PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Telefone/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO DARLEY SÁ DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO DARLEY SÁ DE OLIVEIRA
DATA : 07/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do Química I/UFRN
TÍTULO:

A aplicabilidade Pedagógica da Interface Youtube no ensino da Tabela Periódica no Ensino Médio


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Química, TDICs, Teoria da Atividade, Tabela Periódica, Interface, Plataformas Digitais


PÁGINAS: 36
RESUMO:

A presente pesquisa teve como objetivo investigar a aplicabilidade de um produto cultural audiovisual – um canal na plataforma Youtube elaborado pelos alunos -  a fim de ampliar o potencial pedagógico do uso de produtos culturais audiovisuais no ensino dos conteúdos envolvendo a Tabela Periódica. Orientamos a elaboração do produto para difundir o ensino da Química, ampliando a compreensão e o interesse do aluno sobre as informações dos Elementos que compõem a Tabela Periódica. Tomamos como referenciais teóricos principalmente o autor Leite (2015), que aborda em sua obra os ensinamentos de Vygostky e Leontiev, especialmente no que se refere a Teoria da Atividade, que enfatiza a importância da ação por parte do aluno durante o processo de aprendizagem. Consideramos também Lemos (2007) e Lévi (2010), pesquisadores que abordam as concepções de Ciberespaço, Cibercultura e Ciberdemocracia. Além disso, serão observadas as concepções previstas na Lei de Diretrizes e Bases (1996), Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio (1999); e, ainda, as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2006), os quais abordam o ensino de Química sob uma perspectiva global, integrada com as flexibilidades de inserção das TDICs. O projeto foi aplicado em uma turma da 1 ª Série do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de Fortaleza/CE. A pesquisa, de perfil quantitativo-qualitativa, foi realizada em três etapas. A primeira consistiu na aplicação de uma entrevista semiestruturada, para percebermos como o discente enxerga o potencial pedagógico de interfaces, como a do Youtube. Na segunda etapa, foi criado pelos discentes um produto cultural audiovisual, denominado “Quimitubers”, dando informações, curiosidades e aplicabilidades de elementos da Tabela Periódica. Por fim, realizamos o cruzamento das informações coletadas antes e após o experimento com o canal de Youtube. Com a elaboração do produto educacional, mostramos que a estratégia adotada pode se tornar uma ferramenta importante para que os alunos possam estabelecer uma conexão direta com o processo ensino-aprendizagem, fortalecendo a ideia do conhecimento com uma construção ativa, inseparável do fazer.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1913849 - EDGAR PERIN MORAES
Interno - 1298849 - MARCIA TEIXEIRA BARROSO
Presidente - 345799 - OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 21/12/2018 19:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao