Banca de QUALIFICAÇÃO: ELINE COSTA DE LIMA

DISCENTE : ELINE COSTA DE LIMA
DATA : 17/08/2023
LOCAL: Auditório do CCET

MODIFICAM OS ARGUMENTOS A PARTIR DOS CONTRA-ARGUMENTOS? O CASO DO JÚRI SIMULADO SOBRE O MARCO LEGAL DO SANEAMENTO

Estratégia didática; Argumentação dialética; Novo Marco Legal de Saneamento básico.

Diversos autores das Didáticas das Ciências abordam as potencialidades da argumentação para a educação científica e defendem o uso de práticas educativas que favoreçam o desenvolvimento de habilidades argumentativas. As situações de debate são apontadas por diversos autores como importantes práticas argumentativas para o ensino, principalmente na argumentação dialética. Uma estratégia didática capaz de fomentar o debate é o júri simulado (ou julgamento simulado), um caso particular de role-play game que visa a discussão sobre um tema polêmico. Todavia, há poucos trabalhos na literatura que abordem as relações entre o júri simulado no Ensino de Ciências e a argumentação. Levando-se isso em consideração, esse trabalho propõe um estudo de caso sobre a estratégia do júri simulado fundamentada na perspectiva dialética da argumentação. Nosso objetivo geral é analisar movimento de construção de argumentos, contra-argumentos e respostas, elementos da argumentação dialética, em um contexto de ensino controverso. Como tema polêmico, foi escolhido o Novo Marco Legal de Saneamento Básico, Lei n°14.026, pelas controversas envolvidas em sua aprovação e implementação. Para alcançar o objetivo proposto, foram desenvolvidas atividades fundamentadas na perspectiva dialética organizadas nas etapas de preparação, realização e avaliação do júri simulado. As atividades foram aplicadas em cinco encontros nas reuniões formativas dos participantes do Programa de Residência Pedagógica – Subprojeto Química da UFRN (CAAE - Certificado de Apresentação de Apreciação Ética 57847622.4.0000.5537). A coleta de dados foi feita por meio de gravações de áudio dos encontros, além dos materiais escritos produzidos pelos estudantes nas três etapas (questionários, roteiros orientados, fichas de avaliação e diário de campo). Os dados foram analisados por meio de uma ferramenta analítica com base em elementos do bakthinianos. Como resultados prévios, destaca-se a potencialidade do júri simulado em possibilitar os processos de revisão de perspectivas, construção e reconstrução de conhecimentos, pressupostos da argumentação dialética, desde o seu processo de preparação até sua realização de fato. O júri, como um tipo específico de role -play game, proporciona a seus participantes a interpretação de papéis e a chance de experimentar opiniões variadas. A priori, isso nos aponta que o júri simulado é uma atividade discursiva que, aliada a perspectiva dialética da argumentação, tem potenciais argumentativos, epistêmicos e cognitivos, mas ainda é necessário um aprofundamento maior nos dados.

Interna - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externa à Instituição - MAYARA LARRYS GOMES DE ASSIS NOGUEIRA - UFPA