Banca de QUALIFICAÇÃO: AGAMENON HENRIQUE DE CARVALHO TAVARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AGAMENON HENRIQUE DE CARVALHO TAVARES
DATA : 15/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Meet
TÍTULO:

A ORIENTAÇÃO DA AÇÃO QUE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA DESENVOLVE PARA ELABORAR SITUAÇÕES-PROBLÉMICAS COM BASE EM CONTRADIÇÕES DIALÉTICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Problémico; Teoria de Majmutov; Base Orientadora da Ação; Teoria de Galperin; Elaboração de situações-problémicas


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O constante desenvolvimento de estudos e a dinâmica própria da Educação, como área de pesquisa e de prática profissional, conduz a variadas possibilidades de abordagem para o ensino de matemática. Frente a essa perspectiva, defende-se que a matemática contribui com o desenvolvimento do sujeito e o exercício da cidadania, ao desenvolver e explicar estratégias que estímulam o raciocínio, a criatividade e a autonomia, com trabalho coletivo, pela resolução de situações problemas. O objetivo geral assumido é de estudar o desenvolvimento da formação da orientação para a ação de elaborar situações-problémicas baseadas em contradições dialéticas na matemática, a partir da análise de um Experimento Formativo com base na Teoria da Formação Planejada por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos, de P. Ya. Galperin, e no enfoque do Ensino Problémico. Tomando, portanto, como foco deste trabalho, a formação de professores, desenvolve-se uma pesquisa que permita a melhor compreensão possível sobre a importância da resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem de matemática, sendo estratégia didática que estimula a assimilação de conceitos e o pensamento científico do sujeito, adotando referenciais do Enfoque Histórico-Cultural (EHC). Com foco na formação de professores, para trabalhar na Teoria de Mirza Ismailovich Majmutov (1926 – 2008), professor e pesquisador russo, aborda-se a relevância do domínio desse conhecimento, que é ensinar o aluno a resolver problemas, a pensar e saber o objetivo desse pensamento como atividade humana, por parte do docente, que deve compreender a importância de seu estudante desenvolver-se intelectual e emocionalmente ao resolver problemas, como parte do pensamento matemático e científico, a partir do EHC. Considera-se, neste trabalho, que um problema surge em uma situação que incentive o envolvimento do estudante, motivado por perceber que é necessário refletir e organizar o pensamento, buscando seus interesses cognoscitivos e afetivos, desenvolvendo métodos, e habilidades, por conseguinte, seu conhecimento, para alcançar o que indica como objetivo na busca empreendida, em superação a estratégias que considerem o estudante em posição de maior passividade, apenas recebendo o que deve aprender do professor, este em posição mais ativa, trazendo verdades acabadas, sem muita conexão com a vivência real do estudante. Abordam-se as contradições dialéticas dentro de uma ambivalência entre o fazer docente e sua profissionalização, que leva a uma busca pela organização do trabalho autônomo do professor, com controle sobre suas atividades, mas com certa perda de individualidade, pela própria submissão ao grupo profissional, impondo cobranças e prestações de contas no espaço escolar, assim como na ambiguidade entre o profissionalismo e a identidade profissional docente. Dividido em nove capítulos, o trabalho apresenta uma introdução com justificativas e objetivos, uma análise do momento atual das pesquisas sobre a temática e o Estado da Questão, uma fundamentação teórica para a Teoria da Formação Planejada por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos, com suas categorias estruturantes e com uma seção dedicada à Orientação da Ação, uma fundamentação teórica para o Ensino Problémico, suas categorias e discussão sobre a articulação com a Teoria de Galperin, um capítulo dedicado à metodologia, com foco no Experimento formativo, uma discussão sobre os resultados, além de um capítulo com considerações adicionais, cronograma, referências e apêndices. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Externo à Instituição - HÉCTOR JOSÉ GARCÍA MENDOZA
Presidente - 2298026 - ISAURO BELTRAN NUNEZ
Notícia cadastrada em: 23/08/2023 10:14
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