Apresentação

O ensino-aprendizagem da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental tem um papel estratégico relevante para o desenvolvimento do pensamento lógico e para a estruturação dos processos cognitivos do aluno. No entanto, como exemplo, dados da Prova Brasil de 2019 mostram que apenas 25% do alunos potiguares matriculados nesta etapa de ensino demonstraram aprendizado adequado nesta importante disciplina. Frente a isso e visando à melhoria do ensino de matemática, este curso objetiva viabilizar um ambiente de formação onde serão trabalhadas as competências e as habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas. Conceitos estes que possam enriquecer as aulas do professor, visando à excelência no que diz respeito ao ensino de Matemática. Para isso, o curso está estruturado em uma diversidade de disciplinas que envolvem o aprofundamento teórico e metodológico nas cinco temáticas propostas pela BNCC para os anos iniciais do Ensino Fundamental (Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e Estatística), além de abordar questões de metodologia cientifica, de processos cognitivos e estratégias de ensino que envolvem tecnologias da informação, contribuindo assim para a formação continuada do professor de matemática.

Coordenação do Programa: MARCIO VIEIRA DA SILVA

Telefone/Ramal: (84) 9995-32602

E-mail: marcio.vieira@ufrn.br

Período do Curso: 30/10/2021 à 30/10/2023 Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Semi-Presencial
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao