Banca de DEFESA: FELLIPE ALBANO MELO DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELLIPE ALBANO MELO DO NASCIMENTO
DATA : 23/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de atividades didáticas do Parque das Ciências/Museu Câmara Cascudo
TÍTULO:

ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS E A MOTIVAÇÃO EM APRENDER: IMPLICAÇÕES 1 PARA O

ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

atividades práticas-experimentais; teorias de aprendizagem; motivação;
ensino fundamental; anos iniciais.


PÁGINAS: 166
RESUMO:

As Atividades Práticas Experimentais (APE) são uma estratégia complementar ao ensino de
Ciências que integra teoria e prática desde a educação infantil. Elas estimulam o
desenvolvimento de habilidades cognitivas, como observação, argumentação e manuseio de
instrumentos de laboratório, bem como habilidades cognitivo-linguísticas, como classificação
e registro de atividades experimentais. Grupos pequenos de discussão favorecem a produção
produtiva e o respeito às ideias diferentes. No entanto, a falta de suporte e infraestrutura,
como espaço e materiais específicos de laboratórios, prejudica a implementação da APE. Os
professores valorizam seu caráter motivacional, mas a motivação dos estudantes para realizar
essas atividades são variadas. As APE apoiam o desenvolvimento do pensamento científico,
estratégico e criativo, além de favorecer a autonomia e a criticidade dos estudantes. Para
promover a motivação na APE, é crucial compreender teorias de aprendizagem, como a
Teoria da Autodeterminação, que destaca a importância da motivação intrínseca e extrínseca.
As teorias Histórico-Cultural e da Atividade defendem que atividades problematizadoras e de
interesse dos estudantes os motivam para aprender. O estudo busca desvelar como a APE é
desenvolvida por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola
particular em Natal/RN e como destacado para a aplicação dos estudantes em Ciências. A
pesquisa é quantitativa e qualitativa, exploratória, descritiva e analítica. Envolveu professores
e estudantes, com etapas de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com questionários,
escalas de avaliação de avaliação e entrevistas. Os resultados mostraram que as professoras
abordaram a APE de diferentes maneiras, algumas com atividades investigativas e outras
seguindo manuais e livros didáticos. A formação em Pedagogia muitas vezes não oferece
preparação adequada, priorizando a dimensão teórica. Uma pesquisa bibliográfica indicou que
abordagens investigativas na Educação Básica aumentam a motivação dos estudantes e
desenvolvem habilidades importantes. A Teoria da Autodeterminação e outras teorias
sugerem que a motivação dos estudantes para a APE está ligada ao atendimento de
necessidades psicológicas básicas, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento
metacognitivo. Os estudantes demonstraram motivação crescente para participar da APE ao
longo dos anos, inspirados pelos professores, bem como foi evidenciado que essa motivação
estava mais próxima da motivação intrínseca, distanciando a motivação da necessidade de
reforços positivos e negativos


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Externo à Instituição - GUTEMBERG DE CASTRO PRAXEDES - UERN
Externa à Instituição - LIÉDJA LIRA DA SILVA CUNHA
Externa à Instituição - MARIA DA GLORIA FERNANDES DO NASCIMENTO ALBINO - IFRN
Externa à Instituição - ROZICLEIDE BEZERRA DE CARVALHO - IFESP
Notícia cadastrada em: 08/11/2023 15:52
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