Apresentação

Histórico do curso

            O Curso de Letras, reconhecido pelo Decreto Federal Nº 45.868, de 16/09/1959, publicado pelo Diário Oficial da União em 04/11/1959, iniciou suas atividades agregado à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Natal, com o Curso de Bacharelado e Licenciatura em Letras Neolatinas.

            Em 1963, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte encampou a Faculdade de Filosofia, incorporando-a a Fundação José Augusto. Em seguida, o Decreto Presidencial Nº 62.380, de 11/03/1968 autorizou a agregação da Fundação José Augusto à UFRN, juntamente com a Faculdade de Educação e o Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes.

Perfil do curso

            O Curso de Letras é composto de cinco Licenciaturas: Língua Portuguesa e Literaturas; Língua Inglesa e Literaturas; Língua Francesa e Literaturas; Língua Espanhola e Literaturas & Língua Brasileira de Sinais. O Curso forma professores nas quatro áreas acima citadas para atuar no ensino Fundamental e Médio. Além de docentes, os profissionais formados em Letras poderão atuar como tradutor e revisor de textos.

            A oferta de vagas anual no vestibular para o Curso tem obedecido à seguinte distribuição de acordo com cada licenciatura: 70 vagas para Língua Portuguesa e Literaturas (30 para o turno matutino, 2015.1, e 40 para o noturno, 2015.2); 20 vagas para Língua Inglesa e Literaturas (turno matutino, 2015.1); 20 vagas para Língua Francesa e Literatura (turno matutino, 2015.1), 50 vagas para Língua Espanhola e Literaturas (turno noturno, 25 vagas em 2015.1 e 25 vagas em 2015.2) e 40 vagas para Língua Brasileira de Sinais (turno noturno, 2015.2). A duração média do Curso é de quatro anos, e os prazos para conclusão são de, no mínimo, três anos e meio e, no máximo, oito anos.

Perfil do profissional

            O perfil do profissional de Letras pressupõe – atrelado à formação alicerçada em bases teóricas e coerentes – uma fundamentação metodológica capaz de permitir ao graduando o estabelecimento de relações entre a análise linguística e a literária, e a prática docente, nas escolas públicas e/ou privadas do ensino Fundamental e Médio. Esse perfil não pode prescindir de outras duas bases: a iniciação à investigação linguística e literária.

Corpo docente

            O corpo docente do DLET e DLLEM é constituído de um total de 70 professores efetivos.

 

Infraestrutura

            Os departamentos dispõem da seguinte infraestrutura: Instituto Ágora - línguas, literaturas e culturas estrangeiras modernas; 1 Laboratório de línguas estrangeiras; 1 minibiblioteca de línguas estrangeiras; 1 núcleo de estudos portugueses.

Mercado de trabalho

            Além de atuar no ensino fundamental e médio, o profissional de letras poderá exercer atividades de assessoria técnico-linguística, serviços editoriais, projetos e pesquisas de materiais linguísticos e literários para fins socioculturais.

Avaliação do curso pelo ENADE

            O último conceito registrado foi o do ENADE em 2011, conseguindo nota 4 (quatro) de uma escala de 0 a 5.

Pesquisa e extensão

            Os Departamentos mantêm o Programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem – PPgEL (mestrado e doutorado em linguística aplicada, linguística e literatura comparada, como também cursos de especialização).

            Além das atividades relativas ao programa de pós-graduação, os departamentos desenvolvem projetos de pesquisa e extensão. 

Coordenação do Programa: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: Nenhum conteúdo disponível até o momento Área de Conhecimento CNPQ: Linguística, Letras e Artes Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 10/01/2024 - 17/01/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 26/02/2024 · Início do período letivo 2024.1.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao