Banca de QUALIFICAÇÃO: ANILDO SOARES FLÔR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANILDO SOARES FLÔR
DATA : 30/08/2023
LOCAL: https://meet.google.com/zph-kkpf-jwr

Narrativas de professores de matemática da educação de jovens e adultos no Rio Grande do Norte (2020 – 2023): um olhar para o cenário pandêmico

Matemática. História. Saberes e Práticas. EJA no Rio Grande do Norte.

A presente pesquisa se insere no campo da história e historiografia do ensino de Matemática, mais especificamente relacionada à História da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado de Rio Grande do Norte (RN). Realizou-se uma historiografia, a partir da memória de dezesseis professores de Matemática da EJA, observando seus saberes e práticas. Nossa questão de pesquisa é: Como ocorreu o ensino de Matemática nas escolas de EJA do RN no período entre 2020 e 2023?. O objetivo geral da pesquisa é registrar uma história sobre o ensino de Matemática na EJA do RN (2020-2023), e os objetivos específicos são: (1) Observar as possíveis particularidades e os desafios do cotidiano da EJA do RN no ensino de Matemática; (2) Identificar as práticas do professor que ensina Matemática na EJA do RN durante e depois do isolamento social, diante da pandemia da Covid-19; (3) Verificar possíveis desafios do uso das tecnologias, durante o período de aulas remotas e depois desse isolamentoA pesquisa teve uma abordagem qualitativa, com a intenção de observar detalhadamente as diferentes variáveis envolvidas, principalmente àquelas responsáveis por determinados efeitos. Os documentos insititucionais foram as nossas fontes, entre eles, os adquiridos na Secretaria de Estado de Educação do RN, que norteiam as políticas para a EJA. Também usamos das fontes orais que foram depoimentos dos professores que trabalham com essa modalidade de ensino na referida rede. Esses depoimentos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores que se dispuseram a colaborar com esta pesquisa. Diante do que foi exposto, a tese é, de que, para os professores de Matemática da EJA no RN, a compreensão da (trans)formação de si mesmos e de suas práticas docentes aconteceu de forma gradual durante a pandemia do Covid 19 à medida que eles (re)adquiriam conhecimentos tecnológicos para as aulas remotas e refletiam sobre como ensinar e o como ajudar o aluno a aprender. Como resultados apontamos que os professores de matemática da Educação de Jovens e Adultos aprimoraram seus conhecimentos na utilização dos recursos tecnológicos durante o período de aulas remotas. Esse aprendizado foi necessário em virtude da ausência de uma organização prévia para o início dessas atividades à distância. Em síntese, apesar dos desafios enfrentados no início das aulas remotas na EJA, os professores de matemática conseguiram se adaptar às novas condições e aprimorar seus conhecimentos na utilização dos recursos tecnológicos.

Presidente - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Interna - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Externa ao Programa - 2527364 - MARTA FIGUEREDO DOS ANJOS - UFRNExterna à Instituição - ANDRÉIA DALCIN - UFRGS
Externo à Instituição - SÉRGIO CÂNDIDO DE GOUVEIA NETO - UNIR