Banca de QUALIFICAÇÃO: LUTEMBERG LIMA DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUTEMBERG LIMA DE MEDEIROS
DATA : 25/08/2023
LOCAL: Sala 51 do CCET

Alfabetização Científica e Tecnológica: a rubrica de avaliação formativa como ferramenta teórico-metodológica para o Ensino de Ciências

Avaliação em Ciências, Alfabetização Científica e Tecnológica, Rubricas de avaliação formativa, Educação Básica

A presente tese de doutorado tem como propósito está situada no âmbito da Avaliação da Didática das Ciências, mais especificamente, nas ferramentas usadas na avaliação da Alfabetização Científica e Tecnológica no contexto da da Educação Básica, direcionando-se às séries finais do Ensino Fundamental. Desse preambulo, afloram da literatura muitas inquietações e questões não consensuais acerca daquilo que se pensa para um estudante alfabetizado científica e tecnologicamente, atravessando a polissemia das terminologias conceituais do campo, bem como nas estratégias que possam fundamentar as ações didático pedagógicas em sala de uma e, por conseguinte, em como avaliá-las – identificar se alfabetização de fato está ocorrendo. Isto posto, denotamos que este estudo, sustentado por uma abordagem metodológica qualitativa, objetiva desenvolver uma ferramenta teórico-metodológica (uma rubrica de avaliação formativa) para construir e avaliar indicadores de alfabetização científica e tecnológica para a educação em Ciências da Natureza, conforme o nível de ensino supracitado.  Parcialmente aplicados, esse trabalho abarca como instrumentos de coleta de dados entrevistas, questionários, análise de documentos curriculares e registros em vídeo das práticas pedagógicas. Essa diversificação visa proporcionar uma triangulação dos dados, possibilitando uma análise mais abrangente e robusta dos fenômenos em estudo. Os resultados parciais disponíveis até o momento centraram-se na pesquisa documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte, em que se verificou um alinhamento do conceito de alfabetização aos auspícios do ensino por competências, o que pode dificultar o processo de alfabetizar cientifica e tecnologicamente a comunidade estudantil, uma vez que traz consigo marcantes vieses ideológicos. Ambos os documentos direcionam mecanismos para a implementação do alfabetismo científico, porém a análise revelou um desequilíbrio entre o ‘saber’ e o ‘saber-fazer’, cuja abordagem dos conceitos científicos é preterida à aos aspectos de formação mais técnica. As próximas etapas serão muito importantes para compreendermos a presença desses desafios e lacunas no ambiente das escolas, almejando potencializar a alfabetização científica e tecnológica dos estudantes através das rubricas de avaliação formativas.

Presidente - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Interna - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA