PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Telefone/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de DEFESA: JOSE RAFAEL OLIVEIRA ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE RAFAEL OLIVEIRA ALVES
DATA : 29/01/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Container 2 - sala de webconferência do IQ
TÍTULO:

UTILIZANDO O ERRO NA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE UM QUIZ


PALAVRAS-CHAVES:

Jogos no ensino; Aprendizagem pelo Erro; Avaliação


PÁGINAS: 90
RESUMO:

A Química desempenha um papel crucial no currículo do Ensino Médio, apresentando uma importante relevância na sociedade atual. Entretanto, é comum encontrar alunos que enfrentam dificuldades para compreender os conteúdos, especialmente no que se refere a Química Orgânica. Nesse contexto, a teoria da aprendizagem pelo erro tem se destacado como uma alternativa viável para aprimorar o desempenho dos estudantes nessa disciplina. Fundamentada nessa teoria, o presente estudo tem como objetivo analisar a aplicação da aprendizagem por erros no ensino da Química Orgânica, utilizando um quiz educacional com foco em habilidades pré-determinadas a turmas 3ª séries do ensino médio em uma escola pública estadual. Espera-se contribuir, assim, para o aprimoramento das estratégias pedagógicas dos professores de Química, fornecer os recursos que possibilitam direcionar o desenvolvimento de métodos de ensino mais centrados na metodologia da aprendizagem por erros e na teoria da aprendizagem significativa. A escolha desse tema é justificada pela necessidade de buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos alunos na compreensão da Química Orgânica, bem como pela importância do Enem como uma forma de avaliar o aprendizado dos estudantes. A questão de pesquisa que norteia este estudo é: o uso de um quiz, baseado nas questões do ENEM, poderá desenvolver a aprendizagem pelo erro no estudo de Química Orgânica? Espera-se que, por meio desse questionário, os alunos possam identificar os fatores que levam ao surgimento de erros e utilizar esse processo como uma ferramenta para a aprendizagem. O produto educacional será constituído de um jogo no formado de quiz e um manual para auxiliar o professor na análise dos padrões de respostas e trabalhar os erros observados dos estudantes e suas justificativas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1979810 - ALESSANDRO AUGUSTO DE BARROS FACANHA
Presidente - 3007778 - ANDERSON DIAS VIANA
Externa à Instituição - LILIAN CAVALCANTE DA SILVA - IFRR
Notícia cadastrada em: 13/12/2023 10:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao