades que não formam turmas, procedimento este realizado exclusivamente pela coordenação, como: TCC, atividades complementares, artigo científico. Nesta situação relatada, pode ocorrer do aluno enviar no último dia, dentro do prazo estipulado no calendário, mas a secretaria da coordenação por motivo de fechamento por cumprimento do horário administrativo, somente observa a solicitação discente no dia posterior ao prazo, tendo o sistema fechado e não permitindo a realização da demanda.

 

Nesses casos pontuais, o secretário da coordenação do curso, deverá abrir um processo no SIPAC solicitando matrícula fora do prazo. O processo deverá ser encaminhado para a PROGRAD - Diretoria de Administração e Controle Acadêmico (DACA), código (11.03.01), contendo os seguintes documentos: 

 

  • 1- Requerimento Padrão PROGRAD devidamente preenchido e no campo onde consta “solicitação”, colocar MATRÍCULA FORA DO PRAZO; o requerimento padrão PROGRAD poderá ser solicitado na coordenação do curso ou no site da PROGRAD[1];
  • 2- Histórico escolar do aluno;
  • 3- Documento(s) comprobatório(s) que justifique(m) o pedido;
  • 4- Parecer do coordenador favorável ao pedido. 


[1] Disponível em:  https://prograd.ufrn.br/documento.php?id=348605823. Acesso em: 07 abr. 2023.

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