Dissertações/Teses

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2019
Dissertações
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  • JULYANA CARDOSO CARVALHO
  • QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

  • Orientador : JOSIVANIA MARISA DANTAS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSIVANIA MARISA DANTAS
  • MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
  • ROZICLEIDE BEZERRA DE CARVALHO
  • Data: 23/05/2019

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  • Refletir sobre educação ultrapassa a discussão referente aos conteúdos elencados como específicos para cada nível escolar ou acadêmico. Nesse sentido, a Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) objetiva alfabetizar cientificamente cidadãos e enfatiza a necessidade de pensar em atitudes e valores que devem ser desenvolvidos à prática cidadã, de forma a capacitar os educandos a se posicionar criticamente frente aos fenômenos que os cercam. Nesta perspectiva, os estudos que contemplam as relações CTS no mundo atual nos níveis da reflexão ética e nas novas tendências educativas, consideram a relevância das questões sociocientíficas (QSC). Estas, por sua vez, pertencendo ao enfoque CTS possibilitam a aprendizagem de significados científicos, sociais e culturais para a formação de professores de Ciências. Considerando tais direcionamentos, este trabalho busca contribuir com a formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza ao apresentara utilização de questões sociocientíficas como uma proposta metodológica para compor processos de ensino e aprendizagem, nesta área. O percurso metodológico incluiu oficinas voltadas à formação inicial e continuada de professores. Para tanto, a presente investigação possui caráter qualitativo e assume a técnica da Observação Participante. Os instrumentos para coleta de dados configuraram-se em: Questionário Inicial, Material de Apoio para a construção de QSC, Questionário Final e diários de campo. Tais procedimentos, de acordo com a metodologia da Análise de Conteúdo, culminaram na elaboração de categorias a priori para análise dos dados da pesquisa. Como resultado das Oficinas, foi possível identificar pouco conhecimento formal quanto ao Campo de Estudos CTS e sua aplicabilidade à área da Educação. O conhecimento sobre esta abordagem e a utilização de QSC, os habilitou a refletir sobre a Alfabetização Científica e Tecnológica do alunado, bem como a trabalhar com posicionamentos críticos. A promoção destes momentos formativos foi avaliada como “necessária e relevante”, pelos graduandos e professores. A inclusão de QSC, portanto, favoreceu a reflexão quanto aos aspectos sociais, políticos e éticos envolvidos em assun­tos públicos adjacentes ao progresso científico e tecnológico.


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  •  

    Reflecting on education goes beyond the discussion regarding the contents listed as specific for each school or academic level. In this respect, the Science-Technology-Society Education (STS) aims to scientifically literate citizens and emphasizes the need to think about attitudes and values that should be developed to citizen practice, in order to enable students to position themselves critically in the face of the phenomena that surround them. In this perspective, the studies that contemplate the STS relations in the world today in the levels of ethical reflection and in the new educational tendencies, consider the relevance of the Socioscientific Issues (SSI). These, in turn, when associated to the STS approach enable the learning of scientific, social and cultural meanings for the formation of science teachers. Considering these orientations, this work seeks to analyze how the construction of SSI can contribute to the initial and continuous formation of teachers of Natural Sciences. The methodological course included workshops aimed at initial and ongoing teacher training. Therefore, the present research has a qualitative nature and assumes the Participant Observation technique. The instruments for data collection were configured in: initial questionnaire, support material for the construction of SSI, evaluation material and field diaries. These procedures, according to the Content Analysis methodology, culminated in the elaboration of a priori categories for the analysis of the research data. As results of the Workshops, it was possible to identify little formal knowledge regarding the STS Field of Studies and its applicability to the Education area. Knowledge about this approach and the use of SSI enabled them to reflect on the Scientific and Technological Literacy of the student, as well as to work with critical positions. The promotion of these formative moments was evaluated as "necessary and relevant" by the undergraduates and teachers. Given the results, it is possible to consider that the success in the formation of the student body depends greatly on a teacher formation committed to the reflection of its practice, being this critical, conscious and liberating. The inclusion of SSI in this context has favored reflection on the social, political and ethical aspects involved in public affairs adjacent to scientific and technological progress.

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  • JULIANNE GABRIELLE TAVARES DE MEDEIROS
  • EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS A PARTIR DE UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO BASEADA NA POE (PREVISÃO, OBSERVAÇÃO E EXPLICAÇÃO) EM AULAS DE QUÍMICA 

  • Orientador : MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • KÁTIA CALLIGARIS RODRIGUES
  • MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
  • MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
  • Data: 24/07/2019

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  • A explicação científica é considerada uma habilidade importante a se trabalhar na área de ensino de ciências não somente por sua presença nas salas de aulas ao trabalhar no processo para a compreensão de conteúdos, como também com o estímulo de outras habilidades cognitivas. Ao considerar como uma habilidade a ser desenvolvida no contexto na sala de aula, propomos em nosso estudo investigar o uso da estratégia didática baseada na Previsão-Observação-Explicação (POE), para a elaboração de explicações cientificas escolares em uma atividade experimental sobre o conceito de densidade. A pesquisa foi aplicada com alunos de uma escola pública estadual de uma turma do primeiro ano do curso técnico de segurança do trabalho integrado ao nível médio.A coleta de dados foi realizada por meio da gravação de áudio e vídeo das aulas, além dos registros realizados pelos alunos durante a execução da atividade e os diários de campo que serviram para as observações diretas consideradas relevantes. Ao fim da intervenção, que durou aproximadamente três encontros em que o primeiro foi uma abordagem teórica e os outros dois foram atividades experimentais, pudemos realizar algumas análises do discurso oral e das respostas escritas pelos grupos de estudantes, a partir de elementos da análise textual discursiva,  à luz  do modelo pragmático ilocutivo de explicação e também nos apoiando em contribuições que emergiram durante discussões no grupo de estudos Argumentação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como resultados, observamos que a atividade contribuiu para a incorporação de alguns elementos explicativos pelos estudantes, embora os estudantes não tenham sido orientados explicitamente sobre um modelo estrutural para esta ação. Além disso, outros aspectos importantes foram despertados, como a interação entre os estudantes, questionamentos, curiosidades, onde a negociação envolvida na atividade proporcionou o estímulo a reflexão e maior empenho na resolução da atividade.


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  • Scientific explanation is considered an important ability to work in the field of science education not only by its presence in classrooms when working on the process for understanding contents, but also with the stimulation of other cognitive abilities. In considering as a skill to be developed in the context in the classroom, we propose in our study to investigate the use of the didactic strategy based on Forecast-Observation-Explanation (SOP), for the elaboration of scientific explanations in an experimental activity on the concept of density. The research was applied with students from a state public school of a first-year class of integrated technical safety course at the intermediate level. The data collection was done through audio and video recording of the classes, besides the records made by the students during the execution of the activity and the field diaries that served for the direct observations considered relevant. At the end of the intervention, which lasted approximately three meetings in which the first was a theoretical approach and the other two were experimental activities, we were able to perform some analysis of the oral discourse and the written responses by the student groups, from elements of the discursive textual analysis , in the light of the pragmatic illocutionary model of explanation and also supporting us in contributions that emerged during discussions in the study group Argumentation in Teaching of Sciences of the Federal University of Rio Grande do Norte. As results, we observed that the activity contributed to the incorporation of some explanatory elements by the students, although the students were not explicitly oriented on a structural model for this action. In addition, other important aspects were awakened, such as the interaction among students, questions, curiosities, where the negotiation involved in the activity provided the stimulus for reflection and greater commitment to solve the activity.

Teses
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  • LíVIA CRISTINA DOS SANTOS SILVA
  • A argumentação e a construção e crítica do conhecimento por meio de atividades sobre mudanças climáticas

  • Orientador : MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • BERNADETE BARBOSA MOREY
  • CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
  • FERNANDA OSTERMANN
  • MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
  • SUZANI CASSIANI
  • Data: 11/04/2019

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  • No ensino de ciências a argumentação dialética tem sido estudada em contextos de sala de aula onde se manifesta tanto a crítica como a construção do conhecimento. Segundo Larrain, Freire e Howe (2014, p. 1020) na argumentação dialética “quando os pontos de vista opostos são discutidos e revisados, se requer a coordenação e o exame de diferentes perspectivas, encorajando a reflexão e a revisão da própria perspectiva, e levando a melhorar a organização do conhecimento”. Este estudo investiga como estudantes da educação básica articulam a construção e a crítica de afirmações de conhecimentos no contexto do desenvolvimento de tarefas argumentativas sobre mudanças climáticas. Para tanto, se examina o discurso destes estudantes durante atividades argumentativas promovidas por meio de uma sequência de atividades sobre a temática mudanças climáticas. As atividades ocorreram durante 4 meses, consistindo tanto de aulasexpositivas-dialogadas como tarefas orientadas a argumentação e/ou a análise crítica de informações, exigindo participação ativa do alunado. Em concreto, apresentamos neste texto a análise de uma das atividades realizadas, a qual envolve o debate sobre a perspectiva antropogênica das mudanças climáticas. A coleta de dados ocorreu durante a preparação de argumentos, a execução do debate e a avaliação coletiva do debate. O processo de desenvolvimento das tarefas foi gravado em áudio e vídeo e o conteúdo dos áudios foi transcrito com auxílio do vídeo. As principais questões examinadas na análise das transcrições foram: Em que momentos do processo argumentativo os estudantes expressam a construção ou a crítica de afirmações de conhecimento? Que aspectos doprocesso argumentativo fomentaram expressões de construção ou crítica de afirmações de conhecimento? Como se relacionam a construção e a crítica de afirmações de conhecimento no contexto argumentativo examinado? Para análise dos dados utilizamos o referencial da análise dialógica do discurso que se apoia nos estudos de Bakhtin sobre linguagem. Como resultados identificamos que as formas como os estudantes vão se envolver em construção e crítica são dependentes do tipo de situação comunicativa que se desenvolve. Identificamos também que a crítica e a construção de afirmações de conhecimento se retroalimentam e podem ocorrer de forma simultânea no contexto daargumentação. Pretende-se que as conclusões dessa investigação possam ajudar ainstrumentalizar o trabalho do professor em sala de aula para promover a construção e crítica de afirmações de conhecimento no contexto da argumentação.


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  • In science teaching dialectical argumentation has been studied in classroom contexts where both criticism and the construction of knowledge are manifested. According to Larrain, Freire and Howe (2014, p.1020) in the dialectical argumentation "when opposing points of view are discussed and revised, it is required the coordination and examination of different perspectives, encouraging reflection and revision of one's perspective, and leading to better organization of knowledge ". This study investigates how high-school students articulate the construction and critique of knowledge claims in the context of the development of argumentative tasks on climate change. Therefore, the discourse of these students during argumentative activities promoted through a sequence of activities on the theme climate change is examined. The activities took place during 4 months, consisting of both expository-dialogue classes and tasks oriented to argumentation and / or critical analysis of information, requiring students’ active participation. Specifically, we present in this text the analysis of one of the activities carried out, which involves the debate on the anthropogenic perspective of climate change. The data collection took place during the preparation of arguments, the execution of the debate and the collective evaluation of the debate. The task development process was recorded in audio and video and the content of the audios was transcribed using the video. The main questions examined in the analysis of the transcriptions were: At what moments of the argumentative process do students express the construction or criticism of knowledge claims? What aspects of the argumentative process fostered expressions of construction or criticism of knowledge claims? How are the construction and critique of knowledge claims related to the argumentative context examined? To analyze the data, we use the framework of dialogical analysis of discourse that is based on Bakhtin's studies on language. As results, we identify that the ways in which students engage in construction and criticism are dependent on the type of communicative situation that develops. We also identify that the critique and construction of knowledge claims feedback and can occur simultaneously in the context of argumentation. It is intended that the conclusions of this research can help to instrumentalize the teacher's work in the classroom to promote the construction and critique of knowledge claims in the context of the argumentation.

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  • GUTEMBERG DE CASTRO PRAXEDES
  • CENÁRIO DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Orientador : MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSIVANIA MARISA DANTAS
  • LUCIANA ARAUJO MONTENEGRO
  • MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
  • MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
  • MARIA LUISA QUININO DE MEDEIROS
  • Data: 30/05/2019

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  • A preocupação com a qualidade de vida, da nossa e das gerações futuras, requer uma  reflexão profunda sobre o modelo insustentável de viver que adotamos e cujas consequências são percebidas a partir dos sinais emitidos pela Terra. Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) o instrumento capaz de enfrentar as circunstâncias desfavoráveis ao desenvolvimento humano é a educação. Em razão disso, reuniu suas propostas apresentadas ao longo dos anos, aos seus Estados-membros, para apresentar a Educação para o desenvolvimento Sustentável (EDS), considerada uma ferramenta possível de ser utilizada em qualquer faixa etária, classe social, em diferentes lugares de aprendizagem, seja ele formal, não formal ou informal, além de ter a possibilidade de transcorrer ao longo da vida e que contribuirá para que os indivíduos obtenham respostas para questões que comprometem o desenvolvimento humano, sejam elas de natureza ambiental, social ou econômica. Para isso, a UNESCO, em conjunto com outros organismos internacionais, patrocinam, promovem e divulgam ações que buscam alcançar a sustentabilidade, em suas diferentes dimensões: ambiental, social e econômica. Para tanto, defendem que para alcançarmos a sustentabilidade, precisamos priorizar e ter uma educação reorientada, ao mesmo tempo comprometida, para um modo de vida, de valores e atitudes voltadas para o desenvolvimento sustentável. Além disso, sugerem investimentos na capacitação e conscientização da população, na produção cientifica e tecnológica e na adequação da legislação ao modo de produção sustentável. Considerando a escola como uma das instâncias para que a EDS aconteça, este trabalho buscou caracterizar o cenário da Educação para a sustentabilidade em uma escola de ensino fundamental do município de Natal (RN). Nesta pesquisa a metodologia envolveu tanto a abordagem quantitativa quanto a qualitativa. Para a obtenção de dados foram utilizados como instrumentos de coleta a pesquisa documental, questionários, entrevista e observações. Sendo que um questionário e as observações foram utilizados de uma formação e oficina ofertadas aos participantes. Os dados recolhidos são apresentados a partir de registros numéricos de ocorrências e citações em tabelas e quadros, além de percentuais em gráficos, assim como há dados que foram explorados levando em consideração aspectos subjetivos, tais como convicções, procedimentos e práticas dos pesquisados, sendo alguns apresentados sob a forma de categorias. Os resultados demonstraram que os referenciais curriculares do município de Natal e o PPP da escola investigada apresentam características da EDS, embora não assumam, na sua redação, o propósito da EDS no sentido estrito, conforme proposto pela UNESCO; há um bom nível de formação em relação ao objeto de estudo, mesmo que um percentual elevado de professores argumente a existência de deficiências nas suas formações e um envolvimento considerável da escola e dos professores com a causa, ainda que essa compreensão não esteja explícita e nem seja, ainda, compreensível para muitos; a formação continuada foi apontada como a necessidade formativa.


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  • Concern for the quality of life of our own and of future generations requires a deep reflection on the unsustainable model of living that we adopt and whose consequences are perceived from the signals emitted by the Earth. For the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), the instrument capable of facing unfavorable circumstances for human development is education. As a result, it has brought together its proposals submitted over the years to its Member States to present Education for Sustainable Development (ESD), considered as a possible tool for use in any age group, social class, whether it is formal, non-formal or informal, as well as being able to go through life and that will help individuals to obtain answers to questions that compromise human development, whether environmental, social or economic. To this end, UNESCO, together with other international organizations, sponsor, promote and disseminate actions that seek to achieve sustainability in its different dimensions: environmental, social and economic. To that end, they argue that in order to achieve sustainability, we must prioritize and have an education that is reoriented and at the same time committed to a way of life, values and attitudes towards sustainable development. In addition, they suggest investments in the training and awareness of the population, in scientific and technological production and in the adaptation of legislation to sustainable production. Considering the school as one of the instances for EDS to take place, this work sought to characterize the Education for Sustainability scenario in a primary school in the city of Natal (RN). In this research the methodology involved both quantitative and qualitative approaches. To obtain data were used as collection instruments the documentary research, questionnaires, interview and observations. Since a questionnaire and the observations were used of a training and workshop offered to the participants. The collected data are presented from numerical records of occurrences and citations in tables and tables, as well as percentages in graphs, as well as data that has been explored taking into account subjective aspects such as convictions, procedures and practices of the researched ones, some being presented in the form of categories. The results showed that the curricular references of the Natal municipality and the PPP of the investigated school have characteristics of ESD, although they do not assume the purpose of ESD in the strict sense, as proposed by UNESCO; there is a good level of training in relation to the object of study, even if a high percentage of teachers argue that there are deficiencies in their training and a considerable involvement of the school and teachers with the cause, although this understanding is not explicit nor is still understandable to many; continued training was pointed out as the formative need.

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  • GUTEMBERG DE CASTRO PRAXEDES
  • CENÁRIO DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Orientador : MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JOSIVANIA MARISA DANTAS
  • LUCIANA ARAUJO MONTENEGRO
  • MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
  • MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
  • MARIA LUISA QUININO DE MEDEIROS
  • Data: 30/05/2019

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  • A preocupação com a qualidade de vida, da nossa e das gerações futuras, requer uma  reflexão profunda sobre o modelo insustentável de viver que adotamos e cujas consequências são percebidas a partir dos sinais emitidos pela Terra. Para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) o instrumento capaz de enfrentar as circunstâncias desfavoráveis ao desenvolvimento humano é a educação. Em razão disso, reuniu suas propostas apresentadas ao longo dos anos, aos seus Estados-membros, para apresentar a Educação para o desenvolvimento Sustentável (EDS), considerada uma ferramenta possível de ser utilizada em qualquer faixa etária, classe social, em diferentes lugares de aprendizagem, seja ele formal, não formal ou informal, além de ter a possibilidade de transcorrer ao longo da vida e que contribuirá para que os indivíduos obtenham respostas para questões que comprometem o desenvolvimento humano, sejam elas de natureza ambiental, social ou econômica. Para isso, a UNESCO, em conjunto com outros organismos internacionais, patrocinam, promovem e divulgam ações que buscam alcançar a sustentabilidade, em suas diferentes dimensões: ambiental, social e econômica. Para tanto, defendem que para alcançarmos a sustentabilidade, precisamos priorizar e ter uma educação reorientada, ao mesmo tempo comprometida, para um modo de vida, de valores e atitudes voltadas para o desenvolvimento sustentável. Além disso, sugerem investimentos na capacitação e conscientização da população, na produção cientifica e tecnológica e na adequação da legislação ao modo de produção sustentável. Considerando a escola como uma das instâncias para que a EDS aconteça, este trabalho buscou caracterizar o cenário da Educação para a sustentabilidade em uma escola de ensino fundamental do município de Natal (RN). Nesta pesquisa a metodologia envolveu tanto a abordagem quantitativa quanto a qualitativa. Para a obtenção de dados foram utilizados como instrumentos de coleta a pesquisa documental, questionários, entrevista e observações. Sendo que um questionário e as observações foram utilizados de uma formação e oficina ofertadas aos participantes. Os dados recolhidos são apresentados a partir de registros numéricos de ocorrências e citações em tabelas e quadros, além de percentuais em gráficos, assim como há dados que foram explorados levando em consideração aspectos subjetivos, tais como convicções, procedimentos e práticas dos pesquisados, sendo alguns apresentados sob a forma de categorias. Os resultados demonstraram que os referenciais curriculares do município de Natal e o PPP da escola investigada apresentam características da EDS, embora não assumam, na sua redação, o propósito da EDS no sentido estrito, conforme proposto pela UNESCO; há um bom nível de formação em relação ao objeto de estudo, mesmo que um percentual elevado de professores argumente a existência de deficiências nas suas formações e um envolvimento considerável da escola e dos professores com a causa, ainda que essa compreensão não esteja explícita e nem seja, ainda, compreensível para muitos; a formação continuada foi apontada como a necessidade formativa.


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  • Concern for the quality of life of our own and of future generations requires a deep reflection on the unsustainable model of living that we adopt and whose consequences are perceived from the signals emitted by the Earth. For the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), the instrument capable of facing unfavorable circumstances for human development is education. As a result, it has brought together its proposals submitted over the years to its Member States to present Education for Sustainable Development (ESD), considered as a possible tool for use in any age group, social class, whether it is formal, non-formal or informal, as well as being able to go through life and that will help individuals to obtain answers to questions that compromise human development, whether environmental, social or economic. To this end, UNESCO, together with other international organizations, sponsor, promote and disseminate actions that seek to achieve sustainability in its different dimensions: environmental, social and economic. To that end, they argue that in order to achieve sustainability, we must prioritize and have an education that is reoriented and at the same time committed to a way of life, values and attitudes towards sustainable development. In addition, they suggest investments in the training and awareness of the population, in scientific and technological production and in the adaptation of legislation to sustainable production. Considering the school as one of the instances for EDS to take place, this work sought to characterize the Education for Sustainability scenario in a primary school in the city of Natal (RN). In this research the methodology involved both quantitative and qualitative approaches. To obtain data were used as collection instruments the documentary research, questionnaires, interview and observations. Since a questionnaire and the observations were used of a training and workshop offered to the participants. The collected data are presented from numerical records of occurrences and citations in tables and tables, as well as percentages in graphs, as well as data that has been explored taking into account subjective aspects such as convictions, procedures and practices of the researched ones, some being presented in the form of categories. The results showed that the curricular references of the Natal municipality and the PPP of the investigated school have characteristics of ESD, although they do not assume the purpose of ESD in the strict sense, as proposed by UNESCO; there is a good level of training in relation to the object of study, even if a high percentage of teachers argue that there are deficiencies in their training and a considerable involvement of the school and teachers with the cause, although this understanding is not explicit nor is still understandable to many; continued training was pointed out as the formative need.

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  • ANDREIA VARELA DE MELO
  • EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM LICENCIATURAS DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: ABORDAGEM CURRICULAR E IDEIAS E ATITUDES DE ESTUDANTES

  • Orientador : MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
  • MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
  • ANA CARLA IORIO PETROVICH
  • MARIA DA GLORIA FERNANDES DO NASCIMENTO ALBINO
  • MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
  • Data: 31/05/2019

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  • Práticas insustentáveis de crescimento concretizadas na multiplicação da pobreza e na crise ambiental planetária encontram-se em decurso acelerado. A esfera educacional não pode nem deve estar alheia a essas questões, particularmente no que se refere aos aspectos éticos, econômicos, tecnológicos e socioambientais.  É nessas circunstâncias que apontamos o interesse por processos de ensino e aprendizagem que problematizem as associações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade numa abordagem em que os princípios de uma educação para a sustentabilidade possam ser a base para a formação reflexiva e construção de valores.  Nessa perspectiva, estudos na área de Ensino de Ciências da Natureza vêm se dedicando a investigar as concepções sobre sustentabilidade, de professores em formação na área predita, bem como indicando a promoção de uma formação orientada para educar na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivos identificar as ideias e atitudes relacionadas com Sustentabilidade, de licenciandos dos cursos de Química, Física e Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e compreender como os princípios orientadores da educação para a sustentabilidade se apresentam nos Projetos Pedagógicos desses cursos. Utilizando-se de um instrumento que é uma adaptação do questionário de opiniões sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (Views on Science-Technology-Society VOSTS), as concepções sobre Sustentabilidade foram avaliadas em dois níveis: as ideias e as atitudes - uma relação entre o discurso sobre um conceito e os princípios e práticas operativas. As atitudes ou predisposições dos licenciandos em relação ao conceito de sustentabilidade e as ações que acreditam que devam ser colocadas em prática para alcançá-la revelaram que, de certa forma, eles incorporam um discurso correto, mas falta-lhes uma melhor compreensão das consequências das ações humanas na vida do planeta.


  • Mostrar Abstract
  • Unsustainable growth practices in front of the increasing poverty and the planetary environmental crisis are accelerating. The educational sphere can not and should not be oblivious to these issues, particularly with regard to ethical, economic, technological and socio-environmental aspects. It is in these circumstances that we point out the interest in teaching and learning processes that problematize the associations between Science, Technology and Society in an approach in which the principles of an education for sustainability can be the basis for the reflective formation and construction of values. In this perspective, studies in the field of Natural Sciences Teaching have been dedicated to investigate the conceptions about sustainability of teachers in formation in this area, as well as indicating the promotion of training oriented to educate in the perspective of sustainable development. In this context, the objective of this work was to investigate the ideas and attitudes related to Sustainability of students of science teaching courses of Chemistry, Physics and Biology of the Federal University of Rio Grande do Norte and to understand how the guiding principles of education for sustainability are presented in the undergraduate courses in Chemistry, Physics and Biology. Using an instrument that is an adaptation of the Views on Science-Technology-Society VOSTS questionnaire, we sought to identify the Conceptions on sustainability of these students at two levels: the definitions of the concept and the operational principles needed to achieve sustainability - a relationship between the discourse about a concept and the principles and operative practices. The attitudes or predispositions of the graduates in relation to the concept of sustainability and the actions they believe should be put into practice in order to achieve it have revealed that, to a certain extent, they incorporate a correct discourse, but they lack a better understanding of the consequences of human actions in the life of the planet.

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  • WESLEY COSTA DE OLIVEIRA
  • ENSINANDO ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA: UM ESTUDO SOBRE OS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL

  • Orientador : MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA PAULA BISPO DA SILVA
  • JOSIVANIA MARISA DANTAS
  • MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
  • PABLO MORENO PAIVA CAPISTRANO
  • SEVERINO CARLOS GOMES
  • Data: 25/07/2019

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  • Nos últimos anos, estudos envolvendo a argumentação e os diferentes objetivos para a educação científica têm se diversificado em torno de propostas de sequências de ensino. Há também indicações políticas internacionais defendendo sua inserção nas salas de aula de ciências. Embora a literatura venha destacando a importância de seu ensino e haja indicações políticas, sabe-se que promovê-la nas aulas de ciência não é algo simples. A falta dos saberes docentes por parte dos professores para apoiar a argumentação dos alunos tem sido identificada como um importante obstáculo. Uma das possibilidades para desenvolver esses saberes, e mais especificamente, aqueles relacionados ao conhecimento meta-estratégico, pode ser atuar na Formação de Professores (FP). Assim, defende-se o desenvolvimento desse conhecimento por meio de um curso de FP, engajando os licenciandos em discussões explícitas sobre as características gerais da argumentação. Para tanto, adotou-se a convergência História e Filosofia da Ciência-Argumentação como posição didática. Em outras palavras, adotou-se o uso da História e Filosofia da Ciência (HFC) como abordagem para promover o engajamento em processos argumentativos e a compreensão epistemológica nos licenciandos. Esta tese objetivou estudar elementos dos saberes dos futuros docentes para a inserção rotineira da argumentação em salas de aulas de ciências. O referencial teórico foram os trabalhos de Anat Zohar acerca dos saberes docentes no contexto do ensino de estratégias de pensamento. Quanto as decisões metodológicas, adotou-se a Análise Textual Discursiva (ATD) para o tratamento dos dados. O corpus é proveniente de 11 documentos inscritos, das gravações em áudio e vídeo de 12 encontros, das gravações em áudio e vídeo de 3 intervenções para estudantes de Ensino Médio e de 2 entrevistas com alunos-bolsistas de graduação do subprojeto-Física do PIBID da UFRN. Entre os principais resultados, devido à natureza singular desse tipo de conhecimento, propõe-se a utilização de um termo especial: conhecimento docente para a inserção rotineira da argumentação como estratégia de pensamento de alta ordem. E a partir dele, outras duas denominações: a primeira, o conhecimento pedagógico no contexto do ensino da argumentação como estratégia de pensamento de alta ordem e, a segunda, o conhecimento da argumentação como estratégia de pensamento de alta ordem. Em relação ao primeiro foi proposto um corpo de conhecimento específico, dentre os quais 5 saberes docentes que “emergiram” durante as análises. Já em relação ao segundo, em especial, o conhecimento meta-estratégico da argumentação, foram propostos 8 saberes docentes para esse corpo de conhecimento específico.


  • Mostrar Abstract
  • In recent years, studies involving argumentation and different goals for science education have diversified around teaching sequence proposals. There are also international political indications defending their insertion in the science classrooms. Although literature has emphasized the importance of its teaching and there are political indications, we know that promoting it in science classes is not something simple. The lack of teacher knowledge on the part of teachers to support students' arguments has been identified as a major obstacle. One of the possibilities to develop these knowledge, and more specifically, those related to meta-strategic knowledge, can be to act in the Teacher Education (TE). Thus, the development of this knowledge is defended through a TE course, engaging the graduates in explicit discussions about the general characteristics of the argumentation. For that, the convergence of History and Philosophy of Science-Argumentation was adopted as a didactic position. In other words, the use of History and Philosophy of Science (HFC) was adopted as an approach to promote the engagement in argumentative processes and the epistemological understanding in the graduating. This thesis aimed to study elements of the knowledge of future teachers for the routine insertion of argumentation in science classrooms. The theoretical reference was the works of Anat Zohar about the teaching knowledge in the context of teaching strategies of thought. Regarding the methodological decisions, the Discursive Textual Analysis (DTA) was adopted for the treatment of the data. The corpus came from 11 documents, audio and video recordings of 12 meetings, audio and video recordings of 3 interventions for high school students and 2 interviews with undergraduate students of the subproject-physics of PIBID-UFRN. Among the main results, due to the unique nature of this type of knowledge, it was proposed to use a special term: teacher knowledge for the routine insertion of argumentation as a strategy of high order thinking. And from it, two other denominations: the first, pedagogical knowledge in the context of the teaching of argumentation as a strategy of high order thinking, and the second, the knowledge of argumentation as a strategy of high order thinking. In relation to the first, a specific body of knowledge was proposed, among which 5 teaching knowledge that “emerged” during the analysis. In relation to the second, in particular, the meta-strategic knowledge of the argumentation, 8 teaching knowledge was proposed for this body of specific knowledge.

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  • RILAVIA ALMEIDA DE OLIVEIRA
  • NATUREZA DA CIÊNCIA POR MEIO DE NARRATIVAS HISTÓRICAS: OS DEBATES SOBRE A NATUREZA DA LUZ NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX.

  • Orientador : ANDRE FERRER PINTO MARTINS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA PAULA BISPO DA SILVA
  • ANDRE FERRER PINTO MARTINS
  • ANDRÉIA GUERRA DE MORAES
  • BERNADETE BARBOSA MOREY
  • CIBELLE CELESTINO SILVA
  • FLAVIA POLATI FERREIRA
  • Data: 02/08/2019

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  • No contexto das pesquisas da área de ensino de ciências que defendem a História e a Filosofia da Ciência (HFC) como abordagem didática para problematizar aspectos da Natureza da Ciência (NDC) no ensino, este trabalho parte das seguintes questões: Como a interface episódio histórico – temas de NDC pode ser materializada a partir da construção de narrativas históricas? Quais as potencialidades e dificuldades de trabalhar temas da NDC a partir de narrativas históricas? Como narrativas históricas podem fomentar a discussão e compreensão de temas da NDC? Mais especificamente, objetivou-se investigar as potencialidades e limitações de trabalhar temas de NDC com professores de Física em formação inicial, a partir de narrativas históricas, tomando como base os debates sobre a natureza da luz no início do século XIX. Nesse intuito, inicialmente, foram analisados estudos sobre a natureza da luz na primeira metade do século XIX, especificamente com referência aos contextos francês e britânico, a partir de fontes primárias e secundárias, buscando-se compreender o episódio histórico e seus aspectos conceituais e epistemológicos. Na sequência, buscou-se investigar como o episódio histórico estudado pode contribuir para a discussão de temas da NDC no ensino de física. A partir da interface entre episódio histórico e temas da NDC, foi construída uma narrativa histórica como ferramenta para a discussão de temas de NDC na formação de professores. Na parte empírica da pesquisa, foi elaborada uma intervenção didática que buscou problematizar temas de NDC a partir da narrativa histórica construída. A intervenção foi realizada em um componente curricular do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba. Para obtenção dos dados foram utilizados questionários, entrevistas, gravações em áudio das discussões ocorridas em sala e registro das notas de campo da professora-pesquisadora após as aulas. A análise dos dados forneceu indicativos de que a narrativa histórica construída com base no episódio histórico contribuiu para a problematização efetiva de diversos temas da NDC. A maioria dos alunos apresentou uma boa compreensão acerca dos temas de NDC problematizados ao longo da proposta. No entanto, a intervenção também evidenciou a complexidade envolvida em problematizar concepções sobre NDC dos estudantes – futuros professores em formação.


