UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA ABORDAR FENÔMENOS DE OXIRREDUÇÃO UTILIZANDO A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Fenômenos de oxirredução; Resolução de Problemas; Sequência de atividades
O ensino de eletroquímica é muito desafiador para os professores de química. Pois é comum que grande parte dos alunos do ensino médio vejam a química como de difícil compreensão. Isso ocorre muitas vezes devido a sua abstração, especialmente quando são trabalhados conhecimentos como os relacionados aos fenômenos de oxirredução. Nesse sentido, muitos trabalhos investigam e demonstram a potencialidade da metodologia de Resolução de Problemas (RP) para o ensino de ciências e de química. Diante disso, o objetivo desse trabalho de dissertação é propor uma sequência de atividades para o ensino de fenômenos de oxirredução utilizando a abordagem metodológica da (RP). Para tanto, elaborou-se uma sequência de atividades para o ensino de fenômenos de oxirredução na educação básica, constituindo o produto educacional a ser apresentado ao mestrado profissional em química - PROFQUI. O estudo desenvolvido traz elementos da pesquisa ação, fazendo uso da observação participante das atividades realizadas durante as aulas de química. As atividades propostas seguem a orientação teórico-metodológica da resolução de problemas. A primeira aplicação a fim de validá-la, foi desenvolvida com quinze alunos da terceira série do ensino médio de uma escola privada da cidade de Natal. Previamente, realizou-se uma avaliação diagnóstica (AD) que tem instrumento de coleta de dados um questionário com questões abertas e fechadas. Os dados obtidos serão categorizados e analisados de forma qualitativa utilizando o método análise de conteúdo. Esses resultados auxiliarão de forma complementar a avaliação da sequência de atividades.