Banca de DEFESA: JULIANNE GABRIELLE TAVARES DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANNE GABRIELLE TAVARES DE MEDEIROS
DATA : 07/12/2023
HORA: 13:30
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

UM MODELO DE CIÊNCIA ESCOLAR E AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE GALPERIN: A AÇÃO DE ENSINAR COM BASE NA ARGUMENTAÇÃO-EXPLICAÇÃO CIENTIFICA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES


PALAVRAS-CHAVES:

Argumentação; Argumentação Científica Escolar; Formação de Professores; Ensino de Ciências; Teoria de Galperin.


PÁGINAS: 170
RESUMO:

A necessidade da preparação docente para planejar e implementar atividades que fomentem o ensino da argumentação em aulas de ciências, integra os tópicos abordados na literatura em estudos que vêm sendo desenvolvidos em vários países. Tendo em vista a centralidade desta habilidade no âmbito escolar, defendemos como fundamental a sua inserção em sala de aula, e portanto, como uma competência docente a ser formada. Esta investigação se caracteriza como um estudo teórico, que se estabelece no movimento de aliar um modelo de ensino a uma base psicológica, com o intuito de subsidiar discussões a respeito de avanços no campo da formação de professores de Ciências. Com isso, a fim de oferecer aportes teóricos direcionados a um ensino fundamentado no modelo de argumentação científica escolar de Adúriz-Bravo (2012), propomos uma base orientadora apoiada em elementos da teoria por etapas das ações mentais e dos conceitos de P. Ya. Galperín. O processo de desenvolvimento da pesquisa envolveu o aprofundamento e estabelecimento de relações dos referenciais teóricos, tendo como premissa a coerência epistemologia mantida entre eles, além das etapas de validação bibliográfica e com especialistas membros do Grupo de Pesquisa Argumentação e Ensino de Ciências – ArgEC/UFRN e do Grupo de Pesquisa em de Epistemologia, História e Didática das Ciências Naturais – GEHyD/UBA. Dessa maneira, os resultados se referem a uma base orientadora que se expressa no sentido da produção do conhecimento. Logo, concluímos que esta tese reúne apontamentos fundamentais ao campo de formação de professores de Ciências, especificamente no apoio ao desenvolvimento de habilidades necessárias à profissionalização e atuação docente na perspectiva da promoção de uma educação científica de qualidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANDREA FERNANDA REVEL CHION - UBA
Externa à Instituição - LÍVIA CRISTINA DOS SANTOS SILVA - IFRN
Presidente - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externa à Instituição - MIDIÃ MEDEIROS MONTEIRO - UFERSA
Interna - ***.060.606-** - SILVANIA SOUSA DO NASCIMENTO - UFMG
Notícia cadastrada em: 01/11/2023 18:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao