|
Dissertações |
|
1
|
-
ELINE COSTA DE LIMA
-
MODIFICAM OS ARGUMENTOS A PARTIR DOS CONTRA-ARGUMENTOS? O CASO DO JÚRI SIMULADO SOBRE O MARCO LEGAL DO SANEAMENTO
-
Orientador : MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
MAYARA LARRYS GOMES DE ASSIS NOGUEIRA
-
SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
-
Data: 05/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
As potencialidades da argumentação para a educação científica são defendidas por diversos autores das Didáticas das Ciências. Em uma perspectiva dialógica e dialética, a argumentação é uma atividade discursiva caraterizada pela defesa de pontos de vista e consideração de perspectivas distintas. A negociação de diferentes perspectivas dá a argumentação um potencial epistêmico, ou seja, de construção de conhecimento. As situações de debate são apontadas como importantes práticas argumentativas para o ensino nessa perspectiva. Uma estratégia didática capaz de fomentar o debate é o júri simulado (ou julgamento simulado), um caso particular de role-play game que visa a discussão sobre um tema polêmico. Todavia, há poucos trabalhos na literatura que abordem as relações entre o júri simulado no Ensino de Ciências e a argumentação. Levando-se isso em consideração, esse trabalho propõe um estudo de caso sobre a estratégia do júri simulado fundamentada na perspectiva dialógica e dialética da argumentação. Nosso objetivo geral é analisar o processo de construção de afirmações de conhecimento a partir dos argumentos e contra-argumentos produzidos em atividades orientadas de júri simulado em um contexto de ensino. Como tema polêmico, foi escolhido o Novo Marco Legal de Saneamento Básico, Lei Federal n°14.026/2020, pelas controversas envolvidas em sua aprovação e implementação. Para alcançar o objetivo proposto, foram desenvolvidas atividades organizadas nas etapas de preparação, realização e avaliação do júri simulado, aplicadas em cinco encontros nas reuniões formativas dos participantes do Programa de Residência Pedagógica – Subprojeto Química da UFRN (CAAE - Certificado de Apresentação de Apreciação Ética 57847622.4.0000.5537). A coleta de dados foi feita por meio de gravações de áudio dos encontros, além dos materiais escritos produzidos pelos estudantes nas três etapas (questionários, roteiros orientados, fichas de avaliação e diário de campo). Os dados foram analisados por meio de uma ferramenta analítica com base em elementos do bakthinianos. Como resultados, destaca-se as potencialidades das atividades orientadas para júri simulado na revisão e reflexão de perspectivas, importantes mecanismos de construção de conhecimento, desde a preparação até sua avalição de fato. Além disso, as relações valorativas estabelecidas com as perspectivas também parecem influenciar na construção de conhecimento, porém são necessárias mais pesquisas para compreender melhor essa relação.
-
Mostrar Abstract
-
The potential of argumentation for scientific education is defended by several authors of Science Didactics. From a dialogical and dialectical perspective, argumentation is a discursive activity characterized by the defense of points of view and consideration of different perspectives. The negotiation of different perspectives gives argumentation an epistemic potential, that is, knowledge construction. Debate situations are pointed out as important argumentative practices for teaching from this perspective. A didactic strategy capable of encouraging debate is the mock jury (or mock trial), a particular case of role-play game that aims to discuss a controversial topic. However, there are few works in the literature that address the relationships between the simulated jury in Science Teaching and argumentation. Taking this into consideration, this work proposes a case study on the mock jury strategy based on the dialogical and dialectical perspective of argumentation. Our general objective is to analyze the process of constructing knowledge claims based on arguments and counterarguments produced in guided simulated jury activities in a teaching context. As a controversial topic, the New Legal Framework for Basic Sanitation, Federal Law No. 14,026/2020, was chosen due to the controversies involved in its approval and implementation. To achieve the proposed objective, activities were developed and organized in the stages of preparation, implementation, and evaluation of the simulated jury, applied in five meetings in the training meetings of participants in the Pedagogical Residency Program – Chemistry Subproject of UFRN (CAAE - Certificate of Presentation of Ethical Appreciation 57847622.4.0000.5537). Data collection was done through audio recordings of the meetings, in addition to written materials produced by students in the three stages (questionnaires, guided scripts, evaluation forms, and field diary). The data was analyzed using an analytical tool based on Bakthinian elements. As a result, the potential of activities oriented towards a simulated jury in the review and reflection of perspectives stands out as important mechanisms for building knowledge, from preparation to its actual evaluation. Furthermore, the evaluative relationships established with perspectives also seem to influence the construction of knowledge, but more research is needed to better understand this relationship.
|
|
2
|
-
AMANDA BEATRIZ FERREIRA DAMASCENO
-
CLUBE DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA PARA UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
-
Orientador : JOSIVANIA MARISA DANTAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSIVANIA MARISA DANTAS
-
WILSON ELMER NASCIMENTO
-
ROSANA FRANZEN LEITE
-
Data: 28/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
No contexto histórico-social que vivemos de uma sociedade tecnocientífica, é de suma importância compreender as ciências em sua complexidade para uma participação ativa, autônoma e crítica na sociedade. Assim, a educação científica possui demasiada importância pois possibilita uma leitura, tradução e compreensão dos códigos produzidos pelas ciências e tecnologias. O processo de desenvolvimento científico constitui-se como uma atividade humana sócio-historicamente determinada, e, portanto, um processo cultural. Por isso, faz sentido trabalhar no ensino das ciências uma perspectiva da ciência como cultura, contemplando além de seus produtos, os processos, contextos e sujeitos atuantes. Essa perspectiva reintegra a possibilidade de trabalhar as ciências próxima de quem a constrói e vive: os seres humanos em sua multiplicidade cultural. Na sociedade em que vivemos, os diálogos com os saberes podem acontecer de diferentes formas, tendendo, muitas vezes, para uma dinâmica monocultural. Pensar interculturalmente pode ser um catalisador para a superação de uma perspectiva monocultural. Nesse sentido, para que tenhamos um ensino que se distancie de uma leitura superficial e fragmentada das ciências, com espaço para o diálogo de saberes, é preciso que os professores saibam como mediar a multiplicidade cultural inerente ao ato educativo. Assim, esta pesquisa de natureza qualitativa do tipo participante, objetivou analisar as contribuições das experiências vivenciadas em um Clube de Ciências com abordagem intercultural na formação inicial de professores de Química, Física e Ciências Biológicas. Participaram da investigação 18 licenciandos, que construíram, com base nos três momentos pedagógicos, quatro atividades para o clube de ciências do parque Museu, recebendo três turmas de uma escola pública do município de Natal, RN. Diferentes culturas, além da científica, foram recrutadas ao longo da pesquisa. As experiências dos licenciandos reverberaram em três categorias, sendo elas: espaços e estratégias criativas na educação científica; horizontalidade e interesse na educação científica e atuação profissional: exercitando a docência.
-
Mostrar Abstract
-
In this historical and social context of a techno-scientific society, it is of the utmost importance to understand the sciences in their complexity to participate actively, autonomously, and critically in society. scientific education is therefore extremely important because it enables people to read, translate and understand the codes produced by science and technology. The process of scientific development is a socio-historically determined human activities, and, consequently, a cultural process. For this reason, it makes sense to work in science teaching from the perspective of science as culture, taking into account not only its products but also the processes, contexts, and subjects involved. This perspective reintegrates the possibility of working on science close to those who build and live it: human beings in their cultural diversity. In the society in which we live, dialogues with knowledge can take place in different ways, often tending towards a monocultural dynamic. Thinking inter-culturally can be a catalyst for overcoming a monocultural perspective. In this sense, for us to have teaching that moves away from a superficial and fragmented reading of the sciences, with room for the dialog of knowledge, teachers need to know how to mediate the cultural diversity inherent in the educational act. This qualitative, participant-type study aimed to analyze the contributions of the experiences of a Science Club with an intercultural approach to the initial training of Chemistry, Physics, and Biological Sciences teachers. Eighteen undergraduates took part in the research. Based on the three pedagogical moments, they built four activities for the science club in Museum Park, hosting three classes from a public school in Natal, RN. Different cultures, apart from the scientific one, were recruited throughout the research. The undergraduates' experiences reverberated in three categories: creative spaces and strategies in scientific education; horizontality and interest in scientific education; and professional performance: exercising teaching.
|
|
3
|
-
NAILMA DE ARAÚJO SILVA
-
INDICADORES DA DISPOSICAO PARA A TRANSFORMACAO SOCIAL EM ATIVIDADES DE QUIMICA: ANALISE DE DISSERTACOES E TESES APOIADAS NA ARGUMENTACAO E NO PENSAMENTO CRITICO
-
Orientador : MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LIVIA CRISTINA SANTOS DA SILVA
-
MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
-
MIDIÃ MEDEIROS MONTEIRO
-
Data: 22/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
No contexto do ensino de ciências, há uma crescente demanda por abordagens que visam formar cidadãos críticos e conscientes. Nesse cenário, a argumentação científica escolar e o desenvolvimento do pensamento crítico surgem como pilares essenciais. Partimos do pressuposto de que atividades de ensino cujos objetivos se baseiam na relação entre a argumentação científica escolar e o pensamento crítico possibilitam o desenvolvimento de uma disposição para a transformação social em contextos sociocientíficos. O objetivo geral foi analisar dissertações e teses no período de 2013 a 2023, no âmbito do Ensino de Química, que se apoiam na argumentação científica escolar e no pensamento crítico, buscando identificar indicadores que caracterizam a disposição para a transformação social. Teoricamente, fundamentamo-nos nos referenciais de Jimènez-Aleixandre e Puig (2022), assim como nos pressupostos propostos por Silva, Marbà-Tallada e Marquez Bargalló (2024). Caracterizada como qualitativa, descritiva e bibliográfica, a pesquisa utilizou uma Revisão Sistemática de Literatura para a seleção das dissertações e teses, e, para a organização e análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Investigamos como as atividades de ensino foram planejadas, se os objetivos estabelecidos foram alcançados e se os resultados relatados pelos pesquisadores apontam indícios de que os alunos mobilizaram alguma disposição para a transformação social. Os principais resultados evidenciaram categorias temáticas de nível semântico a partir de uma descrição analítica. A partir da discussão teórica dessas categorias, emergiram quatro indicadores do desenvolvimento da disposição para a transformação social: (1) a análise e discussão de temas sociocientíficos; (2) a consideração de diferentes pontos de vista; (3) a identificação do problema e análise das causas e consequências; e (4) a proposição de possíveis soluções para os problemas. Espera-se que a identificação desses indicadores contribua para a elaboração de uma ferramenta que avalie e ajuste as atividades de ensino voltadas à argumentação científica escolar e/ou ao pensamento crítico, assegurando que elas contribuam para a formação de cidadãos críticos e socialmente engajados.
