PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Telefone/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de QUALIFICAÇÃO: NILTON CLAUDIO MAIA

DISCENTE : NILTON CLAUDIO MAIA
DATA : 01/02/2019
LOCAL: Sala do Química I/UFRN

Origami arquitetônico como recurso pedagógico na compreensão da geometria espacial das moléculas

Geometria Molecular, Origami Arquitetônico, recurso didático, Educação Química

Nesta pesquisa, apresentou-se a elaboração e aplicação de pranchetas de origami arquitetônico como recurso didático, objetivando verificar suas potencialidades no ensino de Geometria Molecular. A pesquisa fundamentou-se em alguns referenciais teóricos: a Teoria Sócio interacionista de Vigotsky e nas contribuições de pesquisadores da Educação Química como Ferreira e Arroio (2013), Leal (2010) e Gilbert (2005) dentre outros. Optou-se metodologicamente por uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Os dados foram recolhidos a partir do acompanhando da proposta pedagógica, que incluiu a aplicação de questionários, inicial e final, a toda a turma, a observação de atividades propostas nas pranchetas, realização de atividade experimental com origami, notas de campo, questionário de satisfação do material e um teste duas semas depois, para verificação da memória de longo prazo. Os resultados demostram a priori que ao se aplicar a metodologia com este material didático em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Morada Nova-CE, foi possível verificar, que partindo dos conhecimentos prévios dos alunos, estes avançaram em sua aprendizagem, sendo que, a maioria deles, conseguiram desenvolver uma aprendizagem consistente sobre o tema, desenvolvendo habilidades espaciais como perceber algumas relações entre propriedades e geometria molecular. Os alunos mostraram entusiasmo ao participar das atividades e boa cooperação ao trabalhar em grupo, compartilhando dúvidas e experiências com seus pares. A participação do professor como mediador nesse processo, foi de fundamental importância para a correta utilização do material didático e desenvolvimento de habilidades como a transposição de uma molécula plana para tridimensional e vice-versa.

Interno - 1715109 - DANIEL DE LIMA PONTES
Interno - 1298849 - MARCIA TEIXEIRA BARROSO
Interno - 345799 - OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 21/12/2018 19:28