Esta linha amplia o conceito do ensino a fim de abranger as demandas da sociedade tecnológica em seus termos didáticos, metodológicos e de aplicação. Objetiva investigações no âmbito da alfabetização científica, dos processos tecnológicos associados ao aprendizado, uso de ferramentas digitais e a intersecção com o campo das didáticas. Com foco nos métodos e técnicas de ensino na educação básica busca investigar e aprofundar a compreensão do processo de ensino-aprendizado de conceitos relacionados às ciências, letramento digital, tecnologias no aprendizado e e os problemas enfrentados nesses campos no contexto da educação básica.
A linha das linguagens, inclusão e diversidade abrange múltiplos aspectos do ensino em relação à sua interlocução com os métodos e técnicas e suas implicações na escola, visto que dialoga com os processos de ensino na perspectiva teóricoconceitual e instrucional. Constitui uma linha que tem por objetivo desenvolver investigações no rol do ensino-aprendizagem, técnicas de instrução e seus aprofundamentos investigativos para refletir os processos de inclusão, multiculturalidade e linguísitca com intersecção com a formação de leitores, processo de letramento, gêneros discursivos, LIBRAS, tecnologias assistivas e toda a diversidade cultural do ensino em sala de aula.