Criado em 2012, o Simpósio Internacional de Estudos de Tradições Discursivas (SIETD) tem por missão discutir a relação entre tradições discursivas (doravante, TD) e história da língua, partindo da premissa de que a dimensão histórica da língua está ligada à existência de duas classes de regras: i) regras puramente linguísticas e ii) regras discursivas ou modos tradicionais de dizer. Assim, este Simpósio busca criar um espaço de interlocução a respeito de subsídios teóricos e metodológicos para a descrição da língua não como processo unilinear, mas diferenciado e relacionado à variedade de textos.
Desde a década de 90, o conceito de tradição discursiva, postulado por Koch (1997),tem sido usado amplamente em pesquisas empíricas na área de Romanística no Brasil e no Exterior. O modelo teórico de TD tem proporcionado grandes avanços nas pesquisas linguísticas, como também assinala orientações relevantes para o planejamento e a constituição de corpora diacrônicos.O II Simpósio Internacional de Estudos de TD busca apresentar ao público os mais recentes debates relativos a esta área de pesquisa, tanto no Brasil quanto no Exterior, bem como estimular perspectivas futuras de pesquisa, interlocuções acadêmicas entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, promover projetos conjuntos entre esses pesquisadores e contribuir para a formação de alunos de graduação e de pós-graduação.
Trata-se, de um lado, de apresentar novas análises da perspectiva discursivo-tradicional e, por outro, de discutir aspectos teóricos e metodológicos dessas pesquisas. Um foco especial do evento recairá sobre as pesquisas de TD desenvolvidas no Brasil com base em diferentes corpora diacrônicos em desenvolvimento (a exemplo do Corpus Histórico do Projeto de História do Português Brasileiro). Busca-se, como segundo foco, elucidar e debater quais são as consequências teóricas e metodológicas das diferentes definições do conceito de TD.
A expansão dos estudos de TD nos últimos anos se deve, sobretudo, a suas possíveis aplicações em Linguística Histórica. Como estudar a evolução da língua, se diferentes textos apontarão diferentes resultados? O modelo de TD oferece subsídios teórico-metodológicos para a descrição da evolução da língua como processo relacionado à variedade de textos. Neste contexto, o Projeto de História do Português Brasileiro (PHPB) adicionou à sua agenda de trabalho, desde 2004, a pesquisa de TD no português brasileiro (PB). O PHPB tem servido à divulgação do Modelo de TD no Brasil, aplicando-o na análise de corpora diacrônicos do PB. As pesquisas em TD, embora em expansão, ainda são escassamente desenvolvidas no Brasil. O SIETD busca a implementação e divulgação do tema e a configuração dessa área no País.
Vale destacar que a organização de um evento sobre o estudo de TD coloca a UFRN na vanguarda desse novo campo científico e é de grande relevância para o cenário científico do País.
O SIETD será realizado periodicamente, de preferência, anualmente, na UFRN, campus de Natal. A programação do Simpósio é composta por conferências, mesas-redondas e minicursos, distribuídos ao longo de 3 dias. O II Simpósio conta com 5 conferências, 5 mesas-redondas e 1 minicurso. Tais atividades têm, cada uma, a duração de uma hora e meia. Os trabalhos são efetuados em dois períodos (manhã e tarde até início da noite). O SIETD conta com um Comitê Científico e uma Comissão Organizadora para seleção e convite dos palestrantes, organização das instalações, da hospedagem, transporte e alimentação, divulgação do evento e levantamento de recursos financeiros.
Os conferencistas e palestrantes foram selecionados e convidados a partir de critérios pré-definidos, como participação no PHPB, especialidade reconhecida nas áreas de TD e de Linguística Histórica ou pesquisa científica em áreas de interesse do modelo (oralidade e escrita; sintaxe; semântica; linguística textual).
A presente solicitação de apoio justifica-se: a) pela relevância dos estudos de TD para a constituição e planejamento de corpora diacrônicos e para a análise da mudança linguística como processo ligado à variedade de textos; b) pela oportunidade de interlocução acadêmica entre estudantes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros e a consequente promoção da qualidade do ensino superior no RN; c) pelo mérito do Comitê Científico, bem como dos conferencistas e palestrantes, especialistas em TD, em Linguística Histórica e pesquisadores do PHPB, e) pela experiência da Comissão Organizadora na realização de evento anterior de mesma temática (I SIETD) e de eventos de maior porte (ABRALIN, GELNE, ATD, entre outros) e f) pela qualidade da programação que engloba 5 conferências, 5 mesas-redondas e 1 minicurso distribuídos ao longo de três dias. Por tudo isso, a presente proposta apresenta os recursos humanos e institucionais para a boa realização do evento, se tiver o financiamento da PROEX.
Para os conferencistas e palestrantes envolvidos no evento, o II SIETD contribui com a divulgação de pesquisas científica desenvolvidas no Brasil e no Exterior nas áreas de TD e de Linguística Histórica. Esta interlocução acadêmica promove a geração de novos conhecimentos e de parcerias, a exemplo da cooperação técnico-científica estabelecida entre a Universidade de Heidelberg, a UFRN e a USP a partir do I SIETD para edição crítica da obra Textlinguistik de Eugenio Coseriu em português. Além das parcerias e interlocuções entre pesquisadores, tais oportunidades de interlocução acadêmica e de parcerias, tão relevantes para as IES no Norte e no Nordeste, estimulam o desenvolvimento da pesquisa científica nessas regiões e promovem a qualidade do ensino superior. Neste sentido, o II SIETD terá um impacto relevante também para os estudantes de graduação e de pós-graduação. Tais alunos terão, ainda, maior acesso à produção científica em área relevante e escassamente pesquisada no País.
O I SIETD propiciou apresentação de trabalhos por 21 pesquisadores, ofereceu três minicursos, três conferências, seis mesas-redondas e teve a inscrição de 269 participantes e 151 concluintes. A carga horária do evento, de 30 horas, foi distribuída alo longo de três dias (01, 02 e 03 de outubro de 2012).
As conferências e os minicursos foram proferidas por três especialistas: Prof. Dr. Johannes Kabatek, Prof. Dr. Óscar Loureda e Profa. Dra. Mónica Lluch. Os minicursos oferecidos tiveram por objetivo oferecer noções básicas teórico-metodológicas para a análise de textos da perspectiva do Modelo de TD. As mesas-redondas serviram à divulgação de pesquisas na área de TD em desenvolvimento no País. Dividiram-se em seis temas principais: SINTAXE E TD; GÊNERO TEXTUAL E ANÁLISE LINGUÍSTICA; TRADIÇÕES DISCURSIVAS E LITERÁRIAS; NOTÍCIAS SOBRE ELABORAÇÃO DE CORPUS; A DIACRONIA DO GÊNERO PROCESSO-CRIME; HISTORICIDADE DO TEXTO E ENSINO.
A partir do I Simpósio de Estudos de Tradições Discursivas, foram iniciadas ações para a disponibilização da literatura especializada em tradições discursivas no português brasileiro. Com esta finalidade, durante os meses de setembro a dezembro de 2013, a Professora Alessandra Castilho Ferreira da Costa esteve em missão técnico-científica na Universidade de Heidelberg, para desenvolver, com os Professores José da Silva Simões (USP), Clemilton Lopes Pinheiro (UFRN) e Óscar Loureda (Universidade de Heidelberg), a tradução da obra Textlinguistik (Linguística de Texto) de Eugenio Coseriu, uma das obras fundamentais para o entendimento das raízes do modelo de TD. Os participantes deste II Simpósio contarão, assim, com maiores possibilidades de ler a literatura especializada em português. O II Simpósio Internacional de Estudos de Tradições Discursivas será um espaço de divulgação da literatura especializada na área de TD.
O II Simpósio de Estudos de Tradições Discursivas solidificará o papel da UFRN como centro legítimo de estudos de Tradições Discursivas, que se estabeleceu com o I Simpósio, tanto no quadro nacional quanto internacional.
Referências
Koch, Peter (1997): “Diskurstraditionen: zu ihrem sprachtheoretischen Status und ihrer Dynamik”. In: Barbara Frank/Thomas Haye/Doris Tophinke (Hrsg.), Gattungen mittelalterlicher Schriftlichkeit, Tübingen: Narr 1997 (ScriptOralia, 99), 43-79. Tradução de Alessandra Castilho da Costa: Tradições discursivas: de seu status lingüístico-teórico e de sua dinâmica.
Dia 13/05/2014
ABERTURA
(08h às 08h30min)
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
(08h30min às 10h)
“Análise crítica do discurso e tradições discursivas”
Prof. Dr. Johannes Kabatek (Universidade de Zurique, Suíça)
INTERVALO
(10h às 10h15min)
MESA-REDONDA
(10h15min às 12h15min)
Junção no Português Brasileiro
Exposições:
Prof. Dr. José da Silva Simões (USP)
“Discursivização das preposições no Português Brasileiro”
Profa. Dra. Verena Kewitz (USP)
“Junção, tradição discursiva e mudança linguística”
Profa. Dra. Sanderléia Roberta Longhin-Thomazi (UNESP)
(14h15min às16h15min)
Oralidade e escrituralidade
“Processos de construções metafóricas: linguagem, cognição e cultura”
Prof. Dr. Marcos Antonio Costa (UFRN)
“Construções de contraste na fala e na escrita de Natal”
Prof. Dr. Paulo Henrique Duque (UFRN)
“Os escrivães cristãos-novos e o português de São Paulo dos séculos 16 e 17”
Profa. Dra. Célia Maria Moraes de Castilho (USP)
(16h15min às 16h30min)
CONFERÊNCIA
(16h30min às 18h)
“Oralidade e escrituralidade nas línguas românicas”
Profa. Dra. Araceli López Serena (Universidade de Sevilha, Espanha)
Dia 14/05/2014
(8h30min às 10h)
“Observações preliminares sobre um fragmento do corpus do PHPB: jornais de Natal do século XIX”
Prof. Dr. Rodolfo Ilari (UNICAMP)
Diacronia do Gênero
“Análise da junção e variação textual ”
Profa. Dra. Alessandra Castilho Ferreira da Costa (UFRN)
“Bando: um gênero da administração colonial portuguesa”
Profa. Dra. Nukácia Meyre Silva Araújo (UECE)
“Traços de permanência e mudança nos benditos religiosos”
Prof. Dr. Lucrécio Araújo de Sá Júnior (UFRN)
(14h15min às 16h15min)
Mudança linguística no Português Brasileiro
“Conectores sequenciadores E, AÍ e ENTÃO na fala de Natal (RN): persistência e especialização funcional”
Profa. Dra. Maria Alice Tavares (UFRN)
“A sintaxe dos clíticos pronominais na história do Português Brasileiro”
Prof. Dr. Marco Antonio Martins (UFRN)
“Os pronomes átonos do Português Brasileiro, indício de um comportamento mais geral”
Profa. Dra. Ligia Negri (UFPR)
“Sobre a utilização de símbolos mais precisos na descrição etimológica”
Prof. Dr. Mario Viaro (USP)
Dia 15/05/2014
MINI-CURSO
“Metodologia experimental aplicada à investigação da estrutura informacional dos enunciados”
Prof. Dr. Óscar Loureda (Universidade de Heidelberg, Alemanha)
(10h15min às 11h45min)
Leituras de Kabatek (2006)
"Usos de 'semirrelativos' no particípio passado: um caso de mudança construcional?"
Prof. Dr. José Romerito Silva (UFRN)
“Sujeito e historicidade do texto”
Profa. Dra. Sulemi Fabiano (UFRN)
“Os conceitos de gênero discursivo e de tradição discursiva”
Profa. Dra. Áurea Zavam (UFC)
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
“La gramaticalización de las partículas discursivas”
ENCERRAMENTO
AVALIAÇÃO DO EVENTO
E ELABORAÇÃO DE UMA AGENDA DE ESTUDOS DE TD
(18h às 19h)
professores; pós-graduandos; alunos de graduação; alunos de especialização
professores da rede pública e privada
Público do I Simpósio Internacional de Estudos de Tradições Discursivas - vista frontal
I Simpósio Internacional de Estudos de Tradições Discursivas Professor Johannes Kabatek
José Simoes Celia Lopes Oscar Loureda Aurea Zavam Alessandra Castilho, Johannes Kabatek
Monitores do I Simpósio Internacional de Estudos de Tradições Discursivas
Público do I Simpósio Internacional de Estudos de Tradições Discursivas
Cartaz do I Simpósio Internacional de Estudos de Tradições Discursivas
Divulgação do I Simpósio Internacional de Estudos de Tradições Discursivas
Público do I Simpósio Internacional de Estudos de Tradições Discursivas - vista do fundo
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao v4.19.6_1