APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE PROPRIEDADES FISICAS DAS SUBSTANCIAS A PARTIR DO RPG PEDAGÓGICO SUPERFÍCIE: UMA AVENTURA DE RECOLONIZAÇÃO DA TERRA
RPG; Jogo; Ensino de Química; Propriedades físicas
O presente trabalho propõe o uso de um jogo de RPG autoral para o ensino e/ou fixação das propriedades físicas da matéria de forma colaborativa. RPG em tradução livre significa jogo de interpretação de papéis, no qual há um narrador/mestre, geralmente sendo o professor a assumir este papel, que conta a história aos jogadores, os alunos. Através do jogo de RPG é possível criar situações que transcendem a realidade da sala de aula, inserindo os alunos em um ambiente simulado, onde os eles interpretam personagens criados com habilidades definidas previamente, enfrentando desafios propostos pelo mestre do jogo. O RPG proposto trata-se de um jogo pedagógico, enfocando os conteúdos: densidade, pontos de fusão e ebulição, polaridade, forças intermoleculares e solubilidade. Os sujeitos que compõe a pesquisa são alunos de 3ªserie da EEEP Osmira Eduardo de Castro, a escolha se deu pelo fato de que nesta série os alunos já receberam aulas sobre os conteúdos a serem abordados no jogo, possibilitando a fixação, modificação ou até mesmo a aquisição de conhecimento sobre o assunto. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa e suportada pela concepção Piagetiana, se constituindo como Pesquisação com observação participante, levando em consideração a ação dos sujeitos e interferência do pesquisador que pela própria natureza do RPG (a relação mestre/jogadores) interagem construindo a história do jogo. A priori a proposta do RPG pedagógico será apresentada a turma, incluindo apresentação da ambientação do jogo, regras e condução do jogo com os personagens pelos cenários da aventura. Para aplicação do jogo os alunos serão divididos em grupos, cada um tendo o controle de um personagem da história, tomando decisões em relação ao destino de seu personagem. Para coleta de dados serão utilizados o diário de bordo do pesquisador e gravações em vídeo das sessões para suporte das observações. Os dados obtidos serão categorizados e analisados visando re-significar os conteúdos abordados no jogo pelos alunos e o alcance das habilidades propostas.