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  • In the context of research in the area of science teaching that advocates History and Philosophy of Science (HFS) as a didactic approach to problematizing aspects of the Nature of Science (NOS) in teaching, this paper shares the following questions: How does the interface historical episode - themes of NOS can be materialized from the construction of historical narratives? What are the potentialities and difficulties of working on NOS themes from historical narratives? How can historical narratives foster discussion and understanding of NOS issues? More specifically, the objective was to investigate the potentialities and limitations of working on themes of NOS with Physics teachers in initial/undergraduation formation, based on historical narratives, based on the debates about the nature of light in the early nineteenth century. In this context, studies were initially carried out on the nature of light in the first half of the 19th century, specifically with reference to the French and British contexts, from primary and secondary sources, in order to understand the historical episode and its conceptual and epistemological aspects. In the sequence, we sought to investigate how the historical episode studied can contribute to the discussion of themes of the NOS in the teaching of Physics. From the interface between historical episode and themes of NOS, a historical narrative was constructed as a tool for the discussion of themes of NOS in teacher training. In the empirical part of the research, a didactic intervention was elaborated that sought to problematize NOS themes from the constructed historical narrative. The intervention was carried out in a curricular component of the Licentiate Degree in Physics of the State University of Paraíba. In order to obtain the data, questionnaires, interviews, audio recordings of the discussions held in the classroom and recording of field notes by the teacher-researcher after the lessons were used. The analysis of the data provided indications that the historical narrative built on the historical episode contributed to the effective problematization of several themes of the NOS. The majority of the students presented a good understanding about the themes of NOS problematized throughout the proposal. However, the intervention also highlighted the complexity involved in problematizing conceptions about NOS of students - future teachers in training.

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  • MAYARA LARRYS GOMES DE ASSIS NOGUEIRA
  • DIÁLOGOS ENTRE CIÊNCIAS E FICÇÃO CIENTÍFICA: Uma estratégia para discutir ética científica baseada na Teoria da Objetivação


  • Orientador : BERNADETE BARBOSA MOREY
  • MEMBROS DA BANCA :
  • BERNADETE BARBOSA MOREY
  • ANDRE FERRER PINTO MARTINS
  • THIAGO EMMANUEL ARAUJO SEVERO
  • ANA MARIA DA SILVA
  • RODOLFO VERGEL CAUSADO
  • SHIRLEY TAKECO GOBARA
  • Data: 02/08/2019

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  • AAs narrativas implicadas em materiais de ficção científica (SF) apresentam as ciências como uma atividade viva e instigante que parece alimentar o interesse e a curiosidade dos cidadãos por questões científicas complexas. Essa proposição parece contrariar um cenário descrito na literatura específica em que discussões sobre produtos e processos das ciências nas salas de aulas parecem cada vez mais desinteressantes aos estudantes. Uma via pertinente e bastante trabalhada que assumo como estratégia para atravessar um desinteresse dessa ordem e discutir sobre aspectos epistemológicos das ciências é o diálogo entre ciências e literatura. De modo mais específico, tomo a literatura de ficção científica (SF) como fio condutor para propor discussões sobre noções de ética nas ciências. Para fundamentar filosófica, pedagógica e epistemologicamente as ideias e atividades propostas assumi como base a Teoria da Objetivação (TO), teoria de ensino-aprendizagem histórico-cultural idealizada pelo pesquisador matemático Luis Radford. O objetivo dessa articulação é investigar a pertinência da SF para ampliar, facilitar e contextualizar o debate sobre a produção das ciências e seus aspectos éticos para professores de ciências em formação. Para alcançar esse objetivo utilizei três estratégias metodológicas: uma interlocução epistolar com o cientista ficcional Doutor Victor Frankenstein; mapeamento e imersão em matrizes teóricas e a produção estratégias de ensino – uma oficina didática exploratória ministrada para bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Interdisciplinar/UFRN) e um Curso sobre Ficção Científica e Ética nas Ciências ofertado para professores em formação inicial e continuada dos cursos de Química, Física, Biologia e Matemática da UFRN, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Centro Universitário Facex (UniFacex). O diálogo entre os dados produzidos com o uso dessas estratégias oferece pistas para defender que a SF é uma linguagem pertinente para pensar e problematizar discussões sobre as ciências e seus aspectos éticos e pode contribuir na educação científica de professores de ciências em formação.


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  • The narratives involved in Science Fiction (SF) materials present science as a live and thought-provoking activity that seems to fuel the interest and curiosity of citizens over complex scientific issues. This proposition seems to contradict a scenario described in the specific literature in which discussions about science products and processes in classrooms seem increasingly uninteresting to students. A pertinent and well worked path that I take as a strategy to cross this disinterest and to discuss epistemological aspects of sciences is the dialogue between sciences and literature. More specifically, I have taken Science Fiction (SF) literature as the guiding thread to discuss the notion of ethics in science. The proposed ideas and activities are based philosophical, pedagogical and epistemological on the Theory of Objectification (TO), a cultural-historical theory of teaching and learning idealized by the mathematical researcher Luis Radford. The aim of this articulation is to investigate the relevance of SF to expand, facilitate and contextualize the debate about the production of sciences and its ethical aspects for pre-service science teachers. To achieve this aim I used three methodological strategies: an epistolary interlocution with a fictional scientist Doctor Victor Frankenstein; mapping and immersion in theoretical matrices and the production of teaching strategies – a exploratory didactic workshop taught to scholarship pre-service teachers from the Institutional Program for Scholarship to Teaching Initiation  (PIBID/Interdisciplinary/UFRN) and a course about Science Fiction and Ethics in Sciences offered to pre-service and professional teachers of the Chemistry, Physics, Biology and Mathematics undergraduate courses at UFRN, the Federal Institute of Rio Grande do Norte (IFRN) and the University Center Facex (UniFacex). The dialogue between the data produced with the use of these strategies offers clues to defend that SF is a relevant language to think about and problematize discussions about sciences and their ethical aspects and can contribute to the scientific education of pre-service science teachers.

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  • JAILSON DA COSTA PONTES
  • IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE ERROS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NAS QUESTÕES DE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE DAS PROVAS DE MATEMÁTICA DO ENEM NOS ANOS DE 2013 A 2016 DOS APROVADOS NA PRIMEIRA CHAMADA DO SISU PARA INGRESSAR NA UFRN

  • Orientador : ISAURO BELTRAN NUNEZ
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCISCO DE ASSIS BANDEIRA
  • HÉCTOR JOSÉ GARCÍA MENDOZA
  • ILONEIDE CARLOS DE OLIVEIRA RAMOS
  • ISAURO BELTRAN NUNEZ
  • IVONE DA SILVA SALSA
  • JOSE EVERALDO PEREIRA
  • ROGERIA GAUDENCIO DO REGO
  • Data: 26/08/2019

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  • As pesquisas sobre erros e dificuldades na aprendizagem da matemática têm avançado nas últimas décadas para possibilitar uma melhor aprendizagem dos estudantes no processo de ensino em ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa consiste em estudar o perfil dos erros e dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Estatística e Probabilidade nas provas de matemática do ENEM dos anos de (2013 a 2016) dos estudantes aprovados no ENEM e inscritos no SISU para entrar na UFRN. Foram identificados os erros e dificuldades de aprendizagem em relação a esses conteúdos que constituíram as questões das provas do ENEM durante os anos analisados. Com as reflexões de pesquisadores como: Radatz (1979; 1980), Cury (1988; 1994; 2007; 2008), Socas (1997), Borasi (1985; 1987), Rico (1995), Pochulu (2004) e Brousseau (1976), apresentamos os erros e as dificuldades na aprendizagem matemática. Já pesquisadores na área da estatística e probabilidade, como: Batanero (1998; 2000), Batanero; Godino; Navarro-Pelayo (2001), dentre outros, apresentam erros mais específicos para esse conteúdo. O estudo que se apresenta nesta tese configura na identificação e caracterização do perfil de erros associados às dificuldades de aprendizagem sobre o tema “conhecimentos de estatística e probabilidade” das provas do ENEM dos anos de 2013 a 2016 a partir dos relatórios da seção de Estatística da COMPERVE/UFRN. Como metodologia, foram priorizadas as análises das questões das provas para associar o erro do distrator mais sinalizado a hipóteses explicativas de dificuldades de aprendizagem. Os resultados foram: perfil socioeconômico, a quantidade de aprovados entre as escolas públicas e privadas aumentando entre os anos estudados, a Região Nordeste em relação às demais obteve o maior percentual de candidatos aprovados, faixa etária predominante é a dos 18 a 20 anos e, o gênero com maior percentual é o masculino. Em relação à cor/raça, se apresenta com maior percentual à parda, a modalidade de ensino médio mais evidente é o ensino regular; o tema “conhecimentos de estatística e probabilidade” na ordem decrescente no terceiro lugar; o perfil de desempenho, em 2015 as questões 149 e 158 tomando por base a prova amarela tiveram o índice de acertos mais baixos com, 8,8% e 10% respectivamente; na identificação e caracterização dos erros, identificamos as competências, habilidades, sub-habilidades e conteúdo específico para cada questão, depois analisamos as tabelas e gráficos. Fizemos o gabarito/descritor, encontrando a solução para cada questão e depois com os quatro distratores, identificamos os erros associados. Apresentamos esses erros em tabela e utilizamos a tipologia clássica de Radatz (1979). Os resultados sinalizam a necessidade de uma revisão das questões didático-metodológicas inerentes ao ensino desse tema para os quais as dificuldades na aprendizagem se apresentaram.


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  • The investigations on errors and difficulties in the learning of mathematics, have advanced in the last decades to allow a better learning of the students in the teaching process in the school environment. The objective of this research is to study the profile of the errors and learning difficulties of the contents of Statistics and Probability in the ENEM mathematics tests of the years (2013 to 2016) of the students approved and inscribed in the SISU to enter in the UFRN. The errors and learning difficulties in relation to these contents that constituted the questions of ENEM tests during the analyzed years were identified. The reflections of researchers as: Radatz (1979; 1980), Cury (1988; 1994; 2007; 2008), Socas (1997), Borasi (1985; 1987), Rico (1995), Pochulu (2004) e Brousseau (1976), present the errors and difficulties in mathematical learning. Already researchers in the area of statistics and probability, such as: Batanero (1998; 2000), Batanero; Godino; Navarro-Pelayo (2001), among others, gift more specific errors for that content. The study presented in this thesis is based on the identification and characterization of the error profile associated with the learning difficulties on the subject "knowledge of statistics and probability" of the ENEM tests from the years of 2013 to 2016, based on the reports of the Statistics section of the COMPERVE/UFRN. As a methodology, the analysis of the tests was prioritized to associate the error of the most indicated distractor with explanatory hypotheses of learning difficulties. The results were: socioeconomic profile, the number of approved between public and private schools were increasing between the years studied, the northeast region in relation to the others obtained the highest percentage of successful candidates, The predominant age group is 18 to 20 years old and the gender with the highest percentage is male. Regarding color/race, if it is brown, the most obvious modality of high school is regular education; the theme "knowledge of statistics and probability in the descending order in the third place; the performance profile, in 2015, issues 149 and 158 that had the lowest hit rate with, 8.8% and 10% respectively; In the identification and characterization of errors, we identify competencies, skills, sub-skills and specific content for each question, then we analyze the tables and graphs. We did the feedback/descriptor, finding the solution for each question and then with the four distractors, we identified the associated errors. We present these errors in table and we use the classic typology of Radatz (1979). The results indicate the need for a didactic-methodological review of the teaching of this subject for which learning difficulties are presented.

