PEDAGOGIA DE PROJETOS: O ESTUDANTE COMO PROTAGONISTA NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Pedagogia de Projetos; Lixo; Ensino de Ciências; Ensino de Química; Ensino Fundamental
Pensar o processo de ensino-aprendizagem na conjuntura atual da educação brasileira, em especial o ensino de química, apresenta-se como um grande desafio. As constantes transformações na sociedade ocasionam mudanças significativas nas relações sociais, políticas, culturais e pessoais dos sujeitos que a compõem. Essas relações exigem indivíduos críticos, reflexivos e criativos. Dessa forma, faz-se necessário que o professor utilize metodologias ativas que facilitem a construção de competências e de habilidades necessárias aos estudantes para a compreensão do ambiente em que está inserido e os fenômenos que acontecem em seu dia a dia. Nesta perspectiva, a pedagogia de projetos surge como possibilidade capaz de proporcionar a construção de conhecimentos a partir de temas atuais e do cotidiano dos alunos. Em vista disso, nos orientamos pela seguinte questão de pesquisa: como a Pedagogia de Projetos pode contribuir para a construção de conhecimentos em aulas de ciências no ensino fundamental? A partir daí, o objetivo deste trabalho é desenvolver, aplicar e avaliar um projeto que possibilite ao estudante situações que estimulem a reflexão, a criticidade, a criatividade e o protagonismo. Para isso, foi produzido um projeto escolar baseado na Pedagogia de Projetos, pautado em proporcionar momentos de problematização, discussões, experimentação, vivências extra classe e aplicação dos conhecimentos construídos a partir da temática “lixo: da produção ao descarte”. A coleta de dados será feita através de gravações de áudio e vídeo durante a aplicação do projeto escolar e com a utilização de questionários e entrevistas aplicados em momentos específicos. A análise dos resultados será feita utilizando a Análise de Discurso de linha francesa. Como resultado esperamos alcançar a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos abordados durante o desenvolvimento da pesquisa, bem como identificar uma evolução na postura e na participação dos estudantes na construção do conhecimento científico, das competências e das habilidades. O projeto escolar será o produto educacional e será divulgado em forma de manual tendo a finalidade de servir como recurso para auxiliar professores de ciências a reproduzirem a metodologia dentro de suas realidades escolares.