News > Geofísica da UFRN Reafirma Excelência Plena com Conceito Máximo do MEC

 Geofísica da UFRN Reafirma Excelência Plena com Conceito Máximo do MEC

 

 Conquista reflete a indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, e reforça a importância do investimento estratégico nas unidades acadêmicas.

 

 

 

É com grande satisfação que o Departamento de Geofísica comunica à comunidade acadêmica do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) e de toda a UFRN a reafirmação de sua excelência: o curso de graduação em Geofísica manteve seu histórico impecável ao alcançar, mais uma vez, o Conceito 5 na rigorosa Avaliação in loco realizada pelo Ministério da Educação (MEC). Esta nota máxima consolida a posição do nosso curso como uma referência nacional.

 

Este resultado notável não é um fato isolado, mas sim o reflexo de um esforço coletivo, contínuo e sinérgico. Agradecemos e parabenizamos a Administração Central da UFRN, a direção do CCET, a Coordenação do Curso, nosso dedicado corpo docente, o corpo técnico-administrativo e, fundamentalmente, nossos estudantes, cujo empenho e talento são a razão final do nosso trabalho.

 

Mais do que um reconhecimento da qualidade pedagógica, o Conceito 5 atesta a força de um ecossistema acadêmico robusto, onde os pilares do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação se interconectam e se fortalecem mutuamente. É fundamental ressaltar que grande parte da infraestrutura de excelência que apoia nossos alunos é resultado direto da capacidade do departamento em captar recursos externos. Esses investimentos, oriundos de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), são revertidos na modernização de laboratórios que não apenas qualificam o ensino de graduação, mas também servem como berço para projetos de extensão com a comunidade e para o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas ao setor produtivo.

 

Nesse sentido, a manutenção do Conceito 5 serve como um eloquente testemunho da importância de se preservar e fortalecer a autonomia e a capacidade de investimento das unidades executoras. O fomento contínuo aos departamentos é o que permite a criação de um círculo virtuoso: a pesquisa e a inovação financiam a infraestrutura; a infraestrutura qualifica o ensino e potencializa a extensão; e o ensino de excelência forma profissionais de alto calibre, capazes de gerar um retorno imensurável para a sociedade, a ciência e o mercado.

 

Parabéns a todos os envolvidos nesta conquista que eleva o nome da Geofísica e da nossa Universidade. Seguimos comprometidos com a manutenção deste padrão de qualidade, que só é possível com trabalho conjunto e investimento estratégico em todas as frentes de atuação acadêmica.

 

Atenciosamente,

 

Aderson Farias do Nascimeno - Chefe do Departamento de Geofísica

Milton Morais Xavier Jr _ Coordenador do Curso de Geofísica

Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN


Notícia cadastrada em 25/09/2025 13:54  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao