Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO LUIZ DA SILVA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEANDRO LUIZ DA SILVA PEREIRA
DATA : 23/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet (Online)
TÍTULO:

A INVESTIGAÇÃO DOS TERREMOTOS DOS ANOS DE 1980 EM JOÃO CÂMARA/RN: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO EPISTEMOLÓGICA À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO


PALAVRAS-CHAVES:

Terremotos; João Câmara/RN; Problema sociocientífico; TAD; Praxeologia; Formação docente; Ensino de Ciências.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Os terremotos de João Câmara/RN são vistos como um inimigo oculto pela população local, principalmente após a grande sequência de eventos registrados na década de 1980. Em esforço conjunto de diversas instituições e pesquisadores, chegou-se a Falha Sísmica de Samambaia (FSS), tornando-a também um episódio cientifico da história da ciência regional nesse período. Todavia, no âmbito da educação básica e superior e em temas que tocam a sismologia, os elementos históricos e epistemológicos que permeiam esse episódio não são plenamente (re)conhecidos e abordados, negligenciando, assim, a concepção de Ciência como prática social coletiva e em constante transformação, bem como a possibilidade de um ensino da sismologia epistemologicamente contextualizado. Portanto, esta tese busca, essencialmente, subsidiar o desenvolvimento de unidades de ensino contextualizadas, organizando os constituintes praxeológicos da atividade científica a partir do contexto histórico-epistemológico em epígrafe. Para isso, por meio da intertextualidade e da pesquisa do tipo qualitativa, buscou-se compreender os conhecimentos produzidos sobre os terremotos de João Câmara/RN valendo-se de fontes primárias e secundárias oriundas de trabalhos acadêmicos, acervos de jornais impressos, consultas a pesquisadores. Paralelamente, utilizou-se a Teoria Antropológica do Didático (TAD) para formular e melhor compreender os elementos constituintes da Organização Praxeológica de Referência (OPR), mais precisamente, da atividade científica dos pesquisadores em Sismologia sobre o caso em questão. Nesse enfoque, não se optou por trabalhar com episódios famosos da História da Ciência, ou seja, o debate foi direcionado à produção de conhecimentos pautados na dimensão contextual da prática social dos geofísicos, cujos os atributos, colhidos das narrativas históricas, foram sistematizados na forma de uma OPR de nível regional, em termos de tarefas, técnicas, tecnologias e teoria, dando origem às discussões epistemológicas relativas à sua funcionalidade didática. Em linhas gerais, os resultados apontam que a compreensão da OPR resultante dos estudos históricos e epistemológicos empreendidos nesta tese possui rico potencial para o desenvolvimento de propostas didáticas envolvendo esse episódio e seus aspectos relativos à Natureza da Ciência. A pesquisa culmina discutindo a potencialidade dos subsídios teóricos da TAD associados ao estudo da OPR, ponderando as condições didático-epistemológicas para a elaboração de unidades de ensino contextualizadas em realidades sociocientíficas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Interna - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externo à Instituição - EHRICK EDUARDO MARTINS MELZER - UFPR
Notícia cadastrada em: 07/08/2023 19:50
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