-
Mostrar Abstract
-
I
In the context of science education, there is a growing demand for approaches aimed at forming critical and conscious citizens. In this scenario, scientific argumentation in schools and the development of critical thinking emerge as essential pillars for improving these skills. We start from the assumption that teaching activities whose objectives are based on the relationship between scientific argumentation in schools and critical thinking enable the development of a disposition for social transformation in socioscientific contexts. The general objective was to analyze dissertations and theses from 2013 to 2023 in the field of Chemistry Education, which relies on scientific argumentation in schools and critical thinking, aiming to identify indicators that characterize the disposition for social transformation. To theoretically support our approach, we used the frameworks of Jimenez-Aleixandre and Puig (2022) and the assumptions proposed by Silva, Marba-Tallada, and Marquez Bargallo (2024). Characterized as qualitative, descriptive, and bibliographic, the research utilized a Systematic Literature Review to select dissertations and theses, and for data organization and analysis, we employed Bardin’s Content Analysis (2016). We investigated how the teaching activities were planned, whether the established objectives were achieved and whether the results reported by the researchers indicated any signs that students mobilized a disposition for social transformation. The main results highlighted thematic categories at the semantic level through analytical description. From the theoretical discussion of these categories, four indicators of the development of the disposition for social transformation emerged: (1) the analysis and discussion of sociocultural issues; (2) the consideration of different points of view; (3) the identification of the problem and analysis of causes and consequences; (4) he proposition of possible solutions to the problems. It is hoped that the identification of these indicators will contribute to the development of a tool to evaluate and adjust teaching activities focused on scientific argumentation and/or critical thinking in schools, ensuring that they contribute to the formation of critical and socially engaged citizens.
|
|
4
|
-
NATAN CAVALCANTE BRANDÃO
-
As culturas sci-fi e pop na formacao das representacoes sociais sobre o planeta Marte: um estudo com docentes de fisica em formacao inicial
-
Orientador : MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
-
ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
-
PEDRO DONIZETE COLOMBO JUNIOR
-
Data: 11/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Ao mesmo tempo que inspiram imaginações e visões do futuro, as culturas Sci-Fi e Pop também podem moldar a maneira como as pessoas percebem e interpretam informações de natureza tecnológica e científica, exercendo grande influência na formação das representações sociais. Essas representações podem nortear as ações práticas das pessoas, não apenas de forma justificativa, mas também diretiva e direcionada à construção de uma identidade social. No caso do Planeta Marte, por exemplo, essas representações podem incorrer em concepções equivocadas e ingênuas, revelando desconhecimentos sobre a participação nacional no contexto da exploração espacial e no desenvolvimento de tecnologias, bem como uma visão norte-americana hegemônica de desenvolvimento científico e tecnológico. Assim, no contexto educacional, nos questionamos e objetivamos investigar quais são as representações sociais de licenciandos em Física na formação inicial sobre o Planeta Marte? Em que medida essas representações são influenciadas pelas culturas Sci-Fi e Pop e poderiam impactar o Ensino de Física na Educação Básica? Para isso, foram entrevistados alunos regularmente matriculados no curso de Licenciatura em Física presencial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), centrando-se nos subgrupos de ingressantes do ano 2024 e participantes dos programas de ensino PIBID e RP, totalizando um total de 72 licenciandos participantes da pesquisa. Para o embasamento teórico-metodológico, recorremos à Teoria das Representações Sociais de Moscovici, aliada à Abordagem Estrutural de Abric (Teoria do Núcleo Central). Utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e Hierarquização para a coleta de dados por meio de questionários. A análise dos dados, realizada com base na análise prototípica, revelou que termos "vida", "exploração", "universo", “astronomia” e “água” destacaram-se como possíveis elementos constituintes do núcleo central das representações Sociais de Marte pelos licenciandos. De um modo geral, os resultados sugerem que os licenciandos em física demonstram interesse em assuntos referentes à astronomia e exploração espacial. Contudo, as RS sobre Marte refletem uma perspectiva do senso comum reforçada por meio das mídias de massa, incluindo temas como colonização de Marte pelos humanos e vida extraterrestre. Esta dissertação pode oferecer subsídios para a formação docente em Física e somar nos esforços para mitigar os impactos das fake news, teorias da conspiração e/ou informações tecnológicas e científicas equivocadas e/ou com vieses sócio-políticos que rondam o Planeta Marte.
-
Mostrar Abstract
-
While inspiring imaginations and visions of the future, sci-fi and pop culture can also shape how people perceive and interpret technological and scientific information, exerting significant influence on the formation of social representations. These representations can guide people's practical actions, not only in ways that justify them but also in ways that shape and direct the construction of social identity. In the case of Planet Mars, for example, these representations can lead to mistaken or naive conceptions, revealing a lack of knowledge about national participation in space exploration and technology development, as well as a dominant North American perspective on scientific and technological progress. Thus, in the educational context, we question and aim to investigate the social representations of undergraduate physics students in their initial training regarding Planet Mars. To what extent are these representations influenced by sci-fi and pop culture, and how might they impact Physics Education in Basic Education? For this purpose, students regularly enrolled in the in-person Physics Degree program at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) were interviewed, with a focus on subgroups entering in 2024, as well as participants in the PIBID and RP teaching programs, totaling 72 undergraduate students in the research. For the theoretical-methodological framework, we used Moscovici's Theory of Social Representations, combined with Abric's Structural Approach (Central Core Theory). Data were collected using the Free Word Association Technique (FWAT) and Hierarchy through questionnaires. Prototypical analysis of the data revealed that the terms "life," "exploration," "universe," "astronomy," and "water" emerged as possible central elements of the undergraduate students' social representations of Mars. In general, the results suggest that undergraduate physics students show interest in subjects related to astronomy and space exploration. However, the social representations of Mars reflect a common-sense perspective, reinforced by mass media, including topics such as human colonization of Mars and extraterrestrial life. This dissertation aims to support teacher training in Physics and contribute to efforts to counteract the impacts of fake news, conspiracy theories, misleading technological and scientific information, and socio-political biases surrounding the planet Mars.
|
|
5
|
-
LETÍCIA DE AZEVÊDO MEDEIROS
-
UMA INVESTIGACAO SOBRE A TRAJETORIA DA DISCIPLINA HISTORIA DA MATEMATICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMATICA DA UFRN/CERES - CAICO
-
Orientador : ADRIEL GONCALVES OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIEL GONCALVES OLIVEIRA
-
ANDRÉIA DALCIN
-
FERNANDO GUEDES CURY
-
Data: 19/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo se propõe a investigar a trajetória histórica da disciplina História da Matemática em uma Universidade específica, buscando compreender como este componente foi ministrado e o seu papel na formação inicial dos professores de matemática. Assim, foi realizado um estudo histórico sobre a História da Matemática como disciplina desde o início de sua oferta no Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte até os dias de hoje, ou seja, a partir de 1979 até 2024. Portanto, com este estudo pretende-se responder à seguinte pergunta de pesquisa: como se desenvolveu a trajetória da disciplina História da Matemática no Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte? A partir dessa indagação, o principal objetivo da pesquisa é elaborar uma interpretação histórica sobre a trajetória da disciplina História da Matemática no curso de Licenciatura em Matemática oferecido no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para alcançar este objetivo geral, foram traçados os seguintes objetivos específicos: identificar modificações e permanências que ocorreram no currículo da História da Matemática ao longo dos anos no âmbito da UFRN/CERES - Caicó; investigar quais referências e recursos foram utilizados pelos professores que lecionaram esta disciplina desde que foi implementada e estabelecer relações entre os planos de curso dos docentes e as referências citadas durante as entrevistas. No Referencial teórico foram abordados temas como currículo, os campos de pesquisa da Educação Matemática, da História da Matemática e da História da Educação Matemática e a perspectiva da história das disciplinas escolares. Também foi realizado um estado de conhecimento por meio do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES) e a partir disso foram estabelecidos diálogos entre os trabalhos consultados e esta pesquisa, bem como sobre a presença e importância da História da Matemática como disciplina nos cursos de formação de professores. Trata-se de uma pesquisa de caráter histórico, pois o estudo desenvolvido é uma interpretação da trajetória histórica de uma disciplina e para isso foram consultados documentos curriculares, como os Projetos Políticos Pedagógicos e as estruturas curriculares do curso de Licenciatura em Matemática escolhido, a ementa da disciplina História da Matemática e os Programas dessa disciplina disponíveis. Além disso, foram feitas entrevistas com professores que lecionaram esse componente curricular e analisados os planos de curso de alguns professores e avaliações escritas aplicadas por eles. Assim, foi escolhido o método da triangulação de dados, buscando fazer com que as diferentes fontes, escritas e orais, se complementem entre si. Contudo, ao final desse estudo, foram abordados vários aspectos da disciplina História da Matemática, como ela foi se modificando ao longo dos anos, tanto de acordo com os documentos institucionais, como a partir das diferentes abordagens e visões dos professores que lecionaram a disciplina ao longo dos anos, mas há também algumas permanências, como a ementa da disciplina e algumas referências que eram utilizadas desde o início da oferta da disciplina.
-
Mostrar Abstract
-
The objective of this study is to develop a historical interpretation of the trajectory of History of Mathematics subject in the Mathematics Degree course offered at the Serido Higher Education Center (CERES) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). This work aims to respond to the following research question: how does the History of Mathematics discipline developed at the Serido Higher Education Center of the Federal University of Rio Grande do Norte from the perspective of teachers, students and the curriculum? This is a study of a historical nature, as it analyzes the History of Mathematics as a school subject in a given period and historical context, this being one of the study perspectives in the research field of History of Education Mathematics. Therefore, for this purpose, written sources were analyzed in this work. (Pedagogical Political Projects and curricular structures of the course and the syllabus of the discipline) and oral (interviews), so that these sources complement each other by data triangulation method. In the analysis of oral sources, the perspective of narrative analysis (of narratives). At the end of this study, it is expected obtain as a result of the research an understanding of how the trajectory occurred history of the History of Mathematics discipline, since it was implemented in degree course in Mathematics offered at the Higher Education Center of Serido from the Federal University of Rio Grande do Norte to the present day.
|
|
|
Teses |
|
1
|
-
NATANAEL CHARLES DA SILVA
-
ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE EM CURSOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA REGIÃO AMAZÔNICA PARAENSE: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E METODOLÓGICAS
-
Orientador : MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DISELMA MARINHO BRITTO
-
FABIOLA DA SILVA ALBUQUERQUE
-
MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
-
MARIA DA GLORIA FERNANDES DO NASCIMENTO ALBINO
-
THIAGO EMMANUEL ARAUJO SEVERO
-
Data: 30/04/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa centrou esforços de investigação no contexto educacional da formação em Licenciatura em Biologia da região amazônica paraense, contribuindo com a valorização e entendimento do cenário de atuação, vivências e perspectivas de cursos de formação docente em uma região que, além da vasta biodiversidade, dispõe de significativa importância na formação sociocultural do país. O objetivo principal foi caracterizar as abordagens teóricometodológicas da Educação para a Sustentabilidade em cursos de Licenciatura em Biologia da região amazônica paraense sob vários aspectos: relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), os princípios da Educação para a Sustentabilidade na prática docente, na percepção dos discentes e nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Para tanto, o estudo adotou uma perspectiva metodológica qualitativa e quantitativa, assumindo aspectos da pesquisa bibliográfica, documental, de campo e uma abordagem narrativa com trajetória dividida em quatro fases que abrangeram ações desde a análise dos PPCs, até aplicações de questionários com docentes e discentes. A análise qualitativa ocorreu por meio do software Iramuteq, versão 0.7 alpha 2 associado a análise de conteúdo. Já a quantitativa se deu por meio dos softwares Past, versão 4.07b e Excel 2017. Os resultados demonstraram que os ODS 3 (saúde e bem-estar), 4 (educação de qualidade), 8 (trabalho decente e crescimento econômico), 15 (vida terrestre) e 16 (paz, justiça e instituições eficazes) estão presentes em todos os PPCs das cinco instituições de ensino estudadas. Em oposição, os ODS 5 (igualdade de gênero) e 11 (cidades e comunidades sustentáveis) não foram abordados em nenhum dos documentos investigados. Dos 145 TCCs analisados, 71,72% revelaram que as categorias mais representadas foram a 2 (direito à educação) e a 7 (direito à biodiversidade). Com relação a abordagem docente, os professores dão maior ênfase aos princípios: “direito à vida”, “direito à igualdade” e “direito ao respeito”. De modo contrário, o princípio “direito à cultura” foi o que apresentou menor índice de abordagem pelos docentes. Em termos gerais, os docentes mostram perspectivas de atuação que priorizam a formação crítica, contextualizada e prática para seus estudantes. Entretanto, há indicações de que necessitam de uma atenta reformulação e atualização da prática docente, principalmente no que diz respeito a aspectos relativos à inclusão e ao fortalecimento das dimensões cultural, social e ambiental. A percepção dos discentes se mostra em conformidade com os achados nos documentos norteadores dos cursos e com as perspectivas teórico-metodológicas apresentadas pelos professores. Todavia, embora eles abordem todos os princípios da Educação para a Sustentabilidade em suas respostas ao questionário aplicado, em alguns casos ainda demonstram insegurança nas relações estabelecidas entre os temas e a formação que estão tendo acesso. As lacunas apresentadas convergem com os achados na pesquisa bibliográfica ao revelar a pouca existência de estudos que investigam a influência, inserção e consequências da integração entre os princípios da Educação para a Sustentabilidade e a formação inicial em Licenciatura em Biologia. Os dados, de modo geral, evidenciam, em certo grau, a carência de associação de temas complexos e interligados com a humanidade, e que, portanto, fazem parte da vida e história de formação cultural das pessoas, com o curso que está sendo ofertado. Isso implica considerar que os princípios da Educação para a Sustentabilidade na formação docente vão além de currículo e disciplinas, uma vez que estão intimamente relacionados com a formação de profissionais que atuarão na educação para a cidadania das pessoas.
-
Mostrar Abstract
-
The research focused its research efforts on the educational context of training in Biology in the Amazon region of Pará, contributing to the appreciation and understanding of the scenario of action, experiences and perspectives of teacher training courses in a region that, in addition to vast biodiversity, has of significant importance in the sociocultural formation of the country. The main objective was to characterize the theoretical-methodological approaches of Education for Sustainability in Biology Degree courses in the Amazon region of Pará under several aspects: relationship with the Sustainable Development Goals (SDGs) in Course Pedagogical Projects (PPC), the principles of Education for Sustainability in teaching practice, in the perception of students and in Course Completion Works (TCCs). To this end, the study adopted a qualitative and quantitative methodological perspective, assuming aspects of bibliographic, documentary, field and a narrative approach with a trajectory divided into four phases which covered actions ranging from the analysis of PPCs, to the application of questionnaires with teachers and students. The qualitative analysis was carried out by the Iramuteq software, version 0.7 alpha 2 associated with the content analysis, and the quantitative analysis was carried out by the Past software, version 4.07b and Excel 2017. The results elucidate that the SDG 3 (health and well-being), 4 (quality education), 8 (decent work and economic growth), 15 (life on earth) and 16 (peace, justice and effective institutions) are present in all the PPCs of the five educational institutions studied. In contrast, SDGs 5 (gender equality) and 11 (sustaining cities and communities) are not addressed in two analyzed documents. Two 145 CBTs analyzed, 71.72% will reveal that the most represented categories are 2 (direct to education) and 7 (direct to biodiversity). In relation to the teaching approach, teachers give greater emphasis to the principles: “direct to life”, “direct to equality” and “direct to respect”. On the contrary, the principle “directly to culture” was the one that presented the lowest rate of approach by teachers. In short, teachers show educational perspectives that prioritize critical, contextualized and practical training for their students. Meanwhile, we need careful reformulation and updating of teaching practice, mainly, not that it says respect and even strengthening the cultural, social and environmental dimensions. The perception of students is shown in accordance with the guidelines presented in the guiding documents of the courses and with the theoreticalmethodological perspectives presented to the professors, given that it addresses all the principles of Education for Sustainability in their responses to the applied question, in some cases. It also demonstrates insecurity in the established relationships between the topics and the training you are receiving. The gaps presented converge as the finds in the bibliographical research to reveal the small existence of studies that investigate the influence, insertion and consequences of integration between the principles of Education for Sustainability and initial formation in the Bachelor's Degree in Biology. The data presented for the investigation, in general, evident, in a certain degree, in the absence of association of complex issues interlinked with humanity, and which, therefore, form part of the life and history of cultural formation of people, as the course that is being offered. In this sense, consider the principles of Education for Sustainability in teacher training, including curriculum and discipline, because it is closely related to the training of city professionals who act in relation to the education of other people.
|
|
2
|
-
ANNA KARLA SILVA DO NASCIMENTO
-
Um estudo histórico acerca dos métodos de resolução de equações diferenciais: método das separáveis método das lineares
-
Orientador : IRAN ABREU MENDES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BERNADETE BARBOSA MOREY
-
FRANCISCO DJNNATHAN DA SILVA GONÇALVES
-
GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES
-
GISELLE COSTA DE SOUSA
-
IRAN ABREU MENDES
-
ROSELI ALVES DE MOURA
-
Data: 03/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho doutoral aborda acerca de uma busca do desenvolvimento dos métodos de resolução de Equações Diferenciais propostos por Gottfried Wilhelm Von Leibniz (1646 –1716), Christiaan Huygens (1629-1695), Jakob Bernoulli (1655-1705) e Johann Bernoulli (1667-1748), em meio as correspondências trocadas por esses estudiosos e/ou em suas publicações nas Actas Eruditorum na última década do século XVII. Com o objetivo de analisar os problemas que deram à constituição de modelos e soluções para Equações Diferenciais, como um conhecimento matemático do campo do Cálculo Diferencial, de modo a identificar e explicar suas potencialidades conceituais e didáticas para o ensino desse assunto no curso de Matemática da atualidade. Nesse caminho, apontamos os estudiosos responsáveis por tais estudos no período histórico examinado, com suas respectivas problemáticas. Para este propósito, utilizamos como recurso metodológico a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) para analisar as informações de fontes primárias exploradas no decorrer do texto, além de tecer comentários sobre o contexto histórico do século XVII. Finalizamos com algumas sugestões e encaminhamentos que podem ser explorados em sala de aula durante a disciplina de Equações Diferenciais (ou nomenclaturas que abordem o assunto) ou em História da Matemática. Concluímos que esta pesquisa pode contribuir com o ensino de Equações Diferenciais ordinárias, no que tange o trabalho investigativo da temática.
-
Mostrar Abstract
-
This doctoral work addresses the development of methods for solving Differential Equations proposed by Gottfried Wilhelm Von Leibniz (1646 –1716), Christiaan Huygens (1629-1695), Jakob Bernoulli (1655-1705), and Johann Bernoulli (1667-1748), through the correspondence exchanged by these scholars and/or in their publications in the Acta Eruditorum in the last decade of the 17th century. The aim is to analyze the problems that led to the construction of models and solutions for Differential Equations, as a mathematical knowledge in the field of Differential Calculus, in order to identify and explain their conceptual and didactic potential for teaching this subject in today's Mathematics courses. In this path, we point out the scholars responsible for such studies in the examined historical period, along with their respective issues. For this purpose, we employ the methodological resource of content analysis proposed by Bardin (2016) to analyze the information from primary sources explored throughout the text, in addition to providing comments on the historical context of the 17th century. We conclude with some suggestions and approaches that can be explored in the classroom during the Differential Equations course (or related topics) or in History of Mathematics. We believe that this research can contribute to the teaching of ordinary Differential Equations concerning the investigative work of the theme.
|
|
3
|
-
ANILDO SOARES FLÔR
-
Docência na Educação de Jovens e Adultos no Rio Grande do Norte (2020 – 2023): saberes e práticas de professores de Matemática
-
Orientador : LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
-
GISELLE COSTA DE SOUSA
-
MARTA FIGUEREDO DOS ANJOS
-
EDVONETE SOUZA DE ALENCAR
-
CAROLINA PEREIRA ARANHA
-
ANDRÉIA DALCIN
-
SÉRGIO CÂNDIDO DE GOUVEIA NETO
-
Data: 25/07/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa se insere nos campos da história e da historiografia do ensino de Matemática, mais especificamente relacionada à história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado de Rio Grande do Norte no período de 2020 a 2023. Realizamos uma historiografia a partir de entrevistas com dezesseis professores de Matemática da EJA do RN, observando seus saberes e práticas. Utilizamos também análise documental em dissertações e teses e em documentos oficiais sobre o assunto como procedimentos para a coleta dos dados, e a gravação de áudío, como técnica de registro. Nossa questão de pesquisa é: “Como ocorreu o ensino de Matemática nas escolas de EJA do RN no período entre 2020 e 2023?”. Esta tese tem como objetivo geral registrar uma história do ensino de Matemática na EJA do RN (2020-2023). Buscamos examinar como ocorreu a atuação dos professores diante das peculiaridades dessa modalidade de ensino, antes e depois da pandemia de Covid 19, bem como sua qualificação acadêmica ao longo dos anos. A atuação dos professores na EJA diante das diferenças – idades, sociais, de saberes - dos alunos está intimamente ligada à compreensão dessas particularidades que compreendem um conjunto de estruturas objetivas, internalizadas ao longo da vida dos indivíduos, adquiridas tanto coletiva quanto individualmente. Por isso, devem desempenhar um papel fundamental na orientação das ações necessárias para delinear a prática de ensino em sala de aula. Nesse sentido, conduzimos uma pesquisa qualitativa aprimorada pela etnografia educacional. Ao sistematizar, organizar e analisar as informações obtidas, baseamo-nos nos princípios de Paulo Freire, sempre buscando interpretá-los com sensibilidade e empatia. Diante do exposto, defendemos a tese de que a formação de professor não fornece a base de conhecimentos necessária para o ensino de matemática na EJA do RN, visto que os docentes acabam apresentando os conteúdos de maneira simplificada e empobrecida, sem oferecer aprofundamento nos conhecimentos matemáticos. A pesquisa aponta que a abordagem de matemática foi linear, focada no conteúdo e em exercícios repetitivos. Apesar do discurso freireano dos docentes, alegando práticas comprometidas com a realidade e o cotidiano dos alunos, isso não aconteceu. A principal razão é que essa abordagem requer que os professores sejam capacitados por meio de uma formação que incentive a reflexão sobre os aspectos que sustentam suas práticas pedagógicas e a compreensão da temática da diversidade cultural no contexto contemporâneo e, principalmente, na EJA. A escolha dos três anos desta década (2020-2023) foi intencional. Consideramos a prática do ensino de Matemática na EJA durante e após o período de isolamento social decorrente da epidemia da Covid-19, bem como a formação dos professores. Diante das dificuldades desse isolamento, a alternativa foram as aulas remotas, que exigiam tecnologia e conectividade, requisitos não disponíveis aos alunos. Assim, abriu-se uma lacuna no ensino de matemática, lacuna que não será prenchida com reposição de aulas, pois foi adotada a progressão continuada como solução geral, prejuízo para os alunos já tão prejudicados.
-
Mostrar Abstract
-
This research is part of the history and historiography of Mathematics education, more specifically the history of Youth and Adult Education (YAE) in the state of Rio Grande do Norte from 2020 to 2023. We conducted a historiography based on interviews with sixteen YAE Mathematics teachers in RN, observing their knowledge and practices. We also used documentary analysis of dissertations, theses and official documents on the subject as data collection procedures, and audio recording as a recording technique. Our research question is: How did the teaching of Mathematics in YAE schools in RN take place between 2020 and 2023? The general aim of this thesis is to record the history of Mathematics teaching in YAE schools in RN (2020-2023). We have tried to examine how teachers have acted in the face of the peculiarities of this teaching modality, before and after the Covid 19 pandemic, as well as their academic qualifications over the years. The role of the YAE teachers in the face of the differences - age, social, knowledge - of the pupils is closely linked to the understanding of these particularities, which are a set of objective structures internalised throughout the life of the individual, acquired both collectively and individually. This is why they must play a fundamental role in guiding the actions needed to shape teaching practice in the classroom. In this sense, we have carried out qualitative research, enriched by educational ethnography. In systematising, organising and analysing the information obtained, we have been guided by the principles of Paulo Freire, always seeking to interpret it with sensitivity and empathy. In light of the above, we defend the thesis that teacher training does not provide the necessary knowledge base for teaching Mathematics in the YAE in RN, since teachers end up presenting the content in a simplified and depleted way, without providing in-depth mathematical knowledge. This research shows that the approach to Mathematics was linear, content-focused and repetitive. Despite the teachers' Freirean discourse, which called for practices committed to the students' reality and daily life, this did not happen. The main reason is that this approach requires teachers to be qualified through a proper training that encourages reflection on the aspects that underpin their pedagogical practices and an understanding of the theme of cultural diversity in the contemporary context, especially in the YAE. The choice for the three years of this decade (2020-2023) was deliberate. We considered the practice of teaching Mathematics in the YAE during and after the period of social isolation resulting from the Covid-19 epidemic, as well as teacher training. Given the difficulties of this isolation, the alternative was remote teaching, which required technology and connectivity that was not available to the students. This created a gap in Mathematics education, a gap that could not be filled by replacing classes, as continued progression was adopted as the general solution, to the detriment of students already damaged.
