Notícias > INFORMES TCC: CADASTRO E DEPOSITO BDM/BCZM/UFRN

INFORMAÇÕES RELEVANTES

O aluno deverá preencher os dados dos formulários que serão enviados aos orientadores para conferência e procedimentos necessários (1ro momento: formulário de matricula - para matricula pela coordenação; 2do momento: formulário com dados da banca - para cadastro da banca pelo orientador; 3ro momento: formulário da nota e versão final - para o dia da defesa),

 

2- Anexo2_Oficializacao_TRABALHO TCC (antigo TCC2)

5- Anexo5_Registro da BANCA de Defesa do TCC (antigo TCC2)

7- Anexo7_AVALIAÇÃO_TRABALHO TCC (antigo TCC2)

8- Anexo8_encaminhamento_Versão Final TCC

Fonte formulários: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/curso/documentos.jsf?lc=pt_BR&id=85322571&idTipo=4 

 

 

 

 

 

 

Cada um dos formulários (devidamente preenchido e enviado ao orientador pelo alunos) deverá ser encaminhado pelo orientador para o email da CCEA (ccea@ct.ufrn.br). Os e-mails valerão como assinatura de ambos. 

 

Em suma, o aluno encaminha o formulário ao orientador que o envia à coordenação - autorizando o processo seguinte, seja de oficialização (para fins de matricula pela CCEA) ou da nota/versão final (para fins de consolidação da nota - lembrando que apenas será consolidade após o deposito definitivo do TCC).  
Importanta resaltar que o orientador deverá solicitar à BCZM¹ a permissão para acompanhar o cadastro do TCC do seu orientando, objetivando conferir se as sugestões da banca foram providenciadas pelo aluno e autorizar o depósito.

¹O orientador deverá se cadastrar na BCZM e em seguida deverá solicitar através do e-mail: < monografias@bczm.ufrn.br > a autorização para visualizar o trabalho do orientando, objetivando analisar o cumprimento das alterações sugeridas e o enquadramento às normas. Para tanto, deverá informar no corpo do e-mail o seu nome, do orientando e o curso (no nosso caso: Engenharia Ambiental). P.S.: Dúvidas ligar para BCZM: (84)3342-2260 r.232 . 

Recapitulando - FORMULÁROS:
A FICHA PARA NOTA encontra-se no link formulário, assim como os demais formulários. 

FORMULÁRIOS e Link para os formulários: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/curso/documentos.jsf?lc=pt_BR&id=85322571&idTipo=4   

Para oficialização - matrícula
Anexo1_Oficializacao_PROJETO TCC (antigo TTC1) 
Anexo2_Oficializacao_TRABALHO TCC (antigo TCC2) 
Anexo3_Carta Compromisso_Orientador Externo - quando for o caso 

Para o cadastro da banca - o aluno deverá enviar para o orientador com todos os dados preenchidos 

5- Anexo5_Registro da BANCA de Defesa do TCC (antigo TCC2) 

Para defesa:
Anexo7_AVALIAÇÃO_TRABALHO TCC (antigo TCC2)
Anexo8_encaminhamento_Versão Final TCC   Links com informações/passos referentes as atividades que não formam turma, incluso o TCC: 

 

Link para os formulários:

https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/curso/noticias_desc.jsf?noticia=136174133&lc=pt_BR&id=85322571  

 


A Daca/Prograd encaminhou o encarte anexo para orientação dos procedimentos:
30. Como ficam os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)? As orientações dos Trabalhos de Conclusão de Curso deverão ser realizadas de forma remota. As defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso poderão ser realizadas virtualmente, desde que previamente autorizadas pelo Colegiado do Curso ao qual o discente é vinculado.  Guia: Guia_para_os_Estudantes_-__Retomada_das_Aulas_de_2020_-_Acessvel.pdf  

P.S.: Atendimento PROGRAD/DACA - canais: E-mail: atendimento@prograd.ufrn.br  -  WhatsApp: +55 84 9.91936306 - http://www.prograd.ufrn.br/   

 

 

OUTRAS INFORMAÇÕES (podem vim a necessitar de atualização devido as constantes atualizações da BCZM)

 

Notícias > #TCC - #CADASTRO E #DEPOSITO - BDM-BCZM-UFRN

 

Em 05 de maio de 2015 o CONSEPE, através da Resolução Nº 062/2015, instituiu a Biblioteca Digital de Monografias de Graduação e Especialização (BDM) da UFRN <http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/>, que tem como objetivo organizar, armazenar, preservar e disponibilizar eletronicamente as Monografias e outros produtos de Trabalhos de Conclusão de Cursos realizados no âmbito da Instituição.

Essa Resolução torna OBRIGATÓRIO o depósito das Monografias e outros produtos de Trabalhos de Conclusão de Cursos de Graduação e Especialização da UFRN na BDM. O depósito será realizado através do autoarquivamento pelo discente, após homologação do professor orientador.

Para melhor esclarecimento de como se realiza o arquivamento dos TTCs pelos discentes, os Tutoriais de “CADASTRO dos discentes na BDM” e de “DEPÓSITO dos TTCs na BDM” encontram-se disponíveis no endereço eletrônico da BCZM

(TUTORIAL PARA CADASTRO DOS DISCENTES NA BDM; TUTORIAL PARA DEPÓSITO DOS TTCs NA BDM)

 

 

RECAPITULANDO / RESUMO:

O DISCENTE faz o cadastro no site da BDM para que o deposito seja autorizado;

Após a autorização/liberação pela BCZM o discente efetua o deposito do Trabalho de Conclusão de Curso - https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33042 ;

O Professor ORIENTADOR também deverá se cadastrar na BCZM. Ao Professor orientador caberá analisar os TCCs, após as correções solicitadas pela banca, ACEITAR ou REJEITAR, neste caso quando em desacordo com as normas estabelecidas pela BCZM (ver tutoriais no site da BCZM).

TCC ‘aceito’ segue para deposito na BCZM,

TCC ‘rejeitado’ retorna para o alunos para as devidas correções.

 O TCC apenas é depositado em definitivo após o crivo da BCZM, e a nota apenas é consolidada após esse deposito definitivo.

 

p.s.1: todos os envolvidos no processo (orientandos e orientadores) deveram efetuar o cadastro no site da BDM para receber autorização pela BCZM.

 

p.s.2: Após o ORIENTADOR cadastrar-se na BCZM deverá solicitar através do e-mail:

< monografias@bczm.ufrn.br > a autorização para visualizar o trabalho do orientando, objetivando analisar o cumprimento das alterações sugeridas e o enquadramento as normas. Para tanto, deverá informar no corpo do e-mail o seu nome, do orientando e o curso (no nosso caso: Engenharia Ambiental).

 

p.s.3: em caso de dúvidas entrar em contato com o setor de depósito dos TCCs da BCZM - (84) 3342-2260 r.232, 9.9193-6295 ou utilizar-se do e-mail:

< monografias@bczm.ufrn.br >

 

 

NOTA:

Alguns dados considerados pelo orientador na ANÁLISE dos TCCs CADASTRADOS pelos alunos - após as correções sugeridas pela banca:

>> Título: Primeira letra será maiúscula (seguir as normas da ABNT);

>> Data: 2016 (colocar apenas o ano);

>> Citação: nome do aluno (último sobrenome maiúsculo – o aluno deve atentar para os passos descritos no tutorial para cadastro);

>> Nome do Arquivo: as três primeiras palavras do título (seguir o modelo do tutorial): Primeirsaspalavrasdotítulo_Tipodetrabalho.pdf (ex: Metadadoeindexacao_Monografia.pdf), (informar se: Monografia, Artigo ou Projeto);

>> Descrição: TCC-2016.2 (p.s.: alguns alunos estão esquecendo de preencher o campo descrição);

>> Numeração da pagina: o aluno deve seguir as normas da ABNT. Segundo Elisângela da BCZM (3342-2524), na contagem para numerar a página não se considera a capa. Inicia-se a contagem pela folha de rosto, inserindo a numeração no cabeçalho. Ou seja, ainda que se comece a contar da folha de rosto, os números só devem aparecer a partir da introdução (p.s. caso conte a numeração a partir da capa, ou numere todo o TCC, o TCC será rejeitado até que o aluno faça o cadastramento dentro das normas. Atentar para o tutorial e para as normas da ABNT).

p.s.: Lembrar que o arquivo/TCC em pdf deve ser anexado já com a ficha catalográfica emitida pela BCZM (e solicitada pelo aluno via sigaa >> biblioteca) e a folha com os nomes dos membros da banca.

 

 

Templates e orientações - Trabalhos Acadêmicos

Veja abaixo os documentos disponíveis:

>> Template TCC - Graduação

>> Template TCC - Pós-graduação

>> Orientações quanto ao uso dos templates

>> Elaboração de Referências

>>Acesso as normas da ABNT

>> Tutorial de acesso as Normas da ABNT

Fonte: https://sisbi.ufrn.br/bczm/documento.php?id=309636091#.YotsH6jMKUk 

 

 

>> Importa considerar o prazo final para consolidação e os possíveis entraves entre um procedimento e outro. Ex.: o tempo de retorno da BCZM (variável) <<

 

 

________________________________________

Fonte:

https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/curso/noticias_desc.jsf?noticia=121361453&lc=pt_BR&id=85322571

 

 

Att.

Secretaria da CCEA 

9.9193-6242

 

 


Notícia cadastrada em 01/12/2016 15:35  

Baixar arquivo
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao