A aplicabilidade Pedagógica da Interface Youtube no ensino da Tabela Periódica no Ensino Médio
Ensino de Química, TDICs, Teoria da Atividade, Tabela Periódica, Interface, Plataformas Digitais
A presente pesquisa teve como objetivo investigar a aplicabilidade de um produto cultural audiovisual – um canal na plataforma Youtube elaborado pelos alunos - a fim de ampliar o potencial pedagógico do uso de produtos culturais audiovisuais no ensino dos conteúdos envolvendo a Tabela Periódica. Orientamos a elaboração do produto para difundir o ensino da Química, ampliando a compreensão e o interesse do aluno sobre as informações dos Elementos que compõem a Tabela Periódica. Tomamos como referenciais teóricos principalmente o autor Leite (2015), que aborda em sua obra os ensinamentos de Vygostky e Leontiev, especialmente no que se refere a Teoria da Atividade, que enfatiza a importância da ação por parte do aluno durante o processo de aprendizagem. Consideramos também Lemos (2007) e Lévi (2010), pesquisadores que abordam as concepções de Ciberespaço, Cibercultura e Ciberdemocracia. Além disso, serão observadas as concepções previstas na Lei de Diretrizes e Bases (1996), Diretrizes Nacionais para o Ensino Médio (1999); e, ainda, as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2006), os quais abordam o ensino de Química sob uma perspectiva global, integrada com as flexibilidades de inserção das TDICs. O projeto foi aplicado em uma turma da 1 ª Série do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de Fortaleza/CE. A pesquisa, de perfil quantitativo-qualitativa, foi realizada em três etapas. A primeira consistiu na aplicação de uma entrevista semiestruturada, para percebermos como o discente enxerga o potencial pedagógico de interfaces, como a do Youtube. Na segunda etapa, foi criado pelos discentes um produto cultural audiovisual, denominado “Quimitubers”, dando informações, curiosidades e aplicabilidades de elementos da Tabela Periódica. Por fim, realizamos o cruzamento das informações coletadas antes e após o experimento com o canal de Youtube. Com a elaboração do produto educacional, mostramos que a estratégia adotada pode se tornar uma ferramenta importante para que os alunos possam estabelecer uma conexão direta com o processo ensino-aprendizagem, fortalecendo a ideia do conhecimento com uma construção ativa, inseparável do fazer.