PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Telefone/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS RAFAEL DAMASCENO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS RAFAEL DAMASCENO DE OLIVEIRA
DATA : 28/07/2023
HORA: 09:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO CCET
TÍTULO:

UTILIZAÇÃO DA TEMÁTICA “ÓLEOS ESSENCIAIS” NO ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS PARA A ELABORAÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA (UEPS)


PALAVRAS-CHAVES:

UEPS; Unidade de Ensino Potencialmente Significativa; Óleos essenciais; Funções Orgânicas; Aprendizagem Significativa; Ensino de Química


PÁGINAS: 45
RESUMO:

Neste trabalho será elaborada, aplicada e avaliada uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com o objetivo de contribuir na aquisição dos conceitos de funções orgânicas através da temática dos óleos essenciais. A UEPS são sequências de ensino baseadas na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel e pode contribuir para a aprendizagem de química orgânica, pois é reconhecido que esse modelo pode aumentar a capacidade de aprendizagem de conteúdo, desde que, seja bem elaborada e aplicada corretamente. Vale ressaltar, que o conteúdo assimilado de maneira significativa é lembrado por mais tempo, sendo essa, uma vantagem da utilização dessa metodologia de ensino, principalmente, porque os sujeitos da pesquisa serão alunos de uma turma da 3º série do ensino médio que estão na expectativa de participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sendo o conteúdo abordado um dos mais importantes em quantidade de questões na área de Ciências da Natureza, na qual a disciplina de Química está inserida. Diante do exposto, espera-se como resultado deste trabalho, que a UEPS auxilie professores da educação básica no ensino de funções orgânicas através dos óleos essenciais, permitindo que os alunos possam compreender tais conteúdos e relacioná-los de maneira significativa no contexto ao qual estão inseridos, dessa forma, através da aprendizagem científica, estimulando sua aprendizagem crítica.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1979810 - ALESSANDRO AUGUSTO DE BARROS FACANHA
Externa ao Programa - 1718598 - Fernanda Marur Mazze - null

Presidente - 1569330 - GRAZIELLE TAVARES MALCHER
Interno - 1138433 - LUIZ ALBERTO DA SILVA JUNIOR

Notícia cadastrada em: 04/07/2023 17:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao