UTILIZANDO O ERRO NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE UM QUIZ
Jogos no ensino; Aprendizagem pelo Erro; Avaliação
A Química desempenha um papel crucial no currículo do Ensino Médio, apresentando uma importante relevância na sociedade atual. Entretanto, é comum encontrar alunos que enfrentam dificuldades para compreender os conteúdos, especialmente no que se refere a Química Orgânica. Nesse contexto, a teoria da aprendizagem pelo erro tem se destacado como uma alternativa viável para aprimorar o desempenho dos estudantes nessa disciplina. Fundamentada nessa teoria, o presente estudo tem como objetivo analisar a aplicação da aprendizagem por erros no ensino da Química Orgânica, utilizando um quiz educacional com foco em habilidades pré-determinadas a turmas 3ª séries do ensino médio em uma escola pública estadual. Espera-se contribuir, assim, para o aprimoramento das estratégias pedagógicas dos professores de Química, fornecer os recursos que possibilitam direcionar o desenvolvimento de métodos de ensino mais centrados na metodologia da aprendizagem por erros e na teoria da aprendizagem significativa. A escolha desse tema é justificada pela necessidade de buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos alunos na compreensão da Química Orgânica, bem como pela importância do Enem como uma forma de avaliar o aprendizado dos estudantes. A questão de pesquisa que norteia este estudo é: o uso de um quiz, baseado nas questões do ENEM, poderá desenvolver a aprendizagem pelo erro no estudo de Química Orgânica? Espera-se que, por meio desse questionário, os alunos possam identificar os fatores que levam ao surgimento de erros e utilizar esse processo como uma ferramenta para a aprendizagem. O produto educacional será constituído de um jogo no formado de quiz e um manual para auxiliar o professor na análise dos padrões de respostas e trabalhar os erros observados dos estudantes e suas justificativas.