Banca de DEFESA: GERSON EUGENIO COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GERSON EUGENIO COSTA
DATA : 28/07/2023
LOCAL: Auditorio do CCET

SABERES DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA SOBRE ASTRONOMIA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO

Saberes da Astronomia. Professor de Matemática. Teoria da Objetivação. Educação Matemática.

O objetivo desta pesquisa é investigar, a partir da Teoria da Objetivação, os parâmetros (conteúdo e forma) de um curso introdutório de Astronomia para o professor de Matemática, assim como analisar possíveis contribuições de tal curso para a formação deste, enquanto docente e indivíduo. A Teoria da Objetivação foi o referencial teórico para direcionar as decisões didáticas e pedagógicas do curso, influenciando na elaboração das atividades e no planejamento das aulas, inclusive, na coleta e análises dos dados. Nesse sentido, realizamos uma investigação com foco na abordagem qualitativa. Procuramos inicialmente, identificar os conceitos essenciais de Astronomia que poderiam ter relevância para professores de Matemática. Com isso, organizamos o curso introdutório de Astronomia utilizando a perspectiva da Teoria da Objetivação. Esse curso foi ministrado presencialmente e direcionado aos professores da rede municipal de Macaíba/RN, entre os dias 7 de abril e 4 de maio de 2022, com cinco encontros e duração de 3h cada. Os participantes foram convidados através de telefonemas e abordagens pessoais. Escolhemos estes professores devido à nossa experiência profissional ter uma grande aproximação com esse público. Decidimos focar o curso nas temáticas relacionadas ao Sistema Solar, aos movimentos dos planetas, estações do ano, sistemas de medidas astronômicas, órbitas e informações sobre cometas e asteroides. Para coleta dos dados, foi realizado o registro em gravações de áudio e vídeo de cada encontro. Na análise dos dados, optamos por seguir a abordagem da análise multimodal. Verificamos a partir dos modos semióticos verbais, gestuais e visuais possíveis contribuições que o curso trouxe para esses professores, ou seja, a Objetivação e Subjetivação dos saberes astronômicos. Como resultado obtido, revelamos a partir das concepções iniciais dos professores de Matemática, indícios da tomada de consciência dos saberes astronômicos por esses docentes. Por fim, evidenciamos a tese de que o desenvolvimento e implementação de um curso em Astronomia, com uma abordagem sociocultural fundamentada na Teoria da Objetivação, pode contribuir de forma significativa para o professor de Matemática da Educação Básica em sua formação como indivíduo e como educador.

Presidente - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Interna - ***.667.318-** - ANA PAULA BISPO DA SILVA - UEPB