Apresentação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Turma de Formandos jul.2017.1.

 

 

Engenharia Ambiental é o ramo da Engenharia voltado para a solução dos problemas ambientais de forma integrada, considerando aspectos ecológicos, sociais, econômicos, políticos e tecnológicos, tendo em vista o desenvolvimento sustentado da economia e da sociedade. É uma profissão relativamente nova no Brasil, mas que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, em virtude de sua grande abrangência e atualidade.

O curso de Engenharia Ambiental da UFRN é um curso de dois ciclos, sendo o primeiro ciclo constituído pelo curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), com duração média de 3 anos (2 anos em disciplinas básicas de Cálculo, Física, Química, Computação etc. e 1 ano em disciplinas fundamentais da Eng. Ambiental, como Hidrologia, Ecologia, Geologia, Microbiologia, Pedologia, Oceanografia, Qualidade da água, Química Ambiental etc.), e o segundo ciclo pela formação complementar em Engenharia Ambiental, com duração média de 2 anos (para mais detalhes, veja a Estrutura Curricular). Quem quiser cursar Engenharia Ambiental, portanto, deve primeiro ingressar no BC&T, o que ocorre atualmente no UFRN principalmente pelo processo de seleção do SISU. Após a conclusão do BC&T, o aluno poderá concorrer a uma das 40 vagas oferecidas a cada semestre para reingresso de segundo ciclo no curso de Engenharia Ambiental.

O curso de Engenharia Ambiental da UFRN possui um mecanismo de estímulo ao ingresso na Pós-Graduação: os créditos cursados em disciplinas na área de Engenharia Ambiental em Programas de Pós-Graduação stricto senso reconhecidos pela CAPES (Mestrado ou Doutorado) podem ser contabilizados na carga horária de componentes curriculares optativas do curso de Engenharia Ambiental. Isto vale para disciplinas cursadas como alunos especiais ou como alunos efetivamente matriculados em Programas de Pós-Graduação (como o aluno da Engenharia Ambiental que reingressa no 2o ciclo já é graduado em BC&T, ele pode ingressar em programas de pós-graduação simultaneamente ao segundo ciclo do curso, o que só é recomendado a ser feito nos semestres finais do curso, por alunos com desempenho acadêmico destacado).

Engenheiro Ambiental formado na UFRN é capacitado para gestão de equipes multi e interdisciplinares, para avaliação, gestão, elaboração de projetos e consultorias, com atuação em áreas como: avaliação e estudo de impactos ambientais; licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental; gestão ambiental pública ou nas empresas; gestão dos recursos hídricos; controle da poluição da água, do ar e do solo; modelagem de sistemas ambientais, projeto e operação de sistemas de saneamento (água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana), dentre outras.

O Engenheiro Ambiental pode atuar, p.ex., em empresas de consultoria e projeto, companhias de saneamento (Água e esgoto ou Gestão de resíduos sólidos), indústrias (de diversos tipos), órgãos ambientais, prefeituras, instituições de ensino e pesquisa, companhias de mineração e petrolíferas, dentre muitas outras possibilidades.

 

Portal Público: <http://www.graduacao.ufrn.br/engambiental>

Endereço Alternativo: <https://www.facebook.com/groups/engambufrn/?fref=ts>

 

Coordenação e Vice Coordenação atual: Professoras Joana Darc Freire de Medeiros e Karina Patricia Vieira Cunha, respectivamente. Conforme portaria 087/16-CT, de 09 de setembro de 2016. BS Nº 174 de 15/09/2016, fls.14 e15. Fonte: <https://sipac.ufrn.br/public/baixarBoletim.do?publico=true&idBoletim=2127>. 

Coordenação do Programa: JOANA DARC FREIRE DE MEDEIROS

Telefone/Ramal: (84) 99193-6242

E-mail: <ccea@ct.ufrn.br>

Título do Profissional: Engenheiro ambiental Área de Conhecimento CNPQ: Engenharias Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial Endereço Alternativo: https://www.facebook.com/groups/engambufrn/?fref=ts
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 12/07/2017 - 17/07/2017 · Matrícula para o período 2017.2.
  • 24/07/2017 · Início do período letivo 2017.2.
  • 12/07/2017 - 17/07/2017 · Matrícula para o período 2017.2.
SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2017 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao