Banca de DEFESA: WILLIANNE KELLE TAVARES SILVA

DISCENTE : WILLIANNE KELLE TAVARES SILVA
DATA : 25/11/2022
LOCAL: https://meet.google.com/faj-ivav-jnu

MOVIMENTO ANTIVACINA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: CARACTERIZAÇÃO DE ASPECTOS HISTÓRICOS, SOCIAIS E PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

vacinas, movimento antivacina; ensino de ciências

As vacinas foram fundamentais para o controle e erradicação de epidemias e pandemias na história humana sendo, portanto, indispensáveis à saúde pública e ao bem-estar individual e coletivo. Em contrapartida, a hesitação e movimentos antivacina, tais como os observados na Revolta da Vacina (1904) e no contexto atual da pandemia de Covid-19 influenciam os índices de coberturas vacinais e levantam outras preocupações relativas a aspectos sociais e educacionais. Diante da problemática, este trabalho buscou compreender aspectos do movimento antivacina e suas implicações para o ensino de ciências a partir do exame dialógico de dados da literatura e da percepção de licenciandos de biologia sobre a temática. A consulta à literatura sobre o tema contribuiu para a definição do aporte teórico de aproximação ao objeto de estudo, evidenciando também o caráter multifacetado do problema. A fim de levantar dados empíricos que contribuíssem com as análises foi realizada uma experiência formativa com licenciandos de ciências biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvida em um conjunto de atividades didático-pedagógicas na modalidade de ensino remoto. Os encontros foram gravados e os registros orais e escritos produzidos nas interações discursivas foram transcritos, organizados e analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados sugerem que os licenciandos reconhecem a relevância da imunização, as influências que afetam a decisão vacinal, a atuação do professor e o ambiente escolar. Entretanto, aspectos históricos, epistemológicos e de natureza da ciência relacionados à temática abordada foram menos evidentes na perspectiva de análise dos participantes, destacando a necessidade de se problematizar e dar ênfase a essas questões no ensino e na formação docente, de modo a contribuir para a construção de conhecimentos mais amplos acerca da vacinação e de como decisões mais bem fundamentadas podem ser tomadas sobre o tema.

Presidente - 2685063 - MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
Interna - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Externo à Instituição - CARMEN ROSELAINE DE OLIVEIRA FARIAS - UFRPE
Notícia cadastrada em: 04/11/2022 08:23