PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Telefone/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA RÉGIA ÁVILA DOS SANTOS

DISCENTE : FRANCISCA RÉGIA ÁVILA DOS SANTOS
DATA : 25/03/2024
LOCAL: videoconferência

Unidade Didática para o ensino do conceito de misturas e soluções na perspectiva Desenvolvimental

Didática desenvolvimental; Base Orientadora; Ensino de Química

Esta pesquisa se carateriza como uma experiência formativa com objetivo de caracterizar a influência de uma unidade didática para o ensino do conceitos de soluções químicas em um contexto de aulas de química em uma escola do ensino médio, que adota como marco teórico a Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos, pela possibilidade de acompanhar tanto o processo de assimilação dos conceitos, como o planejamento didático metodológico relacionado à elaboração de um produto educacional voltado à didática aplicada ao ensino da química. Metodologicamente se estrutura em torno da elaboração de um esquema orientador de referência, adotado como o esquema da base orientadora completa da ação (EBOCA), o qual pressupõe a orientação desejada para o planejamento docente em virtude de caracterizar o máximo grau de generalização sobre o conceito de soluções aplicado ao nível médio de ensino. Como resultado apresenta os aspectos diagnósticos e o processo de reestruturação da orientação dos estudantes em função da execução de uma unidade didática. Os resultados trazem aspectos qualitativos da mudança de orientação, que apesar de não configurarem uma reconfiguração da orientação em sua totalidade, possibilitam uma discussão em relação à influência da didática desenvolvimental no âmbito da formação de conceitos químicos.

Presidente - 1979810 - ALESSANDRO AUGUSTO DE BARROS FACANHA
Interna - 1569330 - GRAZIELLE TAVARES MALCHER