Banca de DEFESA: KALINE MARTINS ARAÚJO

DISCENTE : KALINE MARTINS ARAÚJO
DATA : 17/07/2023
LOCAL: https://meet.google.com/off-tqje-oty

Uma História do Curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (EECNM) do IFRN - Campus Macau – Na perspectiva do Ensino de Matemática

EECNM, Macau, IFRN, Especialização, Matemática.

Esta pesquisa apresenta as contribuições e as possíveis limitações do curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (EECNM), do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Macau – Rio Grande do Norte (RN), na perspectiva do ensino de Matemática. Está centrada no estudo da História do Tempo Presente (HTP), alicerçada teoricamente pelas obras de Dosse (2017), Lohn e Campos (2017), Cavalcanti (2019) entre outros autores. Amparada por Valente (2017) e Garnica e Souza (2012), que estudam a História da Educação Matemática (HEM), justifica-se pela contribuição à formação continuada de professores de Matemática e, principalmente, ao ensino dessa disciplina na cidade de Macau/RN e região. Assim, questiona: quais foram as contribuições e/ou limitações (se é que existiram) que a EECNM proporcionou à formação continuada de professores de Matemática e ao ensino da Matemática?. Objetiva, portanto, investigar as contribuições e/ou limitações da Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática na perspectiva do ensino de Matemática. Nesse campo investigativo, lança mão de fontes escritas - documentos acadêmicos de estudantes encontrados no IFRN e do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da EECNM -, além de fontes orais - narrativas de memórias de egressos, professores da instituição e também de Matemática da região - coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Para tanto, recorre aos pressupostos de autores que discutem a pesquisa qualitativa como Stake (2011), Bogdan e Biklen (1994), Gil (2008) e (2010) e Cellard (2008), combinando procedimentos metodológicos distintos para a análise dos dados, fazendo com eles uma triangulação com a intenção de obter alguns resultados. Ao fim dessa investigação, observa que a EECNM contribui positivamente com a prática didática e a carreira acadêmica dos egressos, proporcionando, inclusive, conhecimentos inerentes ao seu desenvolvimento intrapessoal. Contribui também para o desenvolvimento da produção científica no ensino de Matemática na cidade de Macau e região. No que se refere às limitações, esta pesquisa apontou o aspecto da regulamentação do curso, pois o ordenamento curricular em que as disciplinas são oferecidas e as regras para a seleção dos alunos da especialização criam entraves no processo seletivo. Outro fator limitante observado foi a pequena procura por essa especialização nos últimos editais de seleção. Portanto, este trabalho compreende um importante registro das contribuições e limitações da EECNM do IFRN, campus Macau, em relação à formação continuada de professores de Matemática, na perspectiva do ensino de Matemática, da cidade de Macau e região, desde sua implantação até a atualidade (ano de 2023). Mostra uma compreensão mais abrangente de sua representatividade na região central potiguar para a Educação Matemática brasileira.

Presidente - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Interno - 3147364 - ADRIEL GONCALVES OLIVEIRA
Externa à Instituição - CRISTIANE TALITA GROMANN DE GOUVEIA - UNIR
Externa à Instituição - ELMHA COELHO MARTINS MOURA - UNILAB