Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCILENE CORREIA RAMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCILENE CORREIA RAMOS
DATA : 30/08/2023
LOCAL: Auditório do CCET

Mapas conceituais na avaliação da aprendizagem conceitual sobre a natureza corpuscular da matéria no ensino médio

mapas conceituais; aprendizagem conceitual; avaliação.

As propriedades macroscópicas de substâncias sólidas moleculares, covalentes, iônicas e metálicas podem ser explicadas a partir do seu comportamento em nível estrutural, isto é, sua compreensão requer do e da estudante alguma articulação sobre o poder explicativo do domínio submicroscópico do conhecimento químico.  No entanto, a natureza corpuscular da matéria é o núcleo conceitual da disciplina química que os estudantes relatam maior dificuldade. Avaliar a aprendizagem em química requer a implementação de instrumentos avaliativos que incentivem explicitamente os estudantes a revelar sua rede de conceitos interrelacionados em torno de conceitos centrais, ao que denominamos de estrutura de conhecimento. Como uma alternativa viável de instrumento avaliativo que permita atender ao desenvolvimento de destrezas cognitivas diversas e não se conformar apenas com a repetição memorística da informação por parte do estudante e que possam ser usados para se obter uma visualização da organização conceitual que o aprendiz atribui a um dado conhecimento destaca-se a utilização dos mapas conceituais. Por definição, os mapas conceituais são ferramentas gráficas para organização e representação do conhecimento proposicional. São organizadores gráficos – usam esquematicamente símbolos visuais para representar o conhecimento – podendo ser empregados tanto para fins de ensino, quanto de aprendizagem e avaliação de conceitos científicos. Nesta tese, é investigado o processo de aprendizagem de estudantes iniciantes de Química no ensino médio, cursando a disciplina Química I, no contexto social/geográfico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/campus Lajes), por meio da análise comparativa entre mapas conceituais produzidos pelos próprios estudantes em momentos distintos da disciplina, bem como suas respostas a um questionário sobre comportamentos indicadores da aprendizagem. Os dados serão analisados quantitativamente e qualitativamente, buscando identificar diferenças entre os grupos e padrões de comportamento predominantes. Quantitativamente, os mapas conceituais são avaliados de acordo com os critérios de pontuação de precisão total e complexidade do mapa, os quais nos fornecem dados comparativos entre os estudantes, permitindo identificar diferenças no processo de aprendizagem e orientar práticas pedagógicas mais eficazes. Qualitativamente, as respostas ao questionário, a análise da estrutura dos mapas conceituais e o critério de escolha das proposições nos dão indícios acerca das lacunas conceituais específicas e dificuldades na aprendizagem de conceitos fundamentais de química relacionados à compreensão sobre a natureza corpuscular da matéria, assim como padrões comportamentais relacionados à aprendizagem. Com base em tais resultados, propomos estratégias pedagógicas tanto para a implementação de mapas conceituais na avaliação da aprendizagem conceitual, quanto para o ensino da natureza corpuscular da matéria para estudantes iniciantes na disciplina Química no ensino médio.

Presidente - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Interno - 2685063 - MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE