News > Programação do Museu do Seridó e 16ª primavera dos Museus

Programação


Conferência de abertura: Decolonialidade nos Museus: outras histórias

Conferencista: Marcele Pereira (UNIR)

Data: 19 de setembro de 2022

Horário: 10h (horário de Brasília)

Local: YouTube do Museu do Seridó

Inscrições: SIGAA – Extensão – 16 Primavera de Museus (de Tiago Tavares)

Esta é uma programação conjunta entre Museu Comunitário Nísia Floresta (Nísia Floresta/RN)/Museu Municipal Histórico de Acari (Acari/RN)/Museu Histórico de São Vicente (São Vicente/RN)/ Museu de Ciências Morfológicas (UFRN)


Mesa de debate: Outras histórias, novos horizontes: lugares de pesquisa para o Seridó 

Debatedores: Tiago Tavares e Silva - MDS e Shara Rachel Silva Dutra de Medeiros - Arquivo municipal de Caicó.

Mediador: Gabriel Santos - Museu Municipal de Jardim do Seridó (RN)

Data: 19 de setembro de 2022

Horário: 19h (horário de Brasília)

Local: YouTube do Museu do Seridó

Resumo: Este ano completamos 200 anos da Independência do Brasil. A Independência é celebrada como “independência” do país. As aspas no termo em minúsculo indica que a efeméride, em maiúscula e sem aspas, tem suas contradições (qual evento histórico não as tem?), afinal sempre haverá estranhamento quando um país sai do julgo de outro e adota no seu comando político alguém da nacionalidade deste. Esse debate já é consolidado faz décadas entre os historiadores e cientistas sociais, mas não tem essa tradição tão consolidada entre os museus. É disso que trata a 16ª Primavera de Museus: pensar outras independências, refletir sobre a data-símbolo de nossa emancipação, olhar para narrativas silenciadas nesse processo de unidade nacional costurado por elites. 

O Museu do Seridó participa mais uma vez do evento com seu espírito crítico, abertura ao contraditório historiográfico, desconstruindo preconceitos e convidando diferentes grupos silenciados a pensar o Brasil nesta Primavera dos Museus, ou melhor, a pensar o Brasil a partir do Seridó. Sejam bem-vindos e bem-vindas à nossa 16° Primavera de Museus.


Minicurso: Caminhos decoloniais em Museus: o que precisamos saber?

Ministrante: Tassita de Assis Moreira (mestra historiadora e docente rede básica SP)

Data: 20 de setembro de 2022

Horário: 18h30 às 21h (horário de Brasília)

Local: Google Meet

Público alvo: docentes da rede básica

Inscrições:SIGAA – Extensão – buscar: Minicurso - Caminhos decoloniais, de Vanessa Spinosa

Resumo: Aprofundamentos de conceitos ligados à uma museologia decolonial. Pensaremos em como a educação patrimonial pode ajudar a desconstruir processos históricos coloniais que ainda afetam o Brasil e invisibilizam populações, em especial a indígena. 

[Programação conjunta] Museus e pontos de memória parceiros: Museu Municipal Histórico de Acari (Acari/RN)/Museu Histórico de São Vicente (São Vicente/RN)/ Museu Municipal de jardim do Seridó (RN)


Sarau Primavera nos Sertões

Data: 21 de setembro de 2022

Horário: 20h às 21h (horário de Brasília)

Local:  CERES - UFRN

Resumo: O primeiro Sarau promovido pelo Museu do Seridó após a Pandemia, vem buscar conectar a comunidade acadêmica com o público externo e os artistas da nossa região, através de apresentações artísticas que levam em cada verso um pedaço da cultura seridoense. Esperamos refletir, juntos, sobre os 200 anos de independência do Brasil e como o povo seridoense enxerga esse marco através das manifestações culturais.


Mesa de debate: Independência para quem? escravização e a luta do povo negro

Convidadas: Ariane de Medeiros Pereira (mestra historiadora e Profa da rede básica) e Maria de Fátima Garcia (LENTE CERES UFRN)

Mediação: Adriano Campelo da Silva (Museu Histórico de Acari)

Data: 22 de setembro de 2022

Horário: 17h (horário de Brasília)

Local: Youtube do Museu do Seridó

Resumo: O tema da “Independência” será apresentado e debatido pelas convidadas a partir da perspectiva de seus estudos sobre a escravização e racismo. A conversa abordará os temas de uma educação e história antirracistas, decoloniais e críticas, tecendo novos e criativos olhares sobre o processo, ainda em construção, da independência brasileira e da história do Seridó.  

Esta é uma programação conjunta do Museu do Seridó com o Museu Histórico de Acari/RN


Roda de conversa: Lei Cultura Viva do RN, Paulo Gustavo e Aldir Blanc: elaboração de projetos para pontos de memória e museus comunitários

Ministrantes: Rede pontos de memória (Raimundo Melo); Museu Nísia Floresta (Talita Barbosa) e Museu Quilombola Gídeo Veio (Maria Lúcia Angelino)

Data: 23 de setembro de 2022

Horário: 14h30 às 16h30 (horário de Brasília)

Local: Google Meet

Público alvo: coordenadores(as) de museus comunitários e pontos de memória do RN e produtores(as) culturais.

Inscrições:SIGAA – Extensão – buscar: Roda de conversa: Lei, de Vanessa Spinosa

Resumo: A ação tem a  intenção de socializar e debater experiências das iniciativas de museologia a partir das leis de cultura. O segundo momento da roda de conversa abordará também estratégias de elaboração de projetos visando captação de recursos, para manutenção e ampliação dos museus comunitários e pontos de memória no Rio Grande do Norte.

[Programação conjunta] Museus e pontos de memória parceiros: Museu do Seridó (UFRN)/Museu Municipal Histórico de Acari (Acari/RN)/Museu Histórico de São Vicente (São Vicente/RN)/ 


Mesa de debate: Em busca de outros 200: mestiçagens e presença indígena nos sertões

Participantes: Helder (historiador), Maiara (historiadora) e Joadson (Museu Histórico de São Vicente - São Vicente/RN)

Mediador: Luiz Katu (Comunidade Katu-RN)

Data: 23 de setembro de 2022

Horário: 17h (horário de Brasília)

Local: Youtube do Museu do Seridó

Resumo: Os sertões seridoenses têm uma historiografia "tradicional" que tentou ceifar a memória e história indígena e mestiça. Os convidados e a convidada procuram, em estudos recentes e inovadores, fazer um debate visando remover o biombo que impediu a visibilidade da presença indígena e das mestiçagens em nossa região.

Esta é uma programação conjunta Museu do Seridó e Memorial Quixabeira (RN)


Notícia cadastrada em 16/09/2022 11:03  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao