maria das gracas soares rodrigues

LET - DEPARTAMENTO DE LETRAS

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1981), especialização em Línguas Francesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Pós-doutorado pela Universidade de Lausanne, na Suíça (2016).

Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É líder do Grupo de Pesquisa em Análise Textual dos Discursos (UFRN/CNPq). É membro do Grupo de Pesquisa Texto, Escrita e Leitura (PUCSP-CNPq). É membro da Rede Jurídica (REDEJUR), da Rede Internacional de Pesquisa em Argumentação (REDIPArg), da Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras (ANPOLL), integrando o GT de Linguística do Texto e Análise da Conversação (LTAC) e o GT Argumentação (GT ARg), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Grupo de Estudos em Linguísticos do Nordeste (GELNE). É membro associado do Centre de Recherche en Linguistique Appliquée (CeRLA) da Universidade Lumière Lyon 2. Participou dos Projetos de Cooperação Acadêmica (PROCAD-NF/CAPES) “Análise de Textos e Discursos: Gêneros, Interação, Sociocognição e Ensino de Língua Portuguesa”, envolvendo UFRN/USP/PUC-SP). Foi coordenadora da IES Associada 1 (UFRN), no projeto (PROCAD/CAPES, envolvendo USP/UFRN/UNISINOS), "Língua Portuguesa no ensino básico e superior: dos gêneros textuais/discursivos do livro didático, acadêmicos, jurídicos e políticos às estratégias de textualidade da oralidade e da escrita". Participou do Projeto Observatório da Educação (UFRN/CAPES) “Leitura e escrita: recortes inter e multidisciplinares no ensino de matemática e português”. Coordenou o Projeto “Reinventando o ensino de Língua Portuguesa em escolas públicas do semi-árido seridoense - RELP- Seridó” (FAPERN/CNPq). Foi a primeira coordenadora geral do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). É tradutora do francês para o português. Coordena os Projetos de pesquisa: “Discurso jurídico em múltiplas perspectivas: investigações internacionais” (PROJETO EXTERNO EM REDE NACIONAL E INTERNACIONAL). “Cartografia de gêneros discursivos acadêmico, jurídico, político, midiático, digital, religioso, do meio ambiente e da economia: semiotização e estratégias de textualidade da oralidade e da escrita - CART-GÊNEROS DISCURSIVOS”.
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Tem experiência na área de Linguística, desenvolve pesquisas no âmbito da Linguística teórica e descritiva, focalizando a Linguística de Texto, a Enunciação, a Análise Textual dos Discursos (ATD), interessando-se, principalmente, por gêneros discursivos / textuais acadêmicos, jurídicos, políticos e midiáticos, focalizando a Responsabilidade Enunciativa (a assunção e a mediação), Relação Ensino de Gramática / Sequência ou Tipos Textuais, História do Português Brasileiro, Crítica Genética, Leitura e Produção Textual Escrita e Terminologia.

Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1239053356970371

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
Av. Senador Salgado Filho, 3000. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), 1o. Andar - Corredor Letras - Sala 316 Lagoa Nova - 59078-970 Natal- RN
Sala
316
Telefone/Ramal
3215-3581
Endereço eletrônico
maria.rodrigues@ufrn.br