Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVIA FERNANDES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LIVIA FERNANDES DOS SANTOS
DATA : 18/08/2023
LOCAL: Auditorio do CCET

IMAGENS DE DOCENTES QUE ENSINAM EM UMA ESCOLA DA RESEX CHICO MENDES: MOTIVAÇÃO PARA ENSINAR

ser professor; afetividade docente; escolas das resex;

A fundação das escolas, em 1983, na reserva extrativista Chico Mendes no município de Xapuri/AC surge a partir da luta de seringueiros sobre a necessidade de alfabetização da população. Estas escolas rurais apresentam particularidades específicas em função da sua própria constituição sobre o papel da escola. Conhecer o contexto educacional incluindo as práticas docentes, pôde permitir uma aproximação com a realidade local e os sujeitos e, consequentemente, contribuir com a delimitação do nosso objeto: a imagem da docência e a relação com a escola. O lócus da pesquisa foi a escola rural União localizada na comunidade Rio Branco do seringal floresta da Resex Chico Mendes com o objetivo de compreenderimagens da docência que emergem dos discursos e sua relação com a escola. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas para interpretar as experiências de histórias vividas e narradas dos docentes a partir da pesquisa narrativa. Como principais resultados de uma análise ainda em andamento, observamos aspectos relacionados com a imagem que os(as) participantes expressam em seu discurso que revelam sua atuação docente. Identificou-se dificuldades, desafios e obstáculos tais como tempo de deslocamento de docentes e discentes até a escola, a realização de múltiplas funções para além do ensino que vão desde a limpeza e preparação da merenda entre outros ainda em análise para este exame de qualificação. Por outro lado, há preocupação e uma relação afetiva com a profissão, com o futuro dos discentes e a comunidade. A partir dos dados analisamos dois grandes grupos de imagens: uma relacionada a afetividade e outro com a precarização do trabalho docente. Entendemos que a relação de pertencimento e afetividade são características que se manifestam no fazer docente aliada a dedicação para preparar aulas e ensinar conteúdos mesmo diante das dificuldades vivenciadas.

Presidente - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externo à Instituição - ALINE ANDRÉIA NICOLLI - UFAC