2018
Teses
1
  • BONIEK VENCESLAU DA CRUZ SILVA
  • O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO REFERENTE À TEMÁTICA NATUREZA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

  • Orientador : ANDRE FERRER PINTO MARTINS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE FERRER PINTO MARTINS
  • ISAURO BELTRAN NUNEZ
  • MARCIA TEIXEIRA BARROSO
  • BRENO ARSIOLI MOURA
  • FERNANDA CÁTIA BOZELLI
  • Data: 09/03/2018

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  • O conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK, do inglês Pedagogic Content Knowledge) é um conhecimento desenvolvido ao longo da formação docente e no exercício de sua profissão, caracterizando-se como um conhecimento próprio do professor. Atualmente, ele é utilizado como referencial em pesquisas de formação de professores, principalmente na investigação de como se dá o desenvolvimento de conhecimentos necessários para a prática docente. Dessa forma, entendemos que o PCK pode ser uma ferramenta útil para a compreensão do como os professores desenvolvem estratégias didáticas para a discussão de aspectos da Natureza da Ciência (NdC) na sala. Embora uma definição fechada sobre NdC seja algo bastante criticado na literatura, neste trabalho buscamos compreendê-la como metaconhecimento sobre a ciência, oriundo de diferentes reflexões interdisciplinares. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, buscamos investigar como futuros professores de Ciências/Física, estudantes do curso de Licenciatura em Física e matriculados na disciplina de Evolução Histórica da Física, em situações de ensino-aprendizagem, desenvolvem e mobilizam seus PCK para o ensino de aspectos da Natureza da Ciência (PCK/NdC). Devido à natureza tácita do PCK, utilizamos de várias formas de coleta de dados, como, por exemplo, questionários, entrevistas, diários de reflexão do participante, além das próprias atividades desenvolvidas (sequências didáticas, planos de aula e texto histórico didático). Para análise do desenvolvimento do PCK/NdC, elaboramos um modelo próprio de avaliação, o qual intitulamos de modelo transformativo-reflexivo para avaliação do PCK/NdC. Os dados obtidos nos mostram que os licenciandos, em situações de ensino-aprendizagem, caracterizadas pelo trabalho cooperativo e pela reflexão de suas práticas ou vivências, potencializam o desenvolvimento do PCK/NdC. Outro ponto que merece destaque é a necessidade de uma melhor compreensão de aspectos da NdC e suas relações com o Ensino de Física. Notamos que este fator dá suporte, por exemplo, para a própria percepção dos futuros professores sobre o entendimento dos estudantes da Educação Básica acerca de aspectos da NdC. Notamos, também, lacunas conceituais e metodológicas, principalmente direcionadas ao processo de construção de metodologias de avaliação das propostas pensadas, sinalizando um desenvolvimento pouco produtivo do conhecimento da avaliação de conteúdos metacientíficos. A partir das análises realizadas, embora os licenciandos investigados ainda estejam na fase de amadurecimento dos seus PCK/NdC, sugerimos que os cursos de formação inicial direcionem outro olhar para a questão de como os licenciandos desenvolvem os conhecimentos necessários para o ensino de conteúdos metacientíficos e, por consequência, seus PCK/NdC. Uma saída, emergente da nossa investigação, seria a inserção de mais práticas cooperativas e reflexivas na formação destes professores.


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  • The Pedagogical Content Knowledge (PCK) is a knowledge developed in your training phase and practice of the profession, characterizing itself as an own knowledge of the teacher. Nowadays, it is used as a reference in investigation about the teacher training, mainly in the research of how to develop the knowledge necessary for teaching practice. In this way, we understand that PCK can be a useful tool for understanding how teachers develop didactic strategies for discussing aspects of the Nature of Science (NdC) in the classroom. Although a closed definition on NdC is something quite criticized in the literature, in this work we seek to understand it as meta-knowledge about science, coming from different interdisciplinary reflections. This research is of a qualitative approach. We investigate how future Physics/Sciences teachers, in initial teachers course and students of discipline of Historical Evolution of Physics, in teaching-learning situations, develop and mobilize their PCK for teaching aspects of NOS (PCK/NOS). To analyze the development of the PCK/NOS, we developed own evaluation model, which we call a transformative-reflexive model for evaluation of PCK/NOS. The obtained results showed that the licensees in teaching-learning situations, characterized by the cooperative work and the reflection of their practices or experiences, potentiate the development of the PCK/NOS. Other important point is the need for a better understanding of aspects of NOS and its relations with Physics Teaching. The comprehensions about this factor, for example, increase the perception of the future teachers about the understanding of the students of Basic Education about of the some aspects of the NOS. This comprehension is used in the production of the didactic strategies, notabilized as important component of the development of knowledge of the understanding of Science of the students and instructional strategies for the teaching of meta-scientific contents of the licensees. We also detected some conceptual and methodological gaps, mainly directed to the process of construction of methodologies for evaluation of the imaginate proposals, signaling to poorly productive knowledge of meta-scientific content evaluation. With the analyze of dates, put in consideration the phase of better maturation of their PCK/NOS of the licensees, we propose that the initial training courses direct another view to the question of how the graduates develop the necessary knowledge for the teaching of meta-scientific contents and PCK/NdC. A propose for this exit, emerging from our research, would be an insertion of more cooperative and reflexive practices in the formation of these teachers.

2
  • MARCELO SIQUEIRA DE ARAÚJO
  • Um estudo sobre a reconfiguração da orientação para a ação escrever textos argumentativos em Química

  • Orientador : ISAURO BELTRAN NUNEZ
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS
  • BETANIA LEITE RAMALHO
  • EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL
  • ISAURO BELTRAN NUNEZ
  • MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
  • MARIA ALIETE CAVALCANTE BORMANN
  • Data: 30/11/2018

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  • A produção do conhecimento científico é baseada na criação de explicações sobre o porquê da ocorrência dos fenômenos, estas, por sua vez são avaliadas, elaboradas e comunicadas por meio das vias de comunicação, entre elas, a argumentação através da linguagem oral ou escrita. Escrever textos argumentativos em Química, emerge da interação de habilidades cognitivas, habilidades cognitivo linguísticas e dos elementos característicos de um texto argumentativo que para Galperin, em sua Teoria da Formação Planejada de Ações Mentais e dos Conceitos (TFPAMC), escrever um texto argumentativo em Química é uma ação que transforma-se em habilidade, e sua aprendizagem ocorre por meio da elaboração ou ampliação de sua orientação, estruturada em uma Base de Orientação da Ação (BOA), constituindo-se no objeto de estudo desta pesquisa. O objetivo geral é investigar a influência de uma Experiência Formativa na orientação do licenciando em Química sobre a orientação para a ação escrever textos argumentativos nas aulas de Química. A estratégia metodológica utilizada foi a Experiência Formativa estruturada na Teoria da Formação Planejada de Ações Mentais e dos Conceitos (TFPAMC), tendo como participantes licenciandos em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Natal. Os dados foram coletados a partir da prova pedagógica, do questionário, do caderno de registro e da observação. Os resultados da pesquisa destacam: (a) a aplicabilidade das estratégias empregadas para caracterização do nível de desenvolvimento da habilidade em estudo; (b) a possibilidade de reconfiguração da orientação através do emprego da Experiência Formativa aliada à Teoria Galperin; (c) a viabilidade da análise do processo de reconfiguração a partir dos instrumentos aplicados na Experiência Formativa; e (d) a identificação de fatores que influenciam na reelaboração da orientação.


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  • null

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