Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA GOMES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELA GOMES DA SILVA
DATA : 13/09/2023
LOCAL: Via remota plataforma Youtube ArgEC

CRITÉRIOS DE CONFIABILIDADE DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UMA FERRAMENTA PARA FOMENTAR O PENSAMENTO CRÍTICO

Pensamento Crítico; Desenho de atividades; Formação de professores; Ensino de Ciências; Argumentação.

Os estudos sobre o Pensamento Crítico (PC) no ensino de Ciências buscam promover uma abordagem reflexiva e analítica na aprendizagem científica. Ao explorar habilidades como análise, interpretação, argumentação, julgamento, criatividade e metacognição, essas pesquisas investigam maneiras de ensinar, promover e aplicar o PC em diferentes contextos educacionais e na vida cotidiana. Nesta pesquisa, nos concentramos na elaboração de critérios para avaliar a confiabilidade das fontes de informação, por meio de atividades que incentivam os alunos a desenvolverem seus próprios critérios de avaliação, sugerindo destacar a importância de capacitar os estudantes para analisar e discernir informações de forma objetiva e embasada. Realizamos uma aplicação piloto em um projeto mais amplo sobre o desenvolvimento do PC em duas turmas do ensino superior no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Dividimos as atividades em cinco etapas e as aplicamos experimentalmente. Após analisar os resultados da aplicação piloto, identificamos algumas limitações e propusemos modificações para aprimorar as atividades. Os resultados obtidos foram analisados em duas partes.  Na primeira parte da análise, identificamos as limitações, observamos desafios na compreensão dos conceitos, identificação de informações relevantes nos textos e conexão entre as partes das atividades e propusemos modificações para melhorar as atividades. Na segunda parte, focamos na avaliação dos dados coletados nas atividades 4 e 5, especialmente em relação à confiabilidade das fontes. Constatamos que 60% dos alunos consideraram os hábitos como critério para determinar a confiabilidade de uma fonte. Alguns grupos também valorizaram a presença de dados e autoridade, sem considerar o contexto. Outros se basearam apenas em costumes comuns ou frequentes. Nossa pesquisa ainda está em andamento, e planejamos aplicar uma segunda proposta de atividades. Até o momento, nossos resultados preliminares indicam que nossa tese, que defende a importância de construir atividades que permitam aos professores ensinar o PC usando critérios para avaliar a confiabilidade das fontes de informação, está em consonância com os dados coletados e os objetivos estabelecidos. Nossas conclusões preliminares indicam a relevância desse estudo, fortalecendo a importância do desenvolvimento do PC no ensino de Ciências e seu impacto na formação dos alunos.

Presidente - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externo à Instituição - RUI MARQUES VIEIRA - UA
Externa à Instituição - ANDREA FERNANDA REVEL CHION - UBA
Notícia cadastrada em: 04/08/2023 19:16