Banca de QUALIFICAÇÃO: LUTEMBERG LIMA DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUTEMBERG LIMA DE MEDEIROS
DATA : 21/12/2023
LOCAL: A definir

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: UMA MATRIZ TEÓRICA PARA AVALIAÇÃO DAS ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA

Alfabetização científica e tecnológica, Ensino de ciências, Avaliação, Matriz teórica

A atual conjuntura sociopolítica da humanidade ocasiona um imersão em tensões climáticas, humanitárias, ambientais e sanitárias cada vez mais amplificadas, abarcando ainda, em crescimento preocupante, uma atmosfera negacionista e conspiratória, que se alimenta de levantes sistemáticos de manipulação de dados e informações com finalidades diversas, relativizando as noções de verdade e objetividade e promovendo uma desconfiança generalizada sobre os fatos e um descrédito em relação à Ciência. No contexto da educação científica, defendemos o reconhecimento da atividade científico-tecnológica como prática social, evidenciando suas normas e valores correlatas e como estão sendo mobilizadas dentro da comunidade científica (Valladares, 2021; Sasseron; Silva, 2021). Portanto, expor o caráter social da atividade tecnocientífica parece ser condição indispensável para a formação da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) dos estudantes, engajando-os sociotecnocientificamente, com valores que subsidiem a transformação social de seu entorno. Nessa tese de doutoramento objetivamos propor uma matriz teórica que possibilite a caracterização das propostas e concepções de ACT presentes nas investigações em Educação em Ciências no contexto brasileiro.  No caminho metodológico adotado, edificamos uma ferramenta teórico-metodológica baseada nos níveis da matriz paradigmática de Sanchez-Gamboa (2012), nos inspirando nas jornadas investigativas de Strieder (2012) e Lopes (2015). O trabalho de investigação compreende dois encaminhamentos complementares: um de base empírica e o outro de aproximação teórica. De base empírica, buscamos validar a matriz paradigmática através de um levantamento bibliográfico, pelo qual se buscou determinar, através de elementos da Análise Textual Discursiva (ATD), se os níveis componentes concebidos da matriz proposta efetivamente auxiliam na diferenciação, reconhecimento e sistematização das diversas abordagens promotoras de ACT Tipos I, II e III, circunscritas no contexto do Ensino de Ciências. Paralelamente, do ponto de vista teórico, o aprofundamento de referenciais teóricos subsidiou a identificação de parâmetros relevantes para a constituição da matriz de referência específica a pormenorização das abordagens em ACT. Os resultados parciais, os quais emergem da validação das concepções de cidadania (ontológico), sinalizam que a discussão realizada sugere que essa matriz tem a capacidade de ser aplicada na identificação e mapeamento das diversas abordagens de cidadania presentes no contexto do Ensino de Ciências no Brasil. Posteriormente, outros níveis paradigmáticos se sujeitarão ao processo de validação.

Presidente - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Interna - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA