Banca de QUALIFICAÇÃO: NATÁLIA NOELMA ANTUNES DE LIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATÁLIA NOELMA ANTUNES DE LIRA
DATA : 08/04/2024
LOCAL: https://meet.google.com/cge-eyim-vvg

EDUCAR E ATUAR: correlações para (re)pensar a formação docente em física

Formação Docente; Física; Teatralidade; Comunicação; Saberes Docentes.

A docência constitui uma atividade complexa e multifacetada. Objeto de pesquisa em várias áreas do conhecimento, as investigações acerca da formação docente buscam, dentre outras coisas, analisar os saberes essenciais à prática desse profissional, como o saber curricular, o pedagógico ou o experiencial. Todavia, no contexto da formação de docentes em Física, objeto de estudo desta tese, aspectos como a comunicação (verbal e não verbal) e a socioafetividade entre os sujeitos participantes da prática educacional raramente ganham papel de destaque, em geral, surgem como figurinos ou cenários que podem passar despercebidos pelos licenciandos e pelos próprios docentes formadores. Nesse sentido, tecemos algumas reflexões sobre o educar e o atuar, (re)aproximando a Física das Humanidades e buscando (re)pensar a formação de docentes em Física. Assim, busca-se evidenciar noções da teatralidade que estejam intimamente presentes no trabalho docente, muito embora escassos ou ausentes no processo de formação desse profissional. Para isso, foi desenvolvido um construto teórico partindo, principalmente, da noção freiriana de educação dialógica. Ademais, com o intuito de embasar discussões atuais sobre a formação docente em Física, no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi desenvolvida uma investigação acerca das Representações Sociais (RS) de licenciandos sobre saberes docentes e possíveis relações com aspectos socioafetivos e comunicativos. Em linhas gerais, nota-se que o grupo investigado apresenta RS aparentemente contraditórias quanto as suas necessidades formativas e ao que se considera boas práticas docentes. No que tange às necessidades formativas, as RS indicam uma supervalorização dos conteúdos curriculares de matemática (em maior número) e física, consoante esperado. Por outro lado, as RS quanto à boa prática docente se vinculam fortemente ao conceito de didática e ao perfil de professor compreensivo, empático e paciente. Esse resultado indica a necessidade de (re)pensar as influências curriculares, sociais, políticas e locais que podem interferir nas RS, bem como na formação e atuação dos futuros professores. Espera-se, enquanto perspectivas futuras, dar continuidade a investigação das RS, através de realização de entrevistas com o mesmo grupo, além da aplicação de questionários a professores universitários da mesma licenciatura e atores potiguares. Pretende-se, em síntese, desenvolver aprofundamento teórico para (re)pensar a formação docente em Física a partir dos resultados obtidos.

Presidente - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Externa ao Programa - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE - UFRNExterno ao Programa - 1149574 - JEFFERSON FERNANDES ALVES - UFRNExterno à Instituição - MAXWELL ROGER DA PURIFICAÇÃO SIQUEIRA
Notícia cadastrada em: 01/03/2024 18:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao