PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Telefone/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de DEFESA: LIORAN FAGNER BENTO DE OLIVEIRA

DISCENTE : LIORAN FAGNER BENTO DE OLIVEIRA
DATA : 25/03/2024
LOCAL: Auditório do CCET

DA PRODUÇÃO AO DESCARTE DO LIXO: PROPOSTA DE UM PROJETO ESCOLAR DE QUÍMICA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Pedagogia de projetos; Lixo; Ensino de Ciências; Ensino de Química; Ensino Fundamental

Pensar o processo de ensino-aprendizagem na conjuntura atual da educação brasileira, em especial o ensino de química, apresenta-se como um grande desafio. As constantes transformações na sociedade ocasionam mudanças significativas nas relações sociais, políticas, culturais e pessoais dos sujeitos que a compõem. Essas relações exigem indivíduos críticos, reflexivos e criativos. Dessa forma, faz-se necessário que o professor utilize metodologias ativas que facilitem a construção de competências e de habilidades necessárias aos estudantes para a compreensão do ambiente em que está inserido e dos fenômenos que acontecem em seu dia a dia. Nesta perspectiva, a pedagogia de projetos surge como possibilidade capaz de proporcionar a construção de conhecimentos a partir de temas atuais e do cotidiano dos alunos. Em vista disso, nos orientamos pela seguinte questão de pesquisa: como a temática do lixo desenvolvida a partir da Pedagogia de Projetos pode contribuir para a ressignificação de conhecimentos em aulas de ciências no ensino fundamental? A partir daí, o objetivo deste trabalho é desenvolver, aplicar e avaliar um projeto que possibilite ao estudante situações que estimulem a reflexão e o protagonismo. Para isso, foi produzido um projeto escolar baseado na Pedagogia de Projetos, pautado em proporcionar momentos de problematização, discussão, experimentação e aplicação dos conhecimentos construídos a partir da temática “lixo: da produção ao descarte”. A aplicação desta pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal no interior do estado do Rio Grande do Norte com alunos do sexto ano do ensino fundamental. A coleta de dados foi feita através de gravações de áudio e vídeo durante a aplicação do projeto escolar e com a utilização de questionários e entrevistas aplicados em momentos específicos. Como resultado, alcançamos a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de transformações químicas e físicas, substâncias e misturas homogêneas e heterogêneas e durante o desenvolvimento do projeto e identificamos uma evolução na postura e na participação dos estudantes perante a ressignificação do conhecimento científico. O projeto escolar aplicado serviu como base para a elaboração do produto educacional e foi divulgado em forma de guia didático digital tendo a finalidade de servir como recurso para auxiliar professores de ciências a recontextualizarem a metodologia dentro de suas realidades escolares. Concluímos que a Pedagogia de Projetos viabiliza o processo de ensino/aprendizagem de forma colaborativa, capaz de estabelecer conexões com a realidade e proporcionando a aplicação do conhecimento.

Externo à Instituição - RAFAELA DOS SANTOS LIMA - UFRB
Presidente - 1138433 - LUIZ ALBERTO DA SILVA JUNIOR