A gestão das organizações tem sido influenciada por modificações sociais e econômicas decorrentes da globalização do ambiente dos negócios. O curso de Ciências Contábeis desempenha um papel altamente relevante neste contexto no sentido de prover os gestores com informações corretas, precisas e oportunas, de forma a subsidiar o processo decisório e levá-los ao aproveitamento de oportunidades de negócios, otimização dos recursos disponíveis, assim como enfrentar os desafios inerentes às suas transações.
O profissional da contabilidade encontra-se num mercado de trabalho essencialmente diferenciado devido às peculiaridades regionais, mas de exercício uniforme devido aos aspectos legais e éticos que o envolve.
De acordo com a referida pesquisa “O Perfil do Contabilista Brasileiro – 1995/1996”, realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, a maioria, aproximadamente 70% dos profissionais de contabilidade, é absorvida pelo setor de serviços públicos, contábeis e outros e 30% absorvidos pela indústria e comércio.
O ingresso nos cursos de Contabilidade tem como fonte de motivação a existência de muitas oportunidades de trabalho e mesmo que os recém formados encontrem dificuldades iniciais são adequadamente absorvidos, havendo um desvio ocupacional de cerca de 20% contra quase 80% de profissionais desenvolvendo atividades compatíveis com a sua formação.
A dificuldade dos recém formados de encontrar o primeiro emprego é mais evidente no setor privado, representando 71,64%, contra 28,36% no setor público. Este aspecto pode ser decorrente da formação histórica do quadro docente, que historicamente tem sido constituído por profissionais geralmente ligados a empresas públicas e que tinham na atividade de ensino uma fonte complementar de ocupação e renda.
Este quadro, no entanto, tem se modificado com a crescente profissionalização do docente na área de ciências contábeis, bem como com a expansão das oportunidades de qualificação e pesquisa relacionadas.
Assim, constitui-se como objetivo do Curso a formação de profissionais com capacidade crítico-analítica para entender, interpretar e divulgar os fenômenos que afetam o patrimônio das pessoas físicas e jurídicas, agindo de acordo com princípios legais, éticos e científicos no cumprimento dessas responsabilidades perante a sociedade.
Telefone/Ramal: (84) 99193-6445 | (84) 3342-2288/130
E-mail: giovanna.segantini@ufrn.br