|
|
4
|
-
SUZIÊ MARIA DE ALBUQUERQUE
-
UM ESTUDO HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICO E MATEMÁTICO DO TRATADO ARITMÉTICO DE AL-KHWARIZM
-
Orientador : BERNADETE BARBOSA MOREY
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BERNADETE BARBOSA MOREY
-
IRAN ABREU MENDES
-
GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES
-
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA
-
FUMIKAZU SAITO
-
Data: 09/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
RESUMO
Este trabalho constitui um estudo histórico-epistemológico e matemático da obra de al-Khwarizm, escrita no início do século IX, em Bagdá. A obra discorre sobre o sistema decimal posicional usado pelos indianos, o seu conteúdo começa apresentando os algarismos e a sua regra de escrita para formar os números e continua mostrando os algoritmos das operações aritméticas; em suma, é um manual para os que querem aprender a aritmética indiana. No decorrer de nosso estudo, referimo-nos à obra como Tratado Aritmético de al-Khwarizm. Não se tem notícia do texto árabe original e a obra conservou-se apenas em um manuscrito em latim, datado do século XIV, conservado e catalogado na Biblioteca da Universidade de Cambridge, sob o número I.i.6.5. O manuscrito de Cambridge foi traduzido para a língua russa por A. P. Yushkiévitch e, da tradução russa de Yushkiévitch, fizemos uma tradução para o português, a fim de ser usada em nosso estudo. Adotando-se uma perspectiva historiográfica que contextualiza os saberes do passado em seu tempo e espaço de elaboração, propomo-nos, então, a analisar o Tratado Aritmético de al-Khwarizm com foco nos algarismos e nos algoritmos utilizados pelo autor na obra. Para tanto, realizamos um detalhado estudo bibliográfico-documental composto pela leitura, tradução e compreensão dos procedimentos do documento principal, o Tratado Aritmético de al-Khwarizm e, a partir disso, foram elencados os elementos contextuais da obra que precisavam ser aprofundados. Está em andamento o estudo histórico epistemológico e matemático do Tratado e, de forma preliminar, conclui-se que, apesar de o sistema de numeração decimal e posicional apresentado por al-Khwarizm ter características em comum com o sistema de numeração moderno, os algoritmos de cálculo se diferem devido às condições materiais e aos saberes disponíveis na época no oriente próximo.
|
ritmos de cálculo se diferem devido às condições materiais e os saberes disponíveis na época no oriente próximo.
-
Mostrar Abstract
-
This paper is a historical-epistemological and mathematical study of the work of al-Khawarizmi, written in the early ninth century in Baghdad. The work discusses the positional decimal system used by the Indians and its content begins by presenting the numbers and their writing rule to form numbers and continues by presenting the algorithms of arithmetic operations; in short, it is a manual for those who want to learn Indian arithmetic. Throughout our study we refer to the work as al-Khwarizm's Arithmetic Treatise. The original Arabic text is unknown, and the work has been preserved only in a Latin manuscript dating from the fourteenth century preserved and catalogued in the Cambridge University Library under number I.i.6.5. The Cambridge manuscript was translated into Russian by A. P. Yushkiévitch and from Yushkiévitch's Russian translation we made a translation into Portuguese to be used in our study. Adopting a historiographical perspective that contextualizes the knowledge of the past in its time and space of elaboration, we propose to analyze the Arithmetic Treatise of al-Khwarizm with a focus on the algorithms used by the author of the work. To this end, we conducted a detailed bibliographic-documentary study consisting of the reading, translation, and understanding of the procedures of the main document, the Arithmetic Treatise of al-Khwarizm, and from this we listed the contextual elements of the work that needed to be deepened. The epistemological and mathematical historical study of the Treatise is in progress and in a preliminary way it is concluded that although the decimal and positional numeration system presented by al-Khwarizm has characteristics in common with the modern numeration system, the algorithms of calculation differ due to the material conditions and the knowledge available at that time in the near east.
|
|
5
|
-
FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES
-
LETRAMENTO EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA: O TRABALHO COLETIVO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E EMANCIPAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES
-
Orientador : CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
-
GISELLE COSTA DE SOUSA
-
LUANNA PRISCILA DA SILVA GOMES
-
LUCILA CARVALHO LEITE BRANDAO
-
SHIRLEY TAKECO GOBARA
-
PEDRO FRANCO DE SÁ
-
IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS MARQUES
-
Data: 30/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como objetivo investigar indícios de tomada de consciência e emancipação existentes no labor conjunto de uma atividade de ensino-aprendizagem sobre taxas de juros em práticas pedagógicas desenvolvidas na perspectiva do Letramento em Educação Financeira com licenciandos do curso de licenciatura em Matemática. Nesse sentido, discutimos os fundamentos da TO (RADFORD, 2021), situamos a aprendizagem da docência para a promoção de uma emancipação dos futuros professores de matemática na perspectiva da TO (RADFORD, 2016; 2017d; 2020a) e de autores(as) como Moretti (2007), Moretti e Moura (2011) e Moretti e Radford (2015). Apresentamos algumas ideias sobre Educação Financeira estudadas nacionalmente (CAMPOS; COUTINHO; FIGUEIREDO, 2019; CAMPOS, 2020; SILVA; POWELL, 2013), consideramos as recomendações dos documentos oficiais como a ENEF (BRASIL, 2010), PISA (OCDE, 2012; 2018) e a BNCC (BRASIL, 2018), e elaboramos uma definição para Educação Financeira fundamentados nos conceitos de ética comunitária e emancipação propostos pela TO. Destacamos o conceito de letramento ideológico elaborado por Brian Street (2018), de Letramento Matemático discutido por Gomes e Noronha (2015), e do termo Letramento Financeiro pelas ideias de Sena (2017) que nos auxiliaram na definição do que chamamos, para fins desta pesquisa, de Letramento em Educação Financeira. O método adotado fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural, permitindo observar e analisar o movimento dialógico das relações humanas. Assim, realizamos um levantamento, por meio de dois questionários utilizando a ferramenta Google Formulários, o primeiro composto por 26 perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha, divididas em quatro blocos, para estruturar o perfil dos participantes e as concepções sobre Matemática Financeira, Educação Financeira e Letramento de 16 futuros professores do Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Regional do Cariri (URCA), no interior do Ceará, e, ao final, o segundo questionário composto por 8 perguntas abertas para avaliação da atividade feita pelos participantes. Para a atividade de ensino-aprendizagem (AEA), adotamos os procedimentos metodológicos da TO no trio de componentes dialógicos, princípios teóricos, metodologia e questões de pesquisa, conforme a estrutura objeto-objetivos-tarefas (RADFORD, 2015; 2021), constituída por 4 tarefas distribuídas em 7 encontros e estruturada em três fases, a saber, Introdução, Desenvolvimento da AEA e Fechamento da AEA. Utilizamos o método de análise multimodal (RADFORD, 2015; 2021) por meio da observação participante, da transcrição e interpretação dos enunciados a partir das gravações em vídeo e áudio das aulas, e das folhas de tarefas impressas entregues aos participantes, as quais foram digitalizadas junto aos planos de aula elaborados pelos grupos de participantes GX, GY e GZ. Nesse sentido, descrevemos e analisamos, quadro a quadro dos vídeos dos 6 episódios escolhidos, os seguimentos salientes, por meio das falas, pausas, hesitações e gestos dos participantes engajados na atividade, que mostraram indícios de tomada de consciência e emancipação pela ampliação no conceito de letramento, de autônomo para ideológico, bem como na atualização dos saberes matemáticos e didático-pedagógicos dos futuros professores, os quais são necessários para ensinar matemática, mediante a aprendizagem da atividade de ensino, tendo como fundamento principal a atuação coletiva, responsável, de compromisso e cuidado com o outro.
-
Mostrar Abstract
-
Em produção
|
|
6
|
-
WGUINEUMA PEREIRA AVELINO CARDOSO
-
DISCURSOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUANTO AO ENSINO E A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO DE MATEMÁTICA: MANEJOS DA ESPECIALIDADE
-
Orientador : LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADRIANA DE BORTOLI
-
ANA CRISTINA FERREIRA
-
ARLETE DE JESUS BRITO
-
DANIELLA ASSEMANY DA GUIA
-
LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
-
MARTA FIGUEREDO DOS ANJOS
-
VIVIANE HUMMES
-
Data: 18/09/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O discurso sobre o manejo da especialidade dos professores de Matemática quanto ao ensino e à formação do licenciando em Matemática, construído de forma histórica, ideológica e social, revela as lutas e as relações de poder entre matemáticos e educadores matemáticos. Dessa forma, entendemos que os educadores matemáticos e matemáticos, em especial aqueles que atuam na formação de professores de Matemática, cada um a seu modo, são assujeitados pelo discurso do manejo da sua especialidade, conferindo autoridade científica na sua área de atuação. O manejo da especialidade envolve o saber técnico, crenças e as diferentes formas de poder que perpassam os sujeitos, tanto na sua posição de profissional da Educação Superior, como também pelo status do seu campo científico e acadêmico. Diante disso, queremos saber como estes professores universitários, matemáticos e educadores matemáticos se relacionam com a formação dos licenciandos em matemática, possivelmente futuros professores da Educação Básica? Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é compreender o manejo da especialidade no discurso dos professores, sobretudo dos matemáticos e dos educadores matemáticos, com relação ao ensino e à formação dos licenciandos em Matemática. Como tese, defendemos que o discurso sobre o manejo da especialidade dos matemáticos e dos educadores matemáticos é diferenciado pelo status do seu campo científico de trabalho e identificamos vestígios de crenças sobre o ensino e a formação do licenciando em Matemática, que, aliadas aos descompassos provocados pelas lutas históricas, ideológicas e de poder pela autoridade científica e acadêmica do campo de formação dos professores de Matemática, sustentam o discurso do preconceito ao educador matemático. Este estudo contribui com a discussão acerca do manejo da especialidade dos professores que atuam na formação de professores de Matemática e como esse manejo implica a formação inicial e as relações de trabalho dos professores de uma universidade. Nesta investigação, utilizou-se uma abordagem qualitativa e interpretativa com apoio teórico e metodológico de Análise de Discurso e, na constituição dos dados, contamos com a colaboração de alguns professores de uma universidade pública do Brasil. Os instrumentos utilizados na produção dos dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada. Entendemos que os dados fazem parte de uma formação discursiva e, para analisá-los e interpretá-los, articulamos as unidades de sentido, considerando-se as relações de poder e saber da prática profissional e científica dos professores de Matemática. As unidades de sentido apontam diferenças quanto ao manejo da especialidade dos matemáticos e dos educadores matemáticos em um curso de licenciatura em Matemática. Nestas, identificamos que existe ainda uma tendência de uma formação dicotômica que separa a formação pedagógica da formação específica do conhecimento matemático. Entre os matemáticos, identificamos uma tendência para o ensino transmissivo com foco no conteúdo. E, entre os educadores matemáticos, há uma tendência para o desenvolvimento do ensino com foco no aluno. Verificamos que ainda existe o preconceito, uma forma de resistência e desvalorização, ao educador matemático e a sua prática profissional e de pesquisa, entendendo-o como um discurso histórico e ideológico, agindo como dispositivo de controle na produção de determinados comportamentos e atitudes úteis à manutenção da hegemonia de um campo de saber. Existe uma construção simbólica de inferioridade dos educadores matemáticos, construída historicamente e potencializada pelo discurso da desvalorização do magistério e por algumas crenças sobre o ensino e a formação do licenciando em Matemática.
-
Mostrar Abstract
-
The discourse on the management of the specialty of Mathematics teachers in terms of teaching and training undergraduate students in Mathematics, constructed in a historical, ideological, and social way, reveals the struggles and power relations between mathematicians and mathematics educators. In this way, we understand that mathematics educators and mathematicians, especially those who work in the training of Mathematics teachers, each in their own way, are subject to the discourse of managing their specialty, conferring scientific authority in their area of activity. Managing the specialty involves technical knowledge, beliefs and the different forms of power that permeate the subjects, both in their position as Higher Education professionals, and due to the status of their scientific and academic field. Given this, we want to know how these university professors, mathematicians and mathematics educators relate to the training of mathematics graduates, possibly future Basic Education teachers? In this sense, the objective of this research is to understand the management of the specialty in the discourse of teachers, especially mathematicians and mathematics educators, in relation to the teaching and training of Mathematics graduates. As a thesis, we argue that the discourse on the management of the specialty of mathematicians and mathematics educators is differentiated by the status of their scientific field of work and we identify traces of beliefs about the teaching and training of undergraduate students in Mathematics, which, combined with the discrepancies caused due to historical, ideological and power struggles for scientific and academic authority in the field of mathematics teacher training, sustain the discourse of prejudice towards mathematics educators. This study contributes to the discussion about the management of the specialty of teachers who work in the training of Mathematics teachers and how this management involves the initial training and work relationships of teachers at a university. In this investigation, a qualitative and interpretative approach was used with theoretical and methodological support from Discourse Analysis and, in constituting the data, we had the collaboration of some professors from a public university in Brazil. The instruments used to produce the data were the questionnaire and the semi-structured interview. We understand that the data are part of a discursive formation and, to analyze and interpret them, we articulate the units of meaning, considering the relations of power and knowledge in the professional and scientific practice of Mathematics teachers. The units of meaning point to differences regarding the management of the specialty of mathematicians and mathematics educators in a Mathematics degree course. In these, we identified that there is still a tendency towards a dichotomous formation that separates pedagogical training from the specific training of mathematical knowledge. Among mathematicians, we identified a trend towards transmissive teaching with a focus on content. And, among mathematics educators, there is a trend towards developing student-focused teaching. We found that prejudice still exists, a form of resistance and devaluation, towards mathematics educators and their professional and research practice, understanding it as a historical and ideological discourse, acting as a control device in the production of certain behaviors and attitudes useful to maintenance of the hegemony of a field of knowledge. There is a symbolic construction of inferiority of mathematics educators, historically constructed and enhanced by the discourse of devaluation of teaching and by some beliefs about the teaching and training of Mathematics graduates.
|
|
7
|
-
LÍVIA FERNANDES DOS SANTOS
-
RESSIGNIFICADOS DA PRÁTICA DE UMA DOCENTE DA RESEX CHICO MENDES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: Uma análise a partir de Stephen Ball
-
Orientador : MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
MIDIÃ MEDEIROS MONTEIRO
-
ALINE ANDRÉIA NICOLLI
-
JULIANNE GABRIELLE TAVARES DE MEDEIROS
-
KYARA MARIA DE ALMEIDA VIEIRA
-
Data: 23/09/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A fundação das escolas, em 1983, na Reserva Extrativista Chico Mendes, no município de Xapuri/AC, surge a partir da luta de seringueiros sobre a necessidade de alfabetização da população. Estas escolas rurais apresentam particularidades específicas em função da sua própria constituição e sobre o seu papel. A Escola Rural União, localizada no Seringal Floresta, comunidade Rio Branco desta unidade de conservação, foi o nosso lócus de pesquisa. Com contexto escolar multisseriado, histórico, geográfico e de preservação ambiental, professores com contratos temporários, entre outros, nos inquietou saber como ocorre a prática pedagógica de uma professora que nasceu, criou-se e vive na região, e estudou neste espaço de ensino que atua como docente. O objetivo do estudo foi identificar elementos que caracterizam a prática desta docente nesta escola. Por meio da abordagem metodológica qualitativa e da pesquisa narrativa, realizamos entrevistas semiestruturadas com perguntas sobre as atividades escolares (planejamento para aulas da docente) e a relação com as orientações e materiais da SEE, particularmente, nas aulas de ciências. Utilizamos elementos da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2020) para analisar o discurso no contexto da prática, segundo elementos da perspectiva de Stephen Ball (2011), buscando compreender os sentidos expressos das orientações educacionais para o ensino rural do Acre na atuação da docente, identificando aspectos da sua prática. Como principais resultados, inferimos que na materialização do planejamento e prática da professora emergem elementos relacionados ao nivelamento escolar, leitura e escrita, criatividade no uso dos recursos e materiais didáticos, conteúdos relacionados ao cotidiano e à realidade local. A dedicação e a preocupação com o processo de ensino-aprendizagem surgem da estreita relação da professora com a região. A docente ressignifica sua prática a partir da releitura dos documentos orientadores educacionais do Acre, na qual adequa à sua realidade no planejamento das suas aulas, das atividades escolares, na organização da sua sala de aula, na execução das atividades e na avaliação, buscando dar sentido à educação para os moradores desta localidade que reconhecem a escola como espaço de liberdade, oportunidade e esperança.
-
Mostrar Abstract
-
The schools were founded in 1983 in the Chico Mendes Extractive Reserve, in the municipality of Xapuri/AC, due to the struggle of rubber tappers over the need for literacy among the population. These rural schools have specific characteristics due to their own constitution and their role. Our research site was The União Rural School in the Seringal Floresta, Rio Branco, a community of this conservation unit. With a multi-grade, historical, geographical, and environmentally protected school context, teachers with temporary contracts, among others, we were interested in knowing how the pedagogical practice of a teacher who was born, raised and lives in the region and studied in this educational space and works as a teacher, occurs. The study's objective was to identify elements that characterize this teacher's practice in this school. Through the qualitative methodological approach and narrative research, we conducted semi-structured interviews with questions about school activities (planning for the teacher's classes) and the relationship with the SEE guidelines and materials, particularly in science classes. We used elements of Discursive Textual Analysis (DTA) by Moraes and Galiazzi (2020) to analyze the discourse in the context of practice, according to aspects from the perspective of Stephen Ball (2011), seeking to understand the expressed meanings of the educational guidelines for rural education in Acre in the teacher's work, identifying aspects of her practice. As main results, we infer that in the materialization of the teacher's planning and practice, elements related to school leveling, reading and writing, creativity in using teaching resources and materials, content related to daily life, and local reality emerge. The dedication and concern for the teaching-learning process arise from the teacher's close relationship with the region. The teacher resignifies her practice based on the rereading of Acre's educational guidance documents, which she adapts to her reality in the planning of her classes, school activities, the organization of her classroom, the execution of activities, and in the evaluation, seeking to give meaning to education for the residents of this location who recognize the school as a space of freedom, opportunity, and hope.
|
|
8
|
-
LUIZ FERNANDO PEREIRA
-
ESTUDO DO PENSAMENTO SISTÊMICO EM LICENCIANDOS EM QUÍMICA QUANDO JUSTIFICAM PORQUE A REAÇÕES QUÍMICAS OCORREM OU NÃO: CONTRIBUIÇÕES DO SISTEMA TEÓRICO DE P. YA. GALPERIN
-
Orientador : ISAURO BELTRAN NUNEZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BETANIA LEITE RAMALHO
-
EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL
-
ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
-
ISAURO BELTRAN NUNEZ
-
JOSE CARLOS LIBÂNEO
-
MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
Data: 26/09/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta tese apresenta uma experiência de diagnóstico formativo realizada com o objetivo de caracterizar os níveis de desenvolvimento do pensamento sistêmico de licenciandos em química na etapa de conclusão do curso, como um tipo de pensamento profissional docente (PPD), quando justificam a ocorrência ou não das reações químicas em determinadas condições. Utiliza-se como referencial teórico-metodológico o Sistema Teórico da Formação Sistêmica do Pensamento Conceitual de P. Ya. Galperin e o Enfoque Sistêmico Funcional-Estrutural de Z. A. Reshetova. Esses referenciais foram adotados por seu potencial para o diagnóstico do pensamento sistêmico, como uma atividade orientadora sistêmica, de forma controlada e de acordo com qualidades predeterminadas. A experiência de diagnóstico formativo foi realizada em cinco encontros com 12 licenciandos matriculados na Disciplina Estágio Supervisionado de Formação de Professores IV do curso de Licenciatura em Química, na modalidade presencial, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os instrumentos utilizados na pesquisa foram provas pedagógicas, questionário de avaliação e protocolos de análise das atividades. A análise dos dados revelou que, de forma geral, os licenciandos apresentam dificuldades para definir o conceito de reação química e para representar e visualizar as relações sistêmicas na forma de esquemas conceituais sistêmicos. Constatou-se ainda dificuldades dos licenciandos para relacionar e sinterizar informações de modo a justificar porque as reações químicas ocorrem ou não, o que resultou em baixos níveis de pensamento sistêmico quando resolveram as tarefas do diagnóstico. Os resultados obtidos ressaltam a importância de integrar esse tipo de análise nos cursos de formação de professores, visando ao desenvolvimento do pensamento sistêmico, que é essencial não apenas para compreender o tema reações químicas, mas a Química de forma geral.
-
Mostrar Abstract
-
In chemistry education in the 21st century, one of the purposes is to develop in students a systemic thinking to understand substances, materials and their transformations in a coherent way with the complexity of the different problems of humanity, in which Chemistry has a given presence and importance. In this sense, according to the International Union of Pure and Applied Chemistry - IUPAC, the school must contribute to the formation of students' systemic thinking. However, despite the importance of this problem, several studies reveal students' difficulties to think systematically with systemic concepts that structure Chemistry. Studies also show that many of these difficulties may be associated with teachers' low levels of systems thinking. In this way, the study of this type of thinking in future Chemistry teachers becomes relevant, considering that teaching students to consciously use theoretical concepts in solving problem situations, that is, to think conceptually, is one of the main objectives /challenges of education, especially contemporary education. However, although the importance of deliberately and consciously developing a systemic thinking at school is recognized, this has been a subject little explored in Science teaching, which is reflected in the teaching of Chemistry, a curricular component in which even in teacher training courses , the contents are usually presented in a fragmented, disjointed way, not favoring the formation of this type of thinking. Under the theoretical system of the school of P. Ya. Galperin, a means of contributing to the formation of students' dialectical systemic thinking consists of organizing the teaching process with specific methods that contribute to this purpose, which, considering the teaching-learning unit, is directly related to teacher training . Thus, using assumptions from the Theoretical System of Systemic Formation of Conceptual Thinking by P. Ya. Galperin and Z. A. Reshetova's Functional-Structural Systemic Approach, the present research aimed to develop a formative diagnostic experience to identify the levels of dialectical systemic thinking of chemistry undergraduates. The experience of the formative diagnosis was based on the study of systemic dialectical thinking with the systemic concept of chemical reaction, using specific tasks to identify and characterize the forms of resolution in the Zone of Proximal Development (ZPD) according to L. S. Vygotski, with different supports from a operational scheme of the desired thought, according to the concept of orientation of the subject's action of the theoretical system of P. Ya. Galperin. The thesis is defended that the organization of an experience of formative diagnosis structured in the perspective of the Systemic Functional-Structural Approach of Z. A. Reshetova, in correspondence with the research method of P. Ya. Galperin, allows the diagnosis of different levels of dialectical systemic thinking of undergraduates on chemical reactions. The research was characterized as a qualitative study based on the tradition of thought research as a guiding activity for the subject needed to solve problem situations in which the theoretical concept to be formed is necessary. Five instruments were used to obtain process information. The instruments were validated according to the criteria defined by N. F. Talízina (validity of the thinking model). The results obtained in the different instruments will be triangulated in the search for greater reliability of the research. Data analysis (still in the preliminary phase) carried out in the light of content analysis assumptions, takes into account the responses of undergraduates in the instruments used in the research and the content of the recordings of the meetings held during the empirical study. Previous results point to a low level of systemic thinking among undergraduates and a consequent difficulty in justifying the occurrence of chemical reactions under different stoichiometric, structural, thermodynamic, kinetic and equilibrium parameters (theoretical models).
|
|
9
|
-
AGAMENON HENRIQUE DE CARVALHO TAVARES
-
A ORIENTACAO DA ACAO QUE O PROFESSOR DE MATEMATICA DESENVOLVE PARA ELABORAR SITUACOES-PROBLEMICAS COM BASE EM CONTRADICOES DIALETICAS
-
Orientador : ISAURO BELTRAN NUNEZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
-
HÉCTOR JOSÉ GARCÍA MENDOZA
-
ISAURO BELTRAN NUNEZ
-
JEANNE DENISE BEZERRA DE BARROS
-
MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
MARCUS VINICIUS DE FARIA OLIVEIRA
-
Data: 27/09/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O constante desenvolvimento de estudos e a dinâmica própria da Educação, como área de pesquisa e de prática profissional, conduz a variadas possibilidades de abordagem para o ensino de matemática. Frente a essa perspectiva, defende-se que a matemática contribui com o desenvolvimento do sujeito e o exercício da cidadania, ao desenvolver e explicar estratégias que estímulam o raciocínio, a criatividade e a autonomia, com trabalho coletivo, pela resolução de situações problemas. O objetivo geral assumido é de estudar o desenvolvimento da formação da orientação para a ação de elaborar situações-problémicas baseadas em contradições dialéticas na matemática, a partir da análise de um Experimento Formativo com base na Teoria da Formação Planejada por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos, de P. Ya. Galperin, e no enfoque do Ensino Problémico. Tomando, portanto, como foco deste trabalho, a formação de professores, desenvolve-se uma pesquisa que permita a melhor compreensão possível sobre a importância da resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem de matemática, sendo estratégia didática que estimula a assimilação de conceitos e o pensamento científico do sujeito, adotando referenciais do Enfoque Histórico-Cultural (EHC). Com foco na formação de professores, para trabalhar na Teoria de Mirza Ismailovich Majmutov (1926 – 2008), professor e pesquisador russo, aborda-se a relevância do domínio desse conhecimento, que é ensinar o aluno a resolver problemas, a pensar e saber o objetivo desse pensamento como atividade humana, por parte do docente, que deve compreender a importância de seu estudante desenvolver-se intelectual e emocionalmente ao resolver problemas, como parte do pensamento matemático e científico, a partir do EHC. Considera-se, neste trabalho, que um problema surge em uma situação que incentive o envolvimento do estudante, motivado por perceber que é necessário refletir e organizar o pensamento, buscando seus interesses cognoscitivos e afetivos, desenvolvendo métodos, e habilidades, por conseguinte, seu conhecimento, para alcançar o que indica como objetivo na busca empreendida, em superação a estratégias que considerem o estudante em posição de maior passividade, apenas recebendo o que deve aprender do professor, este em posição mais ativa, trazendo verdades acabadas, sem muita conexão com a vivência real do estudante. Abordam-se as contradições dialéticas dentro de uma ambivalência entre o fazer docente e sua profissionalização, que leva a uma busca pela organização do trabalho autônomo do professor, com controle sobre suas atividades, mas com certa perda de individualidade, pela própria submissão ao grupo profissional, impondo cobranças e prestações de contas no espaço escolar, assim como na ambiguidade entre o profissionalismo e a identidade profissional docente. Dividido em nove capítulos, o trabalho apresenta uma introdução com justificativas e objetivos, uma análise do momento atual das pesquisas sobre a temática e o Estado da Questão, uma fundamentação teórica para a Teoria da Formação Planejada por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos, com suas categorias estruturantes e com uma seção dedicada à Orientação da Ação, uma fundamentação teórica para o Ensino Problémico, suas categorias e discussão sobre a articulação com a Teoria de Galperin, um capítulo dedicado à metodologia, com foco no Experimento formativo, uma discussão sobre os resultados, além de um capítulo com considerações adicionais, cronograma, referências e apêndices.
-
Mostrar Abstract
-
The constant development of studies and the dynamics of Education, as an area of research and professional practice, lead to various possibilities for approaching mathematics teaching. Faced with this perspective, it is argued that mathematics contributes to the development of the subject and the exercise of citizenship, by developing and explaining strategies that stimulate reasoning, creativity and autonomy, with collective work, by solving problem situations. The assumed general objective is to study the development of formation of orientation for the action of elaborating problematic situations based on dialectical contradictions in mathematics, from the analysis of a Formative Experiment based on the Theory of Planned Formation by Steps of Mental Actions and Concepts, by P. Ya. Galperin, and the focus on Problematic Teaching. Taking, therefore, as the focus of this work, teacher training, a research is developed that allows the best possible understanding of the importance of solving problems in the teaching and learning process of mathematics, being a didactic strategy that stimulates the assimilation of concepts and the subject's scientific thinking, adopting references from the Historical-Cultural Approach (EHC). With a focus on teacher training, to work on the Theory of Mirza Ismailovich Majmutov (1926 - 2008), a Russian teacher and researcher, the relevance of mastering this knowledge is addressed, which is to teach students to solve problems, to think and know what to do. objective of this thinking as a human activity, on the part of the teacher, who must understand the importance of his student developing intellectually and emotionally when solving problems, as part of mathematical and scientific thinking, from the EHC. It is considered, in this work, that a problem arises in a situation that encourages student involvement, motivated by realizing that it is necessary to reflect and organize thought, seeking their cognitive and affective interests, developing methods and skills, therefore, their knowledge, to achieve what is indicated as a goal in the search undertaken, in overcoming strategies that consider the student in a more passive position, only receiving what he should learn from the teacher, who is in a more active position, bringing finished truths, without much connection with the real experience of the student. Dialectical contradictions are addressed within an ambivalence between teaching and its professionalization, which leads to a search for the organization of the teacher's autonomous work, with control over his activities, but with a certain loss of individuality, due to his own submission to the professional group , imposing charges and rendering of accounts in the school space, as well as in the ambiguity between professionalism and the teaching professional identity. Divided into nine chapters, the work presents an introduction with justifications and objectives, an analysis of the current moment of research on the subject and the State of the Question, a theoretical foundation for the Theory of Planned Formation by Stages of Mental Actions and Concepts, with its structuring categories and with a section dedicated to the Orientation of Action, a theoretical foundation for Problematic Teaching, its categories and discussion about the articulation with Galperin's Theory, a chapter dedicated to methodology, focusing on the formative experiment, a discussion about the results, plus a chapter with additional considerations, timeline, references and appendices.
|
|
10
|
-
MARIA ROMÊNIA DA SILVA
-
Mirando Vênus: o revólver fotográfico e um astrônomo brasileiro no Japão
-
Orientador : ANDRE FERRER PINTO MARTINS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
NÉSTOR EDUARDO CAMINO
-
ANDRE FERRER PINTO MARTINS
-
ANDRÉIA GUERRA DE MORAES
-
JOSÉ RONALDO PEREIRA DA SILVA
-
MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
-
Data: 30/09/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Em 1872, o astrônomo brasileiro Francisco Antônio de Almeida Júnior foi enviado pelo diretor do Observatório Imperial do Rio de Janeiro para estudar Astronomia na França. Posteriormente, participou da missão francesa para observar o trânsito de Vênus em 9 de dezembro 1874 em Nagasaki, no Japão. Na ocasião do trânsito, d’Almeida foi o responsável por manusear o “revólver fotográfico” idealizado pelo astrônomo Jules Janssen. D’Almeida retornou ao Brasil em 1876 e publicou duas obras diretamente associadas com as experiências vivenciadas durante a expedição: um relatório científico (A Parallaxe do Sol e as passagens de Vênus - 1878) e um relato de viagem (Da França ao Japão: Narração de viagem e descrição histórica, usos e costumes dos habitantes da China, do Japão e de outros países da Ásia - 1879). Inserido nesse contexto, esse trabalho busca analisar as contribuições desse astrônomo brasileiro a partir da sua prática científica, visando gerar subsídios para o Ensino de Astronomia. O referencial teórico que utilizamos é a vertente da historiografia denominada História Cultural da Ciência, a qual descreve as práticas científicas como sendo práticas culturais situadas em um tempo e espaços específicos. O aporte da História Cultural da Ciência (HCC) entende que as ciências não devem ser estudadas na cultura, mas como cultura. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental, de cunho teórico, realizada a partir de fontes primárias e secundárias. A principal fonte primária analisada na Tese foi o relatório científico de D’Almeida, em virtude do nosso interesse pela descrição detalhada sobre a observação do fenômeno do trânsito de Vênus em 1874. Por fim, buscamos apresentar aspectos relevantes de Natureza da Ciência (NdC), por meio da abordagem de “temas” e “questões”, que foram identificados a partir do contexto histórico e sociocultural apresentado, visando promover discussões de natureza histórico-epistemológicas no Ensino de Astronomia.
-
Mostrar Abstract
-
In 1872, the Brazilian astronomer Francisco Antônio de Almeida Júnior was sent by the director of the Imperial Observatory of Rio de Janeiro to study astronomy in France. Later, he participated in the French mission to observe the transit of Venus on December 9, 1874, in Nagasaki, Japan. During the transit, d’Almeida was responsible for handling the “photographic revolver” designed by the astronomer Jules Janssen. D’Almeida returned to Brazil in 1876 and published two works directly associated with the experiences he had during the expedition: a scientific report (The Parallax of the Sun and the Passages of Venus - 1878) and a travel account (From France to Japan: Travel Narration and Historical Description, Uses and Customs of the Inhabitants of China, Japan and Other Countries of Asia - 1879). In this context, this study aims to analyze the contributions of this Brazilian astronomer based on his scientific practice, with the goal of providing insights for astronomy education. The theoretical framework used is the historiographical approach known as the Cultural History of Science, which describes scientific practices as cultural practices situated in specific times and spaces. The contribution of the Cultural History of Science (CHS) understands that sciences should not be studied in culture but as culture. Methodologically, this is a documentary research, of a theoretical nature, carried out from primary and secondary sources. The main primary source analyzed in the Thesis was d’Almeida’s scientific report, due to our interest in the detailed description of the observation of the phenomenon of the transit of Venus in 1874. Finally, we sought to present relevant aspects of the Nature of Science (NoS), through the approach of “themes” and “questions”, identified from the historical and sociocultural context presented, with the goal of fostering historical-epistemological discussions in astronomy education.
|
|
11
|
-
EUGENIANO BRITO MARTINS
-
O LIBER ABACI DE LEONARDO DE PISA E SUAS POTENCIALIDADES DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
-
Orientador : BERNADETE BARBOSA MOREY
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BERNADETE BARBOSA MOREY
-
GISELLE COSTA DE SOUSA
-
MARIA MARONI LOPES
-
LIGIA ARANTES SAD
-
VALDENIZE LOPES DO NASCIMENTO
-
ÂNGELO GUSTAVO MENDES COSTA
-
Data: 30/09/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta tese é resultado de uma investigação desenvolvida em torno da obra Liber Abaci, escrita no século XIII pelo italiano Leonardo de Pisa. O Liber Abaci é uma obra enciclopédica que explica e exemplifica sobre a utilização do sistema de numeração indo-arábico e contribuiu para a difusão desse sistema no mundo ocidental. A obra é composta de 15 capítulos que tratam sobre os saberes aritméticos e algébricos da época, abordando exemplos envolvendo problemas práticos e recreativos de caráter mercantil, comercial e financeiro. Partindo da concepção de que a História da Matemática pode contribuir para a formação do professor de matemática e da hipótese de que a obra Liber Abaci é potencialmente didática para esta formação, a investigação foi desenvolvida a partir da seguinte questão: de que modo a obra Liber Abaci pode contribuir para a formação de professores de matemática? Delimitamos como objetivo geral: identificar na obra Liber Abaci elementos potencialmente didáticos para a formação de professores de matemática. Ao longo da investigação foram identificados diversos elementos potencialmente didáticos. Um desses elementos é a forma como a divisão de números inteiros é apresentada e desenvolvida na obra. Para confirmar a potencialidade didática da forma como a divisão é desenvolvida na obra, foi realizada uma oficina de oito horas de duração com professores de matemática vinculados a um curso de mestrado profissional em matemática, durante as aulas de História da Matemática. A oficina foi estruturada e desenvolvida com base na metodologia da Teoria da Objetivação de Luis Radford. Além de possibilitar a tomada de consciência de outra forma histórico-cultural de pensar sobre a divisão de números inteiros, a oficina possibilitou aos participantes a reflexão sobre a diferença entre o conceito de número e sua representação simbólica, sobre os possíveis significados da divisão e sobre a natureza histórico-cultural do pensamento matemático.
-
Mostrar Abstract
-
This thesis is the result of an investigation developed around the work Liber Abaci, written in the thirteenth century by the Italian Leonardo of Pisa. The Liber Abaci is an encyclopedic work that explains and exemplifies the use of the Indo-Arabic numeral system and contributed to the diffusion of this system in the Western world. The work is composed of 15 chapters that deal with the arithmetic and algebraic knowledge of the time, addressing examples involving practical and recreational problems of a mercantile, commercial and financial nature. Starting from the conception that the History of Mathematics can contribute to the training of mathematics teachers and the hypothesis that the work Liber Abaci is potentially didactic for this training, the investigation was developed from the following question: how can the work Liber Abaci contribute to the training of mathematics teachers? We delimit as a general objective: to identify in the work Liber Abaci potentially didactic elements for the training of mathematics teachers. Throughout the investigation, several potentially didactic elements were identified. One of these elements is the way in which the division of integers is presented and developed in the work. To confirm the didactic potential of the way the division is developed in the work, an eight-hour workshop was held with mathematics teachers linked to a professional master's course in mathematics, during the History of Mathematics classes. The workshop was structured and developed based on the methodology of Luis Radford's Theory of Objectification. In addition to enabling the awareness of another historical-cultural way of thinking about the division of integers, the workshop allowed the participants to reflect on the difference between the concept of number and its symbolic representation, on the possible meanings of division and on the historical-cultural nature of mathematical thinking.
|
|
12
|
-
LUTEMBERG LIMA DE MEDEIROS
-
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: UMA MATRIZ TEÓRICA PARA AVALIAÇÃO DE ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
-
Orientador : JOSIVANIA MARISA DANTAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALBINO OLIVEIRA NUNES
-
BRUNA HERCULANO DA SILVA BEZERRA
-
Fernanda Marur Mazze
-
JOSIVANIA MARISA DANTAS
-
MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
ROSANA FRANZEN LEITE
-
Data: 30/09/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta tese se inscreve nas reflexões acerca dos objetivos para o Ensino de Ciências (EC), que contemplem a formação da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) em termos epistemológicos e pedagógicos e seus desdobramentos concernentes ao exercício da cidadania, forjada em uma atual conjuntura sociopolítica da humanidade complexa, imersa em tensões climáticas, humanitárias, ambientais e sanitárias cada vez mais amplificadas, abrangendo ainda, de forma preocupante, uma atmosfera negacionista e conspiratória. Nossa hipótese é que a ACT, no contexto brasileiro, possui múltiplas concepções e práticas de ensino, condizentes com a polissemia do termo. Face ao exposto, nesta pesquisa objetivamos analisar como a Pesquisa em Educação em Ciências concebe a ACT e é retroalimentada por essas concepções. Para alcançar a meta supracitada, buscamos: (I) identificar elementos estruturantes de propostas e concepções de ACT na literatura; (II) elaborar uma matriz teórica para caracterizar a ACT; e (III) validar a matriz no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A matriz, enquanto ferramenta teórico-metodológica, além de referencial teórico, é também o referencial metodológico (Sánchez Gamboa, 2012) para a análise paradigmática da produção científica. A validação do conteúdo da matriz se deu pela referencialização (Figari, 1996), orquestrando um quadro de referências para sua avaliação. Por sua vez, os níveis paradigmáticos (metodológico, teórico, epistemológico e ontológico) da matriz, que nos permitem instituir três tipos de abordagens da ACT, foram validados pelo levantamento bibliográfico na BDTD. O processo de validação transcorreu à medida que a matriz proposta efetivamente auxiliou na diferenciação, reconhecimento e sistematização das diversas abordagens promotoras de ACT Tipos I, II e III, circunscritas no contexto do Ensino de Ciências. Os resultados sinalizam as potencialidades de aplicação do constructo, ao passo que também foi possível apontar algumas limitações. Notadamente, a matriz proposta permitiu identificar tendências, congruências, bem como disparidades e lacunas, possibilitando uma análise abrangente do campo investigado. Esse processo revelou, em particular, os fatores que podem contribuir para o silenciamento da tecnologia no silogismo e para a externalização de um desequilíbrio entre as teorias pedagógicas e epistemológicas. Além disso, permitiu a visualização das repercussões dessas discrepâncias, especialmente considerando suas implicações diretas.
-
Mostrar Abstract
-
This thesis is part of the ongoing reflections on the objectives of Science Education (SE), addressing the formation of Scientific and Technological Literacy (STL) in both epistemological and pedagogical terms, as well as its implications for the exercise of citizenship. This is particularly relevant in the current sociopolitical context of humanity, marked by increasing complexity and tensions related to climate, humanitarian, environmental, and health crises, all of which are exacerbated by a concerning atmosphere of denialism and conspiracy theories. Our hypothesis is that STL, within the Brazilian context, encompasses multiple teaching concepts and practices, consistent with the polysemous nature of the term. In light of this, the aim of this research is to analyze how Science Education Research conceives STL and how these conceptions, in turn, influence and are influenced by the field. To achieve this, we sought to: (I) identify key elements of STL proposals and conceptions in the literature; (II) develop a theoretical framework to characterize STL; and (III) validate this framework using the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) database. The framework, serving as both a theoretical and methodological tool, acts as the methodological reference (Sánchez Gamboa, 2012) for the paradigmatic analysis of scientific production. The validation of the framework’s content was carried out through referentialization (Figari, 1996), organizing a reference structure for its evaluation. Additionally, the paradigmatic levels (methodological, theoretical, epistemological, and ontological) of the framework, which enable us to establish three types of STL approaches, were validated through a bibliographic survey in the BDTD. The validation process unfolded as the proposed framework effectively assisted in differentiating, recognizing, and systematizing various STL approaches categorized as Types I, II, and III, within the context of Science Education. The results highlight the potential applications of the construct, while also revealing certain limitations. Notably, the proposed framework allowed us to identify trends, congruencies, as well as disparities and gaps, thereby facilitating a comprehensive analysis of the investigated field. This process particularly illuminated the factors that may contribute to the marginalization of technology in the discourse and the externalization of an imbalance between pedagogical and epistemological theories. Moreover, it revealed the repercussions of these discrepancies, especially when considering their direct implications.
|
|
13
|
-
MARCELO BRUNO ARAÚJO QUEIROZ
-
EDUCACAO PARA A SUSTENTABILIDADE NO BIOMA CERRADO: ARTICULACOES NECESSARIAS A FORMACAO DE PROFESSORES QUE ENSINAM NO MATOPIBA
-
Orientador : MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LEONARDO MENDES BEZERRA
-
DAYANE DOS SANTOS SILVA
-
MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
-
MARIA DA CONCEIÇÃO VIEIRA DE ALMEIDA MENEZES
-
RODRIGO DA LUZ SILVA
-
Data: 07/10/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Na delimitação geográfica denominada Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), presente no bioma cerrado, os problemas socioambientais se agravam diariamente com o avanço desmedido do agronegócio. Trata-se de um alto impacto devido principalmente ao desmatamento e utilização de agrotóxicos que tem sido identificado e difundido por inúmeras pesquisas, as quais revelam destruição da natureza, da vida humana, animal e vegetal, ameaçando as gerações futuras das famílias e da biodiversidade presente no bioma. Diversas escolas estão inseridas ao redor de inúmeras fazendas que contribuem para esse desenvolvimento desenfreado, o qual favorece unicamente o crescimento econômico a partir da exploração de mão de obra barata. Pensando no potencial dos pilares da educação para a sustentabilidade na formação de professores, defendemos a tese de que essa perspectiva pode fomentar processos formativos para professores em exercício, problematizando a situação catastrófica e insustentável do bioma cerrado no Matopiba, sendo também, possível, direcionar e repensar suas práticas, as situações de ensino e a reorientação do currículo escolar. Este estudo se propôs a analisar os limites e possibilidades da educação para a sustentabilidade como perspectiva problematizadora do bioma cerrado na formação continuada de professores em dois espaços escolares situados no Matopiba, especificamente no município de Balsas, estado do Maranhão, cidade que mais desmatou nos últimos anos em favorecimento do agronegócio. Foram realizadas entrevistas semiestruturas com 20 professores em exercício e utilizada a técnica de Análise Textual Discursiva (ATD), a qual apontou o surgimento das seguintes categorias: 1. Sustentabilidade: concepções, enfoques e finalidades; 2. Conservar ou produzir?: uma controvérsia socioambiental digna de problematizações e reflexões; e, 3. O cerrado está por um triz, pro dia nascer infeliz: denúncias fatídicas. Além disso, analisamos também um processo formativo com os professores participantes, buscando promover a construção e um projeto didático que pudesse problematizar e propor situações possíveis para contribuir com o bioma. Os resultados apontam uma série de concepções, dentre as quais algumas ainda são acríticas por parte dos professores sobre a problemática em questão, indicando a necessidade de professos formativos voltados para a difusão de propostas mais sustentáveis. Além disso, uma série de denúncias emergem dos professores que lá atuam sobre práticas insustentáveis na região, nos permitindo criticar tais atitudes e propor algumas saídas importantes sobre reflexão, conscientização e ação nos espaços escolares. Com o processo formativo, foi possível também perceber o potencial do diálogo e reflexão sobre as problemáticas locais, culminando na elaboração de um projeto para utilização na própria escola, como uma possibilidade para potencializar a educação para a sustentabilidade em busca da real transformação social.
-
Mostrar Abstract
-
In the geographical area known as Matopiba (Maranhao, Tocantins, Piaui and Bahia), located in the Cerrado biome, socio-environmental problems are worsening daily with the excessive expansion of agribusiness. This is a high impact due mainly to deforestation and the use of pesticides, which has been identified and disseminated by numerous studies, which reveal the destruction of nature, human, animal and plant life, threatening future generations of families and the biodiversity present in the biome. Several schools are located around numerous farms that contribute to this unbridled development, which only favors economic growth based on the exploitation of cheap labor. Considering the potential of the pillars of education for sustainability in teacher training, we defend the thesis that this perspective can foster training processes for in-service teachers, problematizing the catastrophic and unsustainable situation of the cerrado biome in Matopiba, and also being able to direct and rethink their practices, teaching situations and the reorientation of the school curriculum. This study proposed to analyze the limits and possibilities of education for sustainability as a problematizing perspective of the cerrado biome in the continuing education of teachers in two schools located in Matopiba, specifically in the municipality of Balsas, state of Maranhao, the city that has deforested the most in recent years in favor of agribusiness. Semi-structured interviews were conducted with 20 in-service teachers and the Discursive Textual Analysis (ATD) technique was used, which indicated the emergence of the following categories: 1. Sustainability: concepts, approaches and purposes; 2. To conserve or to produce?: a socio-environmental controversy worthy of problematization and reflection; and, 3. The Cerrado is on the verge of an unhappy day: fateful complaints. In addition, we also analyzed a training process with the participating teachers, seeking to promote the construction of a didactic project that could problematize and propose possible situations to contribute to the biome. The results point to a series of conceptions, some of which are still uncritical on the part of the teachers regarding the problem in question, indicating the need for training courses aimed at disseminating more sustainable proposals. In addition, a series of complaints emerged from the teachers who work there about unsustainable practices in the region, allowing us to criticize such attitudes and propose some important solutions for reflection, awareness and action in school spaces. With the training process, it was also possible to perceive the potential for dialogue and reflection on local problems, culminating in the elaboration of a project for use in the school itself, as a possibility to enhance education for sustainability in search of real social transformation.
|
|
14
|
-
HERIBERTO SILVA NUNES BEZERRA
-
PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO: UMA ANALISE DO PIBID-MATEMATICA DO IFRN NA PERSPECTIVA DO CICLO DE BALL
-
Orientador : MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCISCO DJNNATHAN DA SILVA GONÇALVES
-
GISELLE COSTA DE SOUSA
-
JOSE MATEUS DO NASCIMENTO
-
JULIANNE GABRIELLE TAVARES DE MEDEIROS
-
MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
Data: 03/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo desta tese é investigar os elementos que emergem dos documentos internos e da prática de implementação do subprojeto PIBID-Matemática do IFRN, campus Natal-Central. A pesquisa se concentra nos planejamentos das atividades de ensino realizadas pelos bolsistas entre 2022 e 2023. Além disso, busca-se identificar as diretrizes presentes nos documentos orientadores do programa e examinar os contextos que influenciam a prática de iniciação à docência em Matemática no IFRN, considerando a relação entre a implementação dessas atividades e os referenciais teóricos. Para realizar essa investigação, inicialmente foi realizado um levantamento no catálogo de Dissertações e Teses da CAPES, e o material selecionado foi analisado por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2010). Em seguida, foi feita uma análise dos documentos de políticas internas do IFRN, especificamente do Projeto Institucional do PIBID/IFRN e do Subprojeto da área da Matemática, utilizando como referencial teórico os elementos do Ciclo de Ball (Ball, 1994). Como parte da investigação, foi conduzido um estudo de caso entre 2022 e 2023 na Escola Estadual Instituto Padre Miguelinho, em Natal/RN. Nesse contexto, foram observados os encontros de planejamento de atividades de ensino organizados pelo professor supervisor em colaboração com os bolsistas do Programa. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com oito bolsistas que participaram do Programa durante o período mencionado. Esses dados foram analisados por meio da Teoria da Semiolinguística (Charaudeau, 2010). Os resultados da análise dos documentos de políticas internas sugerem a necessidade de reuniões de planejamento entre professores supervisores e bolsistas, visando o desenvolvimento de ações coletivas que valorizem a diversidade da Matemática. Os dados obtidos também indicam que o planejamento deve buscar uma integração entre teoria e prática, sendo flexível e adaptado pelos participantes, que interpretam os documentos institucionais de acordo com suas realidades sociais e profissionais, realizando as adaptações necessárias para um desenvolvimento eficaz de suas práticas. Ademais, foram identificados três elementos emergentes dos planejamentos de ensino: proposições sobre estratégias de ensino e aprendizagem, diálogos conceituais e práticas pedagógicas, além do estímulo à produção científica e à participação em eventos acadêmicos.
-
Mostrar Abstract
-
The objective of this qualification exam text is to investigate the elements that emerge: from internal documents and from the implementation practice of the PIBID-Mathematics subproject at IFRN (Natal-Central campus). These refer to the planning of teaching activities carried out by the scholarship holders between 2023 and 2024. Furthermore, we seek to identify in the program's guiding documents the guidelines present for planning teaching activities; and examine their contexts, influence and contexts of the practice of initiation into teaching Mathematics within the scope of IFRN, taking into account the implementation relationship of these activities. To carry out this investigation, a survey was initially carried out in the CAPES Dissertations and Theses catalog, and the selected material was submitted to Content Analysis (Bardin, 2010). Subsequently, an analysis of the IFRN's internal policy documents was carried out, specifically the PIBID Institutional Project and the Mathematics Subproject, using the elements of the Ball Cycle (Ball, 1994) as a theoretical reference. Finally, a case study was conducted between 2022 and 2023 at the Escola Estadual Instituto Padre Miguelinho, in Natal/RN, where meetings to plan teaching activities organized by the Program's scholarship holders were observed. Graduates were interviewed to collect information. The partial results identified three main elements emerging from teaching plans: propositions about teaching and learning strategies; conceptual dialogues and pedagogical practices; stimulating scientific production and participation in academic events.
|
|
15
|
-
MARCELA GOMES DA SILVA
-
CRITERIOS DE CONFIABILIDADE DE TEXTOS DE DIVULGACAO CIENTIFICA: UMA FERRAMENTA PARA FOMENTAR O PENSAMENTO CRITICO
-
Orientador : MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDREA FERNANDA REVEL CHION
-
JULIANNE GABRIELLE TAVARES DE MEDEIROS
-
KÁTIA CALLIGARIS RODRIGUES
-
MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
-
MIDIÃ MEDEIROS MONTEIRO
-
SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES
-
Data: 10/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Em uma era marcada pela desinformação e complexidade das questões sociocientíficas, promover o Pensamento Crítico no ensino de Ciências e Matemática tornou-se essencial. Esta tese tem como objetivo geral analisar o uso de critérios de confiabilidade em textos de divulgação científica, para promover o Pensamento Crítico por meio de atividades que incentivam a análise e a prática argumentativa no ensino de Ciências e Matemática. Estruturada no formato de múltiplos artigos, a pesquisa articula-se em três estudos principais. O primeiro relata o levantamento teórico desenvolvido para identificar autores e instrumentos utilizados na definição e no ensino do Pensamento Crítico. Este artigo estabelece a base teórica para os demais, destacando a diversidade de abordagens e a relevância do Pensamento Crítico na educação científica. O segundo artigo descreve o desenvolvimento e a implementação de uma sequência de atividades de ensino fundamentada no conceito de Pensamento Crítico proposto por Jiménez-Aleixandre e Puig (2022), com foco na avaliação da confiabilidade de textos de divulgação científica. O terceiro artigo analisa como estudantes utilizam critérios de confiabilidade ao avaliar esses textos, focando na transposição dos critérios ensinados para novos contextos. A metodologia da pesquisa é qualitativa com coleta de dados por meio das respostas nas atividades e dos registros da professora-pesquisadora. Os resultados indicam que embora a maioria dos estudantes tenha demonstrado avanços na análise e na argumentação crítica, alguns ainda apresentam dificuldades na justificativa de suas avaliações, apontando para a necessidade de maior prática. A tese conclui que a abordagem proposta é eficaz para o desenvolvimento do Pensamento Crítico e para capacitar futuros professores a avaliar informações científicas de forma fundamentada, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e engajados diante dos desafios sociocientíficos contemporâneos.
-
Mostrar Abstract
-
In an era marked by disinformation and the complexity of socio-scientific issues, promoting Critical Thinking in Science and Mathematics education has become essential. This thesis aims to analyze the use of reliability criteria in scientific dissemination texts to promote Critical Thinking through activities that encourage analysis and argumentative practice in Science and Mathematics education. Structured in a multi-article format, the research is articulated into three main studies. The first article reports on a theoretical review conducted to identify authors and instruments used in defining and teaching Critical Thinking. This article establishes the theoretical foundation for the others, highlighting the diversity of approaches and the relevance of Critical Thinking in science education. The second article describes the development and implementation of a teaching activity sequence grounded in the concept of Critical Thinking proposed by Jimenez-Aleixandre and Puig (2022), focusing on the evaluation of reliability in scientific dissemination texts. The third article analyzes how students use reliability criteria to evaluate these texts, emphasizing the transfer of taught criteria to new contexts. The research methodology is qualitative, with data collected through students' responses to activities and the teacher-researcher's notes. Results indicate that, while most students demonstrated progress in critical analysis and argumentation, some still face challenges in justifying their evaluations, underscoring the need for more practice. The thesis concludes that the proposed approach is effective in developing Critical Thinking and in training future teachers to evaluate scientific information in a well-founded manner, contributing to the formation of critically engaged citizens equipped to address contemporary socio-scientific challenges.
|
|
16
|
-
NATÁLIA NOELMA ANTUNES DE LIRA
-
EDUCAR E ATUAR: correlacoes para (re)pensar a formacao docente em Fisica
-
Orientador : MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELIKA TAKIMOTO
-
ALEXANDRE BAGDONAS HENRIQUE
-
ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
-
JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO
-
MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
-
Data: 16/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A docência constitui uma atividade complexa e multifacetada. Objeto de pesquisa em várias áreas do conhecimento, as investigações acerca da formação docente buscam, entre outras coisas, analisar os saberes essenciais à prática desse profissional, como o saber curricular, o pedagógico e o experiencial. Todavia, no contexto da formação de docentes em Física, objeto de estudo desta tese, aspectos como a comunicação (verbal e não verbal) e a socioafetividade entre os sujeitos participantes da prática educacional raramente ganham papel de destaque, em geral, surgem como figurinos ou cenários que podem passar despercebidos pelos licenciandos e pelos próprios docentes formadores. Nesse sentido, tecemos algumas reflexões acerca do educar e do atuar, (re)aproximando a Física das Humanidades e buscando (re)pensar a formação de docentes em Física. Assim, esta tese defende que professores e atores possuem pilares profissionais comuns e o que reconhecimento dessa aproximação pode fomentar a formação de docentes em Física sob uma perspectiva mais socioafetiva, dialógica e humanística. Para isso, foi desenvolvido um construto teórico partindo, principalmente, da noção freiriana de educação dialógica, bem como aspectos sobre as formas de interação social, os agentes envolvidos, os materiais que orientam a atividade e os espaços de atuação. Além disso, os Jogos Teatrais idealizados por Viola Spolin foram discutidos enquanto potencial metodologia teatral para o desenvolvimento desses elementos no contexto da prática docente. Com o intuito de embasar discussões atuais sobre a formação docente em Física, no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), também foi desenvolvida uma investigação acerca das Representações Sociais (RS) e das concepções de professores universitários de Física e Teatro sobre saberes docentes e possíveis relações com aspectos socioafetivos e comunicativos. Em linhas gerais, nota-se que os licenciandos entrevistados apresentam RS aparentemente contraditórias quanto às suas necessidades formativas e ao que se considera boas práticas docentes. No que tange às necessidades formativas, as RS indicam uma supervalorização dos conteúdos curriculares de matemática (em maior número) e física, consoante com o esperado. Por outro lado, as RS quanto à boa prática docente se vinculam fortemente ao conceito de didática e ao perfil de professor compreensivo, empático e paciente. Esse resultado indica a necessidade de (re)pensar as influências curriculares, sociais, políticas e locais que podem interferir nas RS, bem como na formação e atuação dos futuros professores. Espera-se, portanto, somar esforços para contribuir com reflexões sobre a reformulação de currículo da Licenciatura em Física em direção a uma perspectiva mais humanística, que considere aspectos comunicativos e socioafetivos.
-
Mostrar Abstract
-
Teaching constitutes a complex and multifaceted activity. The subject of research in various areas of knowledge, investigations into teacher education seek, among other things, to analyze the essential knowledge for the practice of this professional, such as curricular knowledge, pedagogical knowledge, or experiential knowledge. However, in the context of teacher education in Physics, the object of study of this thesis, aspects such as communication (verbal and non-verbal) and socio-affectivity among the participants in educational practice rarely gain prominence, often appearing as costumes or scenarios that might go unnoticed by undergraduates and teacher educators themselves. In this sense, we reflect on educating and acting, (re)connecting Physics with the Humanities and seeking to (re)think teacher education in Physics. Thus, this thesis argues that teachers and actors have common professional pillars, and that recognition of this approximation can foster the training of Physics teachers from a more socio-affective, dialogical and humanistic perspective. To this end, a theoretical construct was developed based mainly on Freire's notion of dialogic education, as well as aspects regarding the forms of social interaction, the agents involved, the materials that guide the activity and the spaces of action. Furthermore, the Theater Games designed by Viola Spolin were discussed as a potential theatrical methodology for the development of these elements in the context of teaching practice. In order to support current discussions on teacher training in Physics, in the context of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), an investigation was also developed on Social Representations (RS) and the conceptions of university Physics and Theater professors on teaching knowledge and possible relationships with socio-affective and communicative aspects. In general terms, it is noted that the undergraduate students interviewed present apparently contradictory RS regarding their training needs and what is considered good teaching practices. Regarding training needs, the RS indicate an overvaluation of the curricular contents of mathematics (in greater number) and physics, in line with what was expected. On the other hand, the RS regarding good teaching practice is strongly linked to the concept of didactics and the profile of an understanding, empathetic and patient teacher. This result indicates the necessity to (re)think the curricular, social, political and local influences that may interfere in the RS, as well as in the training and performance of future teachers. Therefore, it is expected to join efforts to contribute with reflections on the reformulation of the Physics Degree curriculum towards a more humanistic perspective, which considers communicative and socio-affective aspects.
|
|