Apresentação

    A gestão das organizações tem sido influenciada por modificações sociais e econômicas decorrentes da globalização do ambiente dos negócios.  O curso de Ciências Contábeis desempenha um papel altamente relevante neste contexto no sentido de prover os gestores com informações corretas, precisas e oportunas, de forma a subsidiar o processo decisório e levá-los ao aproveitamento de oportunidades de negócios, otimização dos recursos disponíveis, assim como enfrentar os desafios inerentes às suas transações.

    O profissional da contabilidade encontra-se num mercado de trabalho essencialmente diferenciado devido às peculiaridades regionais, mas de exercício uniforme devido aos aspectos legais e éticos que o envolve.

    De acordo com a referida pesquisa “O Perfil do Contabilista Brasileiro – 1995/1996”, realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, a maioria, aproximadamente 70% dos profissionais de contabilidade, é absorvida pelo setor de serviços públicos, contábeis e outros e 30% absorvidos pela indústria e comércio.

    O ingresso nos cursos de Contabilidade tem como fonte de motivação a existência de muitas oportunidades de trabalho e mesmo que os recém formados encontrem dificuldades iniciais são adequadamente absorvidos, havendo um desvio ocupacional de cerca de 20% contra quase 80% de profissionais desenvolvendo atividades compatíveis com a sua formação.

    A dificuldade dos recém formados de encontrar o primeiro emprego é mais evidente no setor privado, representando 71,64%, contra 28,36% no setor público. Este aspecto pode ser decorrente da formação histórica do quadro docente, que historicamente tem sido constituído por profissionais geralmente ligados a empresas públicas e que tinham na atividade de ensino uma fonte complementar de ocupação e renda.

    Este quadro, no entanto, tem se modificado com a crescente profissionalização do docente na área de ciências contábeis, bem como com a expansão das oportunidades de qualificação e pesquisa relacionadas.

    Assim, constitui-se como objetivo do Curso a formação de profissionais com capacidade crítico-analítica para entender, interpretar e divulgar os fenômenos que afetam o patrimônio das pessoas físicas e jurídicas, agindo de acordo com princípios legais, éticos e científicos no cumprimento dessas responsabilidades perante a sociedade.

Coordenação do Programa: DANIELE DA ROCHA CARVALHO

Telefone/Ramal:

E-mail: corconufrn@yahoo.com.br

Título do Profissional: Bacharel em Ciências Contábeis Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Sociais Aplicadas Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 10/01/2017 - 20/01/2017 · Matrícula para o período 2017.1.
  • 13/02/2017 · Início do período letivo 2017.1.
SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2017 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao