Banca de DEFESA: MARIA JUCIMEIRE DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA JUCIMEIRE DOS SANTOS
DATA : 05/09/2023
LOCAL: a definir

A FORMAÇÃO PARA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CERES UFRN

Programa Residência Pedagógica. Formação de Professores que Ensinam Matemática. Teoria da Atividade.

Esse trabalho é produto de uma pesquisa desenvolvida no curso de doutorado no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, sobre o processo de formação docente no Programa Residência Pedagógica (PRP). A investigação foi desenvolvida na segunda fase do PRP, com integrantes do Núcleo de Matemática, no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com o objetivo de investigar o processo de formação docente no Programa Residência Pedagógica de matemática do CERES/Caicó. Os participantes dessa pesquisa foram: 19 residentes, 3 preceptores, 1 docente orientadora. Para explicar o processo de formação docente assumimos os pressupostos teóricos e metodológicos da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade. Considerando a pesquisa como uma atividade, estabelecemos as seguintes ações investigativas: 1) identificar condições objetivas e subjetivas para o desenvolvimento das ações do núcleo de Matemática do CERES; 2) analisar elementos do processo de organização do ensino dos licenciandos; e 3) identificar aspectos das relações estabelecidas entre os sujeitos no processo formativo. A apreensão do fenômeno ocorreu entre julho e dezembro de 2021, com a imersão da pesquisadora no contexto da pesquisa, acompanhando, de forma remota, os encontros do grupo. Foram utilizados os seguintes procedimentos investigativos: observação participante, análise documental, entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários e sessão reflexiva. A análise dos dados foi norteada pela questão: como ocorre o processo de formação docente no Programa Residência Pedagógica de Matemática no CERES/Caicó? Nessa direção, delimitamos a atividade de formação como unidade de análise que se desdobrou em três eixos: condições objetivas e subjetivas; organização do ensino e a intencionalidade; compartilhamento. Diante do exposto, concluímos com a seguinte tese: as condições objetivas e subjetivas de formação docente no Programa Residência Pedagógica de Matemática do CERES/Caicó possibilitam o processo de imersão docente na escola contribuindo para a apropriação de elementos da atividade de ensino, por meio das experiências compartilhadas entre os diferentes sujeitos.

Presidente - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Interna - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externa ao Programa - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA - UFRNExterna ao Programa - 3059280 - HALANA GARCEZ BOROWSKY - UFRNExterna à Instituição - PATRÍCIA IGNÁCIO - FURG
Externa à Instituição - SANDRA APARECIDA FRAGA DA SILVA